Caminhos da Historiografia: História e Ciências Sociais dos anos 40 à atualidade

Organizado por Centros de Investigação de todo o país, com a colaboração da Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril, o ciclo decorrerá entre outubro de 2023 e abril de 2024. Estão previstos sete seminários, com frequência mensal e de acesso livre. As comunicações selecionadas serão posteriormente reunidas num livro.
Esta iniciativa tem como objetivo desenvolver e aprofundar conhecimento sobre as orientações e práticas adotadas pela História e por outras Ciências Sociais e Humanas em Portugal desde os anos 40 do século XX, nomeadamente mobilizando jovens investigadores.

Mais informações: https://www.50anos25abril.pt/noticias/call-for-papers-caminhos-da-historiografia

Seminário 1A história no espaço público. O mundo da edição e dos mass-media; museus e exposições

Coordenadores: Luís Trindade (NOVA FCSH / IN2PAST); Maria João Vaz (CIES-ISCTE)

Local: Biblioteca Nacional (Lisboa)

Data: 18 de outubro de 2023 | 9h30-18h45

Seminário 2: Políticas de ensino e história nas universidades, academias e instituições privadas

Coordenadores: Nuno Estêvão (FCH-UCP); J.P. Avelãs Nunes (CEIS20-FLUC).

Local: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Data: 12 de dezembro de 2023 | 10h00-17h35

Seminário 3: Historiografias e historiadores. Orientações teóricas e práticas

Coordenadores: Nuno Gonçalo Monteiro (ICS-ULisboa) e Luís Filipe Barreto (CH-ULisboa)