Integrados

  • Todos
  • A
  • C
  • D
  • E
  • F
  • H
  • I
  • J
  • L
  • M
  • R
  • S
  • W
  • Ana Cristina Araújo

    Email: araujo.anacris@sapo.pt

    Ana Cristina Araújo é doutorada em História Moderna e Contemporânea e professora associada com agregação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Integra a Cátedra Unesco Territorialidades, Humanidades e Globalização das Luzes, da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi professora convidada nas Universidades de Salamanca (Espanha), Tours (França), Federal do Rio de Janeiro, Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre e Federal de Minas Gerais (Brasil). Participou e participa em vários projetos nacionais e internacionais. É diretora da Revista de História das Ideias.

    Principais áreas de interesse e investigação: História das Ideias e da Cultura; Iluminismo e Liberalismo; História dos Conceitos; História Transnacional Moderna e Contemporânea.

    CV: https://orcid.org/0000-0001-5267-8196

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Repensar o ofício de historiador

  • António Resende de Oliveira

    Email: antonioroliveira19@gmail.com

    António Resende de Oliveira doutorou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e é professor aposentado da mesma universidade. É  colaborador do IF-Seminário Medieval de Literatura, Pensamento e Sociedade. Participou em projectos nacionais e internacionais, publicou vários estudos em Portugal e em Espanha e colaborou em obras colectivas de referência da historiografia portuguesa.

    Áreas de interesse e investigação: História da Cultura; Canção trovadoresca; História Medieval de Portugal; Cultura da nobreza; Historiografia medieval; Instituições e agentes culturais; D. Afonso X; Conde D. Pedro.

     CV: https://www.cienciavitae.pt/portal/311F-150A-9154

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Repensar o ofício do historiador

  • António Vítor Ribeiro

    Email: avs.ribeiro@gmail.com

    António Vítor Ribeiro é doutorado em História pela Universidade de Coimbra. Foi bolseiro de pós-doutoramento da FCT, com um projeto de investigação sobre o imaginário místico português. Foi bolseiro do Instituto Cultural do governo da Região Autónoma de Macau, com um projeto de investigação sobre a missão jesuítica na China. Atualmente é investigador do projeto ReligionAJE, da Universidade de Coimbra, financiado pela FCT, que incide sobre o estudo da implantação do cristianismo pós-tridentino nas dioceses do império ultramarino português. É colaborador do Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR-UCP).

    Principais áreas de interesse e investigação: História religiosa; Iluminismo Católico; História da Espiritualidade; Jansenismo; História do cristianismo no Oriente; Inquisição.

    CV: https://orcid.org/0000-0001-6584-4149

    Research group(s): Cultural encounters and evasion

  • Cristóvão Mata

    Email: cristovaomat@hotmail.com

    Cristóvão Mata é licenciado em História e mestre em História Moderna pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, instituição onde também se doutorou, com uma Bolsa Individual de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em História Moderna. A sua tese, intitulada A Casa de Aveiro na Constelação dos Poderes Senhoriais: Estruturas de Domínio e Redes Clientelares (2019), visou estudar uma das principais casas senhoriais portuguesas da Época Moderna.

    Principais áreas de interesse e investigação: História Moderna; Aristocracia; Nobreza; Elites Locais; Municípios; História das Instituições; Regime Senhorial; História da Família.

    CV: https://orcid.org/0000-0002-3682-0700

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/CristovaoMata

    Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais

  • Daniel Norte Giebels

    Email: danielgiebels@gmail.com

    Doutorado em Altos Estudos em História Moderna pela Universidade de Coimbra, mestre em História Moderna pela mesma Universidade e licenciado em Património Cultural pela Universidade do Algarve.  Atualmente é membro do projeto ReligionAJE – Religião, administração e justiça eclesiástica no Império Português (1514-1750), e colaborador do Centro de Estudos de História Religiosa, onde integra o projeto Convemos – Convento e Mosteiros de Portugal (1096-1910) – Espacialidades e temporalidades. Autor de vários artigos e comunicações sobre a Inquisição e Igreja portuguesas entre os séculos XVI e XVIII, tendo publicado em 2018, através da Gradiva, o livro A Inquisição de Lisboa (1537-1579). Co-vencedor do 1º Prémio Nacional de Ensaio Histórico António Rosa Mendes.

    CV: https://orcid.org/0000-0001-7000-8073

    Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais

  • Dina Alves

    Email: dina.alves@ipleiria.pt

    Dina Catarina Duarte Alves é doutorada em História Moderna pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com a tese Violência, criminalidade e justiça em sociedades rurais na Época Moderna. O concelho de Óbidos, 1736-1806. Atualmente, é professora adjunta na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Recebeu, em 2021, o Prémio Internacional “Pina Manique – Do Iluminismo à Revolução Liberal”, concedido pela Academia Portuguesa da História e Fundação Pina Manique, pela sua tese de doutoramento.

    Principais áreas de interesse e investigação: História da Época Moderna; História Local; Violência; Crime; Justiça; Sociabilidade; Educação/ensino.

    CV: https://orcid.org/0000-0003-4042-5989

    Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais

  • Edgar Pereira

    Email: edgarbertrandpereira@gmail.com

    Edgar Pereira é doutorado em História Económica e Social pela Universidade de Leiden (Países Baixos), tendo sido bolseiro de pós-doutoramento no KNIR (Real Instituto Holandês em Roma). Atualmente é investigador doutorado de nível inicial no Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra. Desenvolveu investigação de arquivo em sete países e tem publicado em revistas científicas e obras coletivas. Em 2015, a sua tese de mestrado recebeu o Marc Bloch Prize atribuído pelo European University Institute (Florença), para melhor dissertação de mestrado em História Moderna e Contemporânea. Além do trabalho de arquivo e publicações, lecionou unidades curriculares de licenciatura e mestrado.

    Principais áreas de interesse e investigação: História económica e política do Portugal Moderno; História do império ultramarino português; História conectada dos impérios ibéricos; história do comércio marítimo na época moderna.

    CV: https://orcid.org/0000-0001-8547-6777

    Repositório: https://leidenuniv.academia.edu/EdgarPereira

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas

  • Fernando Catroga

    Email: fcatroga@hotmail.com

    Fernando Catroga é professor catedrático jubilado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É doutorado em História Moderna e Contemporânea pela Universidade de Coimbra e doutor Honoris Causa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Brasil). Foi condecorado pelo Presidente da República portuguesa com a Ordem Militar de Santiago da Espada de Portugal, por méritos científicos e recebeu a Medalha de Honra da Universidade de São Paulo. É Académico de Mérito da Academia Portuguesa da História. Cooordena o grupo de investigação Repensar o Ofício do Historiador, no CHSC. Foi diretor da Revista de História das Ideias. Tem extensa obra publicada no domínio da história política, cultural e das ideias.

    Principais áreas de interesse e investigação: Republicanismo; Secularização e Laicidade; Memória Histórica; Teoria da História; Historiografia; História das Ideias; História Cultural.

    Grupo(s) de investigação: Repensar o ofício do historiador

  • Fernando Taveira da Fonseca

    Email: fertaveira@gmail.com

    Fernando Taveira da Fonseca é doutorado em História Moderna e Contemporânea e professor associado com agregação aposentado da Universidade de Coimbra. É membro do IEMYR (Instituto de Estudios Medievales y Renascentistas) da Universidade de Salamanca e sócio de mérito da Academia Portuguesa da História. Foi diretor do Instituto de História Económica e Social, membro do Conselho Diretivo da Faculdade de Letras e diretor do Departamento de História, Arqueologia e Artes. Participou na Comissão de candidatura da Universidade de Coimbra a Património da Unesco.

    Principais áreas de interesse: História Moderna de Portugal; História Económica e Social; História da Universidade de Coimbra; História das Universidades; História da Educação; História Religiosa; História da Restauração.

    CV: http://orcid.org/0000-0003-3280-5009

    Repositório: https://uc-pt.academia.edu/FernandoTaveiradaFonseca

    Grupo(s) de investigação: Estudo e edição de fontes; Heranças e identidades locais e regionais

  • Hugo Gonçalves Dores

    Email: hfgdores@gmail.com

    Hugo Gonçalves Dores é investigador em pós-doutoramento no Centro de História da Sociedade e da Cultura (Universidade de Coimbra). Doutorado em História no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. É membro do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa. Tem trabalhado sobre políticas educativas coloniais, as relações Estado-Igreja e a questão missionária nos impérios coloniais (sécs. XIX e XX). É autor de A Missão da República: Política, Religião e o Império Colonial Português (1910-1926) (2015) e Politics and Religion in the Portuguese Colonial Empire in Africa (1890-1930) (2021), e co-editor de Education and Development in Colonial and Post-Colonial Africa (2020), entre outros.

    Principais áreas de interesse e investigação: História contemporânea; Imperialismo; Educação colonial; UNESCO no contexto colonial; Relações Estado-Igreja nos impérios coloniais; História das Missões.

    CV: https://orcid.org/0000-0001-7690-7563

    Repositório: https://uc-pt.academia.edu/HugoGonçalvesDores

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas

  • Irene Maria de Montezuma de Carvalho Mendes Vaquinhas

    Email: irenemcv@fl.uc.pt

    Irene Maria de Montezuma de Carvalho Mendes Vaquinhas é doutorada em História e professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra desde 2009. Foi coordenadora científica do Centro de História da Sociedade e da Cultura de novembro de 2013 a outubro de 2020. Foi representante da Universidade de Coimbra no projeto ATHENA (Advanced Thematic Network for Activities on Women´s Studies), da União Europeia. Tem colaborado em vários projetos internacionais. É membro da Academia Portuguesa da História.

    Principais áreas de interesse e investigação: História Contemporânea de Portugal; história rural; história das formas de sociabilidade; história da vida privada; história das mulheres e do género; história dos patrimónios alimentares e museologia.

    CV: https://www.cienciavitae.pt/7116-054C-1FE6

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/IreneVaquinhas

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Heranças e identidades locais e regionais

  • Isabel Ferreira da Mota

    Email: ifmota@fl.uc.pt

    Isabel Ferreira da Mota é doutorada em História pela Universidade de Coimbra, em cuja Faculdade de Letras exerce funções docentes. Recebeu em 2004 o Prémio da Fundação Calouste Gulbenkian em História Moderna e Contemporânea, atribuído à obra A Academia Real da História: os intelectuais, o poder cultural e o poder monárquico no séc. XVIII (2003). É colaboradora do CEIS20, membro do Conselho de Redação da Revista de História das Ideias, membro da direção executiva da Biblos: Revista da FLUC e académica correspondente da Academia Portuguesa da História.

    Principais áreas de interesse e investigação: História Cultural e Política do Século XVIII; História Transnacional; Historiografia, Academias e Universidades; Viagens e República das Letras; Práticas Políticas, Cultura Visual e Cultura Material.

    CV:  https://orcid.org/0000-0001-9743-2739

    Repositório:  https://www.researchgate.net/profile/Isabel-Mota-2

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Repensar o ofício do historiador

  • Jaime Ricardo Gouveia

    Email: jaime.gouveia@uc.pt

    Jaime Ricardo Gouveia é doutorado em História pelo Instituto Universitário Europeu de Florença, licenciado e mestre em História pela Universidade de Coimbra. Atualmente é investigador integrado do CHSC, docente convidado do Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Universidade de Coimbra e professor da pós-graduação em História da Universidade Federal do Amazonas. É também Co-IR do Projeto Internacional ReligionAJE. Foi bolseiro do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Desenvolveu dois projetos de pós-doutoramento financiados pela FCT e CAPES e foi visiting researcher no Max Planck Institute for European Legal History, de Frankfurt. É autor de vários livros de história e recebeu diversos prémios científicos, entre os quais o Prémio Gulbenkian da Academia Portuguesa da História (2015).

    As suas principais áreas de interesse e investigação são: História Moderna; História Eclesiástica e Religiosa; História Comparativa e Transnacional; História do Direito; História colonial.

    CV: https://www.cienciavitae.pt/C71F-7E85-C953

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/JaimeGouveia

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Heranças e identidades locais e regionais

  • João Gouveia Monteiro

    Email: joao.g.monteiro@sapo.pt

    João Gouveia Monteiro (n. 1958) é professor catedrático da UC, onde se doutorou em História (1997). Foi professor convidado da Université Paul Valéry (Montpellier III) e professor visitante da École Pratique des Hautes Études (Paris). Estagiou nas universidades de Bolonha e de La Laguna-Tenerife. Em 1995-2001, dirigiu um projeto de investigação multidisciplinar no campo de batalha de Aljubarrota. É académico correspondente da Academia Portuguesa da História e Presidente da Associação Ibérica de História Militar (sécs. IV-XVI).

    Foi Pró-Reitor para a Cultura e diretor da Imprensa da U.C., sendo o atual diretor da Biblioteca Geral. É membro do Conselho Geral da U.C.

    Principais áreas de interesse e investigação: história militar, história medieval europeia, história antiga e história das religiões.

    CV: http://orcid.org/0000-0003-3418-0217​

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/JoãoGouveiaMonteiro

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Estudo e edição de fontes

  • João Marinho dos Santos

    João Marinho dos Santos é professor catedrático jubilado do Grupo de História da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Tem feito incidir a sua investigação científica nas áreas de História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa e de História Local, destacando-se entre as suas últimas publicações: Ceuta não foi Conquista, mas começo dela (2017); Costumes e Foros de Castelo Bom (2018);Estudos sobre os Descobrimentos e Expansão Portuguesa (2021).

     Entre 1990 e 1994 exerceu o cargo de delegado da Secretaria de Estado da Cultura para a Zona Centro de Portugal e, entre 2003 e 2013, o de coordenador científico do Centro de História da Sociedade e da Cultura.

  • João Nunes

    Email: jnunes@esev.ipv.pt

    João Nunes é doutorado em História pela Universidade de Coimbra. Docente do Instituto Politécnico de Viseu e colaborador do Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI – IPV).  Tem participado em projetos de investigação na área de história e património cultural. 

    Os seus interesses, investigações e publicações centram-se, maioritariamente, na história religiosa e eclesiástica da Época Moderna.

    CV: https://orcid.org/0000-0003-0328-307X

    Repositório: https://estgv.academia.edu/JoãoNunes

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas

  • José Antunes

    Email: antunesgjose@gmail.com

    José Antunes é doutorado em História Medieval e professor auxiliar com agregação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tendo-se jubilado no ano 2000. Foi membro do Instituto de História e Teoria das Ideias e é atualmente membro do Centro de História da Sociedade e da Cultura.

    Principais áreas de interesse e investigação: História Medieval de Portugal; Cultura erudita portuguesa nos séculos XII a XIV (Juristas, Teólogos e Filósofos); Problemática histórica dos primórdios da fundação da Universidade Portuguesa.

    CV: https://orcid.org/0000-0002-5446-0526

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas

  • José Manuel Azevedo e Silva

    Email: jazevedosilva@gmail.com

    José Manuel Azevedo e Silva é doutorado em História pela Universidade de Coimbra. Foi professor da mesma Universidade de 1983 a 2007. Desenvolveu a sua atividade na docência e na investigação nos domínios de História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa e de História do Brasil Colonial. Tem 20 livros publicados nestas áreas e cerca de 100 artigos, prefácios e recensões. Foi galardoado com o Prémio Calouste Gulbenkian “História da Presença de Portugal no Mundo”, atribuído pela Academia Portuguesa da História, em 2008.

    Principais áreas de interesse e investigação: História Local e Regional; História da Expansão Portuguesa; História do Brasil; História Local.

    CV: https://orcid.org/0000-0001-8592-7021

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Heranças e identidades locais e regionais

  • José Pedro Paiva

    Email: lejpaiva@fl.uc.pt

    José Pedro Paiva é doutorado em História e professor catedrático na Universidade de Coimbra. Foi diretor do Arquivo da Universidade e da Faculdade de Letras da mesma Universidade. É investigador integrado do Centro de História da Sociedade e da Cultura (CHSC), colaborador do Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR – UCP), e membro da Academia Portuguesa da História. Já participou e coordenou diversos projetos nacionais e internacionais, foi professor convidado na Universidade de S. Paulo (Brasil) e bolseiro da John Carter Brown Library (EUA) e da Nederlanse Organisatie voor Wetenschappelijk Onderzoek (Países Baixos).

    Principais áreas de interesse: História religiosa; Inquisição; Reforma Católica; Bruxaria e feitiçaria na Época Moderna; Misericórdias; História Moderna de Portugal; História do império ultramarino português; União Ibérica (1580-1640).

    CV: http://orcid.org/0000-0001-5312-1138

    Repositório: https://cegot.academia.edu/JosePaiva

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas

  • Leontina Domingos Ventura

    Email: ldvdf@fl.uc.pt

    Leontina Domingos Ventura é doutorada em História e professora associada na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.  Colaborou em vários projetos nacionais e em dois internacionais. É membro da Academia Portuguesa da História e do Instituto Português de Genealogia e Heráldica.

    Principais áreas de interesse e investigação: História Medieval de Portugal (sécs. XI-XIV sobretudo) e, dentro desta, História Social (da nobreza e das aristocracias urbanas) e Institucional (das instituições judiciais e fiscais, em particular); História da Cidade de Coimbra; Biografias; Produção Documental (chancelarias régias, episcopais e monacais).

    CV: https://www.cienciavitae.pt/portal/A21C-33E4-EAA7

    Grupo(s) de investigação: Estudo e edição de fontes; Heranças e identidades locais e regionais

  • Margarida Relvão Calmeiro

    Email: mrelvao@gmail.com

    Margarida Relvão Calmeiro, licenciada em Arquitetura (2005) e doutorada em Teoria e História da Arquitetura pela Universidade de Coimbra (2015) é professora auxiliar convidada do Departamento de Arquitetura da FCTUC, onde leciona unidades curriculares do Mestrado Integrado em Arquitetura da área de Urbanismo, é ainda docente e cocoordenadora do Mestrado em Reabilitação Urbana Integrada do mesmo departamento. Tem colaborado com outros cursos da Universidade de Coimbra e no âmbito da ação para a cooperação, leciona na Universidade de Lúrio (Moçambique) no Mestrado em Desenvolvimento do Território e Gestão Urbana. É autora do livro Urbanismo antes do Planos: Coimbra 1834-1934 (Coimbra: Câmara Municipal de Coimbra, 2021).

    Principais áreas de interesse e investigação: História do urbanismo e do planeamento urbano no território português; Planeamento da salvaguarda do património e do desenvolvimento sustentável.

    CV: https://orcid.org/0000-0003-0328-1998

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/MargaridaRelv%C3%A3oCalmeiro

    Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais

  • Margarida Sobral Neto

    Email: mneto@fl.uc.pt

    Margarida Sobral Neto é doutorada em História Moderna e Contemporânea e professora catedrática na Universidade de Coimbra. É membro da Academia Portuguesa da História, sócia fundadora da Associação de História Económica e Social e membro de redes de investigação: Rural RePort, Report(h)a e Proprietas.

    Principais áreas de interesse e investigação: História Rural; História das instituições; Historiografia; História ambiental; História da Época Moderna.

    CV: https://orcid.org/0000-0002-6541-5237

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/MargaridaSobralNeto

    Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais

  • Maria Alegria Marques

    Email: mfm@fl.uc.pt

    Maria Alegria Marques é doutorada em História e professora catedrática na Universidade de Coimbra. Foi Presidente do Ramo de Formação Educacional, vice-presidente e presidente do Conselho Diretivo da Faculdade de Letras da mesma Universidade. É Académica de Número da Academia Portuguesa da História. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e participou em diversos projetos nacionais e internacionais. Foi professora convidada na Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Universidade de S. Paulo (Brasil) e na Universidade Federal de Goiás e organizadora/participante em vários congressos e eventos em Portugal e no estrangeiro.

    Principais áreas de interesse e investigação: História religiosa (Idade Média); Instituições eclesiásticas (Idade Média); História local; História política e institucional (Idade Média).

    CV: https://www.cienciavitae.pt/cv/

    Grupo(s) de investigação: Estudo e edição de fontes

  • Maria Amélia Álvaro de Campos

    Email: melicampos@gmail.com

    Maria Amélia Álvaro de Campos é doutorada em História da Idade Média. É professora convidada na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Dedica a sua investigação às paróquias e colegiadas medievais de Coimbra, que tem abordado através do estudo da sua história institucional e inserção urbana. Tem publicado estudos de história eclesiástica, de história urbana e social, bem como edições paleográficas e diplomáticas de fontes medievais portuguesas. Desenvolveu projetos de doutoramento e pós-doutoramento, financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e tem participado, como investigadora, em projetos de investigação internacionais. Tem colaborado com outras Unidades de I&D, como o CIDEHUS (U. Évora), o CRIHAM (U. Limoges), o LAMOP (U. Paris 1) e o LEM-CERCOR (U. Jean Monnet).

    Principais áreas de interesse e investigação: História urbana; História do clero secular e paroquial; Prosopografia; Humanidades Digitais. 

    CV: https://orcid.org/0000-0002-3131-7356

    Repositório: https://estudogeral.sib.uc.pt/cris/rp/rp08148

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Heranças e identidades locais e regionais

  • Maria Antónia Lopes

    Email: lopes.mariantonia@gmail.com

    Maria Antónia Lopes é doutorada em História e professora associada com Agregação na Universidade de Coimbra, onde dirige o Doutoramento em História. É colaboradora do CEIS20. Integra/ou projetos nacionais e internacionais. Publicou dezenas de trabalhos em revistas e obras coletivas em Portugal e no estrangeiro. É autora de oito livros e coordenadora de seis, estando um traduzido em Itália.

    Principais áreas de interesse e investigação: História da Pobreza e políticas sociais; História das Misericórdias; História doutrinal da Caridade e Beneficência; História das Mulheres; História Biográfica; História da Vida Privada; História Moderna de Portugal; História Contemporânea de Portugal.

    Cv: https://orcid.org/0000-0002-8485-4649

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/MariaAnt%C3%B3niaLopes

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Heranças e identidades locais e regionais

  • Maria do Rosário Castiço de Campos

    Email: rcampos@esec.pt

    Maria do Rosário Castiço de Campos é doutorada em História e professora coordenadora do Politécnico de Coimbra, tem publicados livros e capítulos de livros, bem como artigos em revistas nacionais e internacionais. Tem participado em projetos de investigação, coordenando, desde 2018, o projeto Histórias à Mesa organizado ao abrigo de um protocolo entre a Escola Superior de Educação de Coimbra e a Agência para o Desenvolvimento dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego.

    Principais áreas de interesse e investigação: História da Época Moderna; História Local; Património Cultural; Turismo Cultural; Museologia; Educação.

    CV: https://orcid.org/0000-0003-0496-079X

    Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais

  • Maria do Rosário Morujão

    Email: mrbmorujao@uc.pt

    Maria do Rosário Morujão é doutorada em História da Idade Média e professora auxiliar na Universidade de Coimbra, onde atualmente dirige o Mestrado em História. É colaboradora do Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR–UCP), e pertence a diversos organismos nacionais e internacionais, de entre os quais se destaca a Comissão Internacional de Diplomática. Participou e participa em diversos projetos de investigação, portugueses e estrangeiros, sendo coordenadora do projeto SIGILLVM PORTVGALIAE – corpus dos selos portugueses.

    Principais áreas de interesse e investigação: História medieval de Portugal; História social medieval; História religiosa; Clero secular; Cister feminino; Paleografia; Diplomática; Sigilografia; Edição de textos; Codicologia; História do livro.

    CV: https://orcid.org/0000-0003-1311-4720

    Repositório:  https://coimbra.academia.edu/MariadoRos%C3%A1rioMoruj%C3%A3o

    Grupo(s) de investigação: Estudo e edição de fontes; Heranças e identidades locais e regionais

  • Maria Helena da Cruz Coelho

    Email: coelhomh@gmail.com

    Maria Helena da Cruz Coelho é doutorada em História e professora catedrática aposentada da Universidade de Coimbra. É presidente da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais e vice-presidente da Academia Portuguesa da História. Pertence a outras Academias e Comissões nacionais e estrangeiras. É membro do Conselho Editorial da Imprensa Nacional – Casa da Moeda. Integrou painéis de avaliação de História e Arqueologia da A3ES e da FCT. Participou e participa em diversos projetos de investigação nacionais e estrangeiros. Lecionou na École Nationale des Chartes e em diversas universidades brasileiras e europeias.

    Principais áreas de interesse e investigação: História Medieval de Portugal; Diplomática; História Política (biografias); História Religiosa; História Económico-social (Rural e Urbano); História dos Poderes; História da Alimentação.

    CV: http://orcid.org/0000-0002-8030-4578

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/MariaHelenaCruzCoelho

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Heranças e identidades locais e regionais

  • Maria José Azevedo Santos

    Email: mazevedo_santos@yahoo.com

    Maria José Azevedo Santos é doutorada em História e Professora Catedrática na FLUC. Foi diretora do AUC – 2003 a 2011 e fundou, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em 2008, o Curso de Mestrado em Alimentação: Fontes, Cultura e Sociedade. É Académica de Número da Academia Portuguesa da História, Académica de Número do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, membro do Comité International de Paléographie Latine, membro do “Consejo, asesoramiento y colaboracíon” no Seminário de “Paleografia, Codicologia i Diplomatica” da Universidade Autonoma de Barcelona, membro da Rede de Excelência do Institut Européen d’Histoire et des Cultures de l’Alimentation e codiretora da Cátedra Institucional del Camino de Santiago y de las Peregrinaciones da USC.

    Principais áreas de interesse e investigação: Paleografia, Diplomática e Codicologia, Monaquismo masculino e feminino, História da Alimentação.

    CV: https://www.cienciavitae.pt/portal/DC1C-19BC-8F68

    Repositório: https://estudogeral.uc.pt/cris/rp/rp17722

    Grupo(s) de investigação: Estudo e edição de fontes

  • Roger Lee de Jesus

    Email: rogerlee.pj@gmail.com

    Roger Lee de Jesus é licenciado, mestre e doutorado em História pela Universidade de Coimbra. É investigador do Centro de História da Sociedade e da Cultura (UC) e do CHAM – Centro de Humanidades (FCSH-NOVA/UAç).

    Principais áreas de interesse e investigação: História da expansão portuguesa; História do império português na Ásia; História militar; História económica e financeira.

    CV: https://orcid.org/0000-0002-8560-4190

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/RogerLeeJesus

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Estudo e edição de fontes

  • Rosa Marreiros

    A disponibilizar oportunamente.

  • Sandra Costa Saldanha

    Email: sandrasaldanha@fl.uc.pt

    Sandra Costa Saldanha é doutorada em História da Arte e professora auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Membro do Conselho Nacional de Cultura (secções de Património; Arquivos; Museus e Conservação) e do grupo técnico coordenador da Rota das Catedrais. Foi diretora do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, da Conferência Episcopal Portuguesa, com responsabilidades na implementação de diversos projetos e iniciativas nos domínios do inventário, conservação, restauro, museus, arquivos e bibliotecas.

    Principais áreas de interesse e investigação: Escultura dos séculos XVII-XVIII; Arte portuguesa e italiana na Época Moderna; Iconografia Cristã; Bens Culturais da Igreja.

    CV: https://orcid.org/0000-0001-5594-3581

    Repositóriohttps://coimbra.academia.edu/SandraCostaSaldanha

    Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais

  • Saul António Gomes

    Email: sagcs@fl.uc.pt

    Saul António Gomes é doutor em História, pela Universidade de Coimbra, e professor associado do Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da mesma Universidade. Desempenhou cargos de vice-presidente do Conselho Científico e do Conselho Diretivo da mesma instituição. É colaborador do CEHR da Universidade Católica Portuguesa e membro da Academia Portuguesa da História. Foi coordenador do projeto Fragmed – Corpus Portugaliae Fragmentorum e integrou as equipas de outros projetos nacionais e internacionais.  Ministrou, como professor convidado, cursos de Paleografia e Diplomática na Universidade Federal de Goiás e na Universidade de Brasília.

    CV: https://orcid.org/0000-0001-7188-610X

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/SaulAnt%C3%B3nioGomes

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Estudo e edição de fontes

  • Walter Rossa

    Email: wrossa@uc.pt

    Walter Rossa é arquiteto, mestre em História da Arte, doutor em Arquitetura e professor catedrático da Universidade de Coimbra. É titular da Cátedra UNESCO em Diálogo Intercultural em Patrimónios de Influência Portuguesa e cocoordenador do curso de doutoramento homónimo, cotitular da Cátedra Cunha Rivara da Goa University e Expert Member do International Committee on Historic Towns and Villages [CIVVIH] do ICOMOS. Tem sido convidado para lecionar e investigar em diversas instituições estrangeiras, e participado e coordenado projetos nacionais e internacionais. Na sua investigação procura estabelecer interações entre a atividade académica e ações de cooperação para o desenvolvimento.

    Principais áreas de interesse: Arquitetura e urbanística de influência portuguesa; Planeamento em contextos com relevância patrimonial.

    CV: https://www.cienciavitae.pt/portal/A21E-57AB-16E4

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/WalterRossa

    Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais