Investigadores

  • Todos
  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • L
  • M
  • O
  • P
  • R
  • S
  • T
  • W
  • Alberto Corada Alonso

    Email: acarf_aguilar@hotmail.com

    Alberto Corada Alonso é doutorado em História pela Universidade de Valhadolide e bolseiro contratado Juan de la Cierva – Formación del Ministerio de Ciencia e Innovación en la Universidad de Cantabria. Integra o projeto Justicia, mujer y sociedad de la Edad Moderna a la Contemporaneidad. Castilla, Portugal e Italia, do Instituto Universitario de Historia Simancas – Universidad de Valladolid.

    Principais áreas de interesse e investigação: Época Moderna; instituições eclesiásticas; formas de organização concelhia; história social; história da justiça e identidade de género. 

    CV: https://orcid.org/0000-0002-6396-4574

    Repositório: https://unican.academia.edu/AlbertoCoradaAlonso

    Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais

  • Alexandre António da Costa Luís

    Email: aluis@ubi.pt

    Alexandre António da Costa Luís é doutorado em História, especialidade de História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa, pela Universidade de Coimbra. É professor auxiliar na Universidade da Beira Interior, onde já desempenhou as funções de vice-presidente da Faculdade de Artes e Letras, de diretor do Mestrado em Estudos Ibéricos, de coordenador de Mobilidade do MEI e de membro do Conselho Científico da FAL. É Académico Correspondente da Academia de Marinha e Sócio da SCUCP. Também é membro das Comissões Interinstitucionais da Academia Lusófona Luís de Camões e do Instituto Fernando Pessoa. Integra, igualmente, o Observatório da Língua Portuguesa e o Movimento Internacional Lusófono.

    Principais áreas de interesse e investigação: História da Expansão Portuguesa; História Política Contemporânea; História da Cultura Portuguesa; Culturas Lusófonas.

    CV: https://orcid.org/0000-0002-5011-0449

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas

  • Amanda Mégda Pimenta

    E-mail: amandamegda1807@hotmail.com

    Amanda Mégda Pimenta é licenciada em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, instituição onde frequenta atualmente o mestrado em Arte e Património, tendo como tema de dissertação “A Ourivesaria na Universidade de Coimbra: contextos, fontes e intervenientes”. Membro, desde 2022, da equipa de inventariação do património móvel da Universidade de Coimbra, desenvolve, nesse âmbito, atividade de investigação na área da ourivesaria.

    Principais áreas de interesse e investigação: Ourivesaria Portuguesa; Artes Decorativas; Cultura Material; Arte Portuguesa na Época Moderna

    CV: https://orcid.org/0009-0001-8365-4434

  • Ana Cristina Araújo

    Email: araujo.anacris@sapo.pt

    Ana Cristina Araújo é doutorada em História Moderna e Contemporânea e professora associada com agregação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Integra a Cátedra Unesco Territorialidades, Humanidades e Globalização das Luzes, da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi professora convidada nas Universidades de Salamanca (Espanha), Tours (França), Federal do Rio de Janeiro, Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre e Federal de Minas Gerais (Brasil). Participou e participa em vários projetos nacionais e internacionais. É diretora da Revista de História das Ideias.

    Principais áreas de interesse e investigação: História das Ideias e da Cultura; Iluminismo e Liberalismo; História dos Conceitos; História Transnacional Moderna e Contemporânea.

    ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5267-8196

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/C812-DDC3-C9A3

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Repensar o ofício de historiador

  • Ana Guardião

    Email: afsguardiao@gmail.com

    Ana Guardião é investigadora na Universidade de Florença no projeto Humanitarianism and Mediterranean Europe. A Transnational and Comparative History (1945-1990), financiado pelo European Research Council; e investigadora associada no projeto Humanity Internationalized: Cases, Dynamics and Comparisons (1945-1980), Universidade de Coimbra/Universidade do Minho. Cocoordena o seminário Histórias do Presente: A Formação do Mundo Contemporâneo. Publicou recentemente Os Refugiados da (Des)Colonização: Direitos Humanos, Humanitarismo e o Fim dos Impérios em África (1950-1975) (2023). A sua investigação foca-se nas intersecções entre as dinâmicas humanitárias, do desenvolvimento, e de institucionalização dos direitos humanos em contextos coloniais e pós-coloniais.

    Principais áreas de interesse e investigação: História Contemporânea; História Imperial e Colonial; História Internacional e Transnacional; Organizações Internacionais e Não-Governamentais; Humanitarismo; Direitos Humanos; Desenvolvimento; Refugiados.

    ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5989-7938

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//en/BB1D-6292-AB53

    Repositório: https://unifi.academia.edu/AnaGuardi%C3%A3o

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas

  • Ana Isabel Coelho Silva

    Email: ana.silva@fl.uc.pt

    Ana Isabel Coelho Silva nasceu no Alto Alentejo, em 1982. É licenciada em História (2004), especializada em Ciências Documentais, vertente Arquivo (2006) e Doutora em História Contemporânea (2018), com a dissertação intitulada Assistência social em Portugal na Monarquia Constitucional (1834-1910): da doutrina à prática no Alto Alentejo, em todos os casos pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É professora auxiliar convidada do Mestrado em Património Cultural e Museologia, da mesma Faculdade, desde 2020. Enquanto técnica superior do Município de Ponte de Sor (desde 2010), desempenha funções nos domínios da história e do património.

    Principais áreas de interesse e investigação: História da assistência; História da saúde; História local.

    CV: https://orcid.org/0000-0002-5179-8740

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/AnaIsabelCoelhoSilva

    Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais; Repensar o ofício de historiador

  • Ana Isabel Ribeiro

    Email: aribeiro@fl.uc.pt

    Ana Isabel Ribeiro é professora auxiliar do Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. A sua principal linha de investigação centra-se no estudo das relações sociais, familiares e patrimónios das nobrezas locais, nos séculos XVIII e XIX. Desenvolve também investigação em Didática da História e Tecnologias Digitais aplicadas ao Ensino e, no âmbito das Humanidades Digitais, tem desenvolvido projetos em torno da implementação e utilização bases de dados relacionais aplicadas à investigação histórica e da visualização e análise de redes sociais em História. É investigadora integrada do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX onde co-coordena o grupo de investigação em Humanidades Digitais.

    CV: http://orcid.org/0000-0002-7515-2696

    Repositório: http://coimbra.academia.edu/AnaRibeiro

    Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais

  • Ana Margarida Dias da Silva

    Email: anasilva@fl.uc.pt

    Ana Margarida Dias da Silva, arquivista desde 2004, tem trabalhado em arquivos públicos e privados. É técnica superior no Arquivo do Departamento das Ciências da Vida da Universidade de Coimbra. Doutorada em Ciência da Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, mestre em Ciência da Informação e Documentação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2013) e mestre em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2014). A sua dissertação de mestrado O uso da Internet e da Web 2.0 na difusão e acesso à informação arquivística: o caso dos arquivos municipais portugueses venceu o 1º Prémio Olga Gallego de Investigación en Archivos (2015).

    Principais áreas de interesse e investigação: Ciência da Informação; Arquivística; Organização e Representação da Informação; Comunicação da Informação; Instituições de Memória; Crowdsourcing; Ciência Cidadã; Arquivos pessoais e familiares; História Social; História religiosa.

    ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1247-8346

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/111B-718B-8EE5

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/AnaMargaridaDiasdaSilva

    Grupo(s) de investigação: Estudo e edição de fontes

  • Ana Maria Correia

    Email: anamariadcorreia@gmail.com

    Ana Maria Correia é técnica superior do CHSC. É doutoranda em História Contemporânea pela Universidade de Coimbra, com a tese intitulada A epidemia de gripe pneumónica no distrito de Coimbra (1918-1919): impactos, respostas e consequências, tendo sido bolseira da FCT (SFRH/BD/130169/2017). É mestre em História Contemporânea pela Universidade de Coimbra (2013) com a tese A Saúde Pública em Coruche: instituições, agentes e doentes (1820-1910), publicada em edição homónima em 2015. Desenvolve investigação nas áreas da história da saúde pública e da medicina, epidemiologia e assistência na saúde, que tem publicado em revistas científicas nacionais e estrangeiras.

    ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2801-5787

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//en/CE11-21A8-DA63

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/AnaMariaDiamantinoCorreia

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Heranças e identidades locais e regionais

  • Ana Rita Rocha

    Email: anarita.srocha@gmail.com

    Ana Rita Rocha é assistente de investigação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, no âmbito do projeto VINCULUM. Entailing Perpetuity: Family, Power, Identity. The Social Agency of a Corporate Body (Southern Europe, 14th-17th Centuries). Tem um doutoramento (2019) e um mestrado (2011) em História Medieval, pela Universidade de Coimbra. É investigadora integrada no Instituto de Estudos Medievais, da NOVA-FCSH, e colaboradora no Centro de História da Sociedade e da Cultura, da Universidade de Coimbra. É ainda investigadora do projeto MedCrafts – Regulamentação dos mesteres em Portugal nos finais da Idade Média: séculos XIV e XV.

    Principais áreas de interesse e investigação: História Medieval de Portugal; História da assistência; pobreza e doença na Idade Média; lepra na Idade Média; vínculos (morgadios e capelas).

    ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4709-5927

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/en/0C14-16CF-B36E

    Repositório: https://fcsh-unl.academia.edu/AnaRitaRocha

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas

  • Ana Santiago Faria

    Email: anasantiagofaria@gmail.com

    Ana Santiago Faria é licenciada em Direito, mestre em História (O Regimento de 1640 e a justiça inquisitorial portuguesa“Conforme a melhor e mais segura opinião do Sancto Officio”), doutoranda na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em História Moderna com o tema: O Conselho Geral do Santo Ofício (1614-1705).

    Principais áreas de interesse: Inquisição; História Religiosa; História Moderna de Portugal; História Criminal; História da Justiça.

    CV: https://orcid.org/0000-0002-9257-118X

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/anafaria

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas

  • André Pedreiras

    Email: apedreiras@hotmail.com

    André Oliveira Reis Pedreiras, natural de Aveiro, é licenciado em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Frequenta, na mesma instituição, o mestrado em História, estando atualmente a realizar a sua dissertação, tendo como tema Criminalidade Feminina em Portugal nos Finais da Idade Média.

    Principais áreas de interesse e investigação: História Medieval; História da Justiça e Criminalidade; História das Mentalidades.

    ORCID: https://orcid.org/0009-0008-9626-871X

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//pt/9117-6F35-5837

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas

  • Andréa Silva Carvalho

    Email: andreaxedas1@gmail.com

    É doutoranda em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com a tese O “maranhense” de torna-viagem no Porto. (1834-1874). É bolseira da Capes, colaboradora do CHSC-FLUC, mestre em História da Arte, Património de Turismo Cultural pela FLUC. Possui uma Extensão em Estratégia de Ensino à Distância pela Universidade de Brasília-UNB-BR e é licenciada em Filosofia pela UECE-CE-BR.

    Tem experiência de ensino como professora de Filosofia e História em instituições particulares, um contrato de trabalho com a Secretaria de Educação do Governo de Brasília e é tutora em EAD pela UAB/UNB.

    CV: http://lattes.cnpq.br/7650110556327884

  • António Conduto Oliveira

    Email: anton.stark.esq@gmail.com

    António Conduto Oliveira é doutorando em História na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no ramo de História Medieval, onde se encontra a desenvolver um projeto de estudo sobre o desenvolvimento e uso do arnês em Portugal entre 1370 e 1495. É também mestre em Tradução pela mesma instituição, atividade que tem desenvolvido nos últimos anos junto de instituições públicas e privadas. É membro da Associação Ibérica de História Militar – séculos IV-XVI (AIHM) e membro correspondente da Arms & Armour Society.

    Principais áreas de interesse: História Militar; Hoplologia; Guerra da Sucessão de Castela (1475-1479); Vivências e quotidiano medievos (séculos XIV e XV); Portugal e o Norte de África (século XV).

    CV: https://orcid.org/0000-0003-0631-0643

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas

  • António Martins Costa

    Email: antonio_martinscosta@hotmail.com

    António Carlos Martins Costa, licenciado em História e mestre em História Medieval pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, é atualmente doutorando em História (ramo de Idade Média) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde desenvolve uma tese intitulada A arte militar em Portugal entre os finais da Idade Média e os alvores da Modernidade (1449-1521), sob a orientação de João Gouveia Monteiro. É investigador do Centro de História da Sociedade e da Cultura e do Centro de História da Universidade de Lisboa. Interessado pelos períodos da Baixa Idade Média e do Renascimento, é autor de várias publicações e tem proferido várias comunicações em Portugal e no estrangeiro, onde é membro da rede internacional Medieval Culture and War.

    Principais áreas de interesse e investigação: História Medieval de Portugal; História Militar; História das Relações Internacionais; História Política e Institucional; Batalha de Toro.

    ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1530-6227

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/E912-4515-6C4A

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/Ant%C3%B3nioMartinsCosta

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas

  • António Resende de Oliveira

    Email: antonioroliveira19@gmail.com

    António Resende de Oliveira doutorou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e é professor aposentado da mesma universidade. É  colaborador do IF-Seminário Medieval de Literatura, Pensamento e Sociedade. Participou em projectos nacionais e internacionais, publicou vários estudos em Portugal e em Espanha e colaborou em obras colectivas de referência da historiografia portuguesa.

    Áreas de interesse e investigação: História da Cultura; Canção trovadoresca; História Medieval de Portugal; Cultura da nobreza; Historiografia medieval; Instituições e agentes culturais; D. Afonso X; Conde D. Pedro.

     Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/311F-150A-9154

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Repensar o ofício do historiador

  • António Valério Maduro

    Email: avmaduro@gmail.com

    António Valério Maduro é doutorado em História Contemporânea pela Universidade de Coimbra. É investigador do Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD-UTAD), membro da APAI, do SPER e da Comissão científica do Museu do Vinho de Alcobaça. Leciona na Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo e no Instituto Universitário da Maia-ISMAI. É secretário editorial da revista PASOS – Revista de Turismo y Património Cultural.

    Principais áreas de interesse e investigação: Cister; História rural. Património cultural e industrial.

    CV: https://orcid.org/0000-0002-0435-4602

    Repositório: https://ismai.academia.edu/AntonioMaduro

    Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais

  • António Vítor Ribeiro

    Email: avs.ribeiro@gmail.com

    António Vítor Ribeiro é doutorado em História pela Universidade de Coimbra. Foi bolseiro de pós-doutoramento da FCT, com um projeto de investigação sobre o imaginário místico português. Foi bolseiro do Instituto Cultural do governo da Região Autónoma de Macau, com um projeto de investigação sobre a missão jesuítica na China. Atualmente é investigador do projeto ReligionAJE, da Universidade de Coimbra, financiado pela FCT, que incide sobre o estudo da implantação do cristianismo pós-tridentino nas dioceses do império ultramarino português. É colaborador do Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR-UCP).

    Principais áreas de interesse e investigação: História religiosa; Iluminismo Católico; História da Espiritualidade; Jansenismo; História do cristianismo no Oriente; Inquisição.

    CV: https://orcid.org/0000-0001-6584-4149

    Research group(s): Cultural encounters and evasion

  • Ariel Guiance
  • Armênia Maria de Souza

    Email: armeniasouza@ufg.br

    Professora Associada III da Faculdade de História e do Programa de Pós-Graduação em História da UFG. Pós-Doutorado pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2014-2015), doutora em História Social pela Universidade de Brasília (2008), Mestre em História pela UFG (1998), bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal de Goiás (1994). 

    Principais áreas de interesse e investigação: História Medieval Ibérica; História da Igreja; História social e das Ideias e Ordens mendicantes.

    CV: http://lattes.cnpq.br/9441339482614419

    Repositório: orcid.org/0000-0002-5392-3824

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas

  • Beatriz Valverde Contreras

    Email: beatrizvalcon@gmx.de

    Beatriz Valverde Contreras é doutorada em História pela Universidade Complutense de Madrid com a tese premiada El Imperio Español en el siglo XIX: la memoria de la Historia y la identidad nacional. Personagens e feitos da Idade Moderna em exposições universais e comemorações culturais espanholas, 1875-1905. A sua investigação de pós-doutoramento teve diferentes linhas: por um lado, analisou os comportamentos sociais relacionados com a violência e o protesto, de forma comparativa entre Espanha e Portugal, entre 1885 e 1910. Também fez investigação sobre o trabalho forçado na colónia de São Tomé e Príncipe na década de 1930. Além disso, pesquisou e publicou sobre a interação da PIDE com a sociedade nos Açores na década de 1950. Atualmente, está a desenvolver um projeto de investigação sobre o papel de Espanha como observadora do bem-estar dos prisioneiros de guerra franceses retidos na Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial.

    Principais áreas de interesse e investigação: Trabalho forçado nas colónias portuguesas; Trabalho forçado de prisioneiros de guerra na Alemanha Primeira Guerra Mundial; Neutralidade da Espanha na Primeira Guerra Mundial; Humanitarismo da Cruz Vermelha na Primeira Guerra Mundial; Comparação entre conflitos sociais entre Portugal e Espanha na viragem do século XIX e XX, A vida quotidiana em Portugal durante o regime de Salazar.

    ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0668-4277

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/911B-4F25-D87A

    Grupo(s) de investigação: Encontros e Desencontros de Culturas

  • Bruno Abreu Costa

    Email: costa.brunoabreu@gmail.com

    Bruno Abreu Costa é licenciado em História e mestre em História – Sociedades, Políticas e Religiões pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É colaborador do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias – Universidade da Madeira (CLEPUL-UMa) e encontra-se a efetuar o seu doutoramento em Ilhas Atlânticas, pela Universidade da Madeira, recorrendo a uma perspetiva comparada para estudar a atividade inquisitorial nos arquipélagos dos Açores, Canárias e Madeira, durante a União Ibérica.

    Principais áreas de interesse e investigação: História religiosa; Inquisição; História da Madeira; diocese do Funchal.

    CV: https://orcid.org/0000-0003-1728-2991

    Repositório: https://independent.academia.edu/BrunoAbreuCosta

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Heranças e identidades locais e regionais

  • Bruno Faustino

    Email: bruno.m.d.faustino@gmail.com

    Bruno Miguel Duarte Faustino é licenciando em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

    Principais áreas de interesse e investigação: História do império ultramarino português; História Medieval; História da Época Moderna; História Económica e Social.

    CV: https://orcid.org/0000-0002-6964-810X

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas

  • Bruno Sampaio Lobo

    Email: bnlobo@gmail.com

    Natural da Figueira da Foz. Licenciado em História (2008 – Pré-Bolonha), com especialização em História Moderna pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2009), Mestre em Ensino de História e Geografia no 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário pela mesma instituição (2014). Em 2009 ingressou na carreira docente, na qual se mantém até à atualidade. Em 2018 concluiu, com sucesso, o curso de Estudos Avançados em Património Arquitetónico, da Faculdade de  Arquitetura da Universidade do Porto. 

    Principais áreas de interesse e investigação: História da Arquitetura; História social e religiosa, no Portugal dos finais do século XVIII a meados do século XX.

    CV: https://orcid.org/0000-0003-0286-6417

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/BrunoLobo 

    Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais

    Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais

  • Carlos Fernando Teixeira Alves

    Email: cftalves@gmail.com

    É licenciado e mestre em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Em 2016, como bolseiro de doutoramento da FCT (PD/BD/128127/2016), iniciou o doutoramento no Programa Interuniversitário de Doutoramento em História: mudança e continuidade num mundo global (PIUDHist) no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL), com uma tese intitulada A Ordem Natural nas reformas universitárias de Salamanca e Coimbra (1769-1820). Foi investigador visitante no Instituto Figuerola de História Y Ciencias Sociales da Universidade Carlos III de Madrid (2019).

    Principais áreas de interesse e investigação: História das Universidades; História da Ciência; História do Ensino; História Moderna; História Contemporânea; Iluminismo; Liberalismo; Humanidades Digitais.  

    ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0058-7262

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/DD10-A4E1-29C2

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Estudo e edição de fontes

  • Carolina Henriques Pereira

    Email: carolinahenriques94@gmail.com

    Carolina Henriques Pereira é licenciada em História e mestre em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Atualmente é doutoranda em História Contemporânea na mesma instituição. É membro do CHSC e bolseira de doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BD/143217/2019). É autora do livro Refugiados da Segunda Guerra Mundial nas Caldas da Rainha (1940-1946), publicado pelas Edições Colibri em 2017. Foi agraciada com o Prémio Feijó (2014) e com o Prémio Curricular Feijó (2015) atribuídos pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

    Principais áreas de interesse e investigação: História Contemporânea; História da Europa; História Local; Segunda Guerra Mundial; Estado Novo português; refugiados.

    ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7313-2560

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//en/A715-8E9C-B7A4

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/CarolinaPereira

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Heranças e identidades locais e regionais

  • Cátia Antunes
  • Cleusa Teixeira de Sousa

    Email: cleotsou@gmail.com

    Cleusa Teixeira de Sousa é doutora em História pela Universidade de Coimbra. É professora de História da Secretaria de Educação do Estado de Goiás (SEE-GO). Atualmente é diretora do Colégio Estadual Jornalista Luiz Gonzaga Contart.

    Principais áreas de interesse e investigação: História Medieval; Moderna e Brasil Colónia; Ensino de História, Didática e Estágio do Ensino de História; História da Cultura Afro-brasileira e Indígena; História da Educação no Brasil; Diversidades Culturais.

    CV: https://orcid.org/0000-0001-7252-9438

    Repositório: https://cegot.academia.edu/cleusasousa

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas

  • Covadonga Valdaliso-Casanova

    Email: casanova@letras.ulisboa.pt

    Covadonga Valdaliso-Casanova é doutorada em História Medieval e investigadora integrada no Centro de História da Universidade de Lisboa.

    Principais áreas de pesquisa e investigação: Estuda a baixa Idade Média na Península Ibérica, com especial interesse na história política do reino de Portugal e da Coroa de Castela no século XIV e na historiografia medieval ibérica.

    CV: https://orcid.org/0000-0002-9825-1574

    Repositório: https://lisboa.academia.edu/CovadongaValdalisoCasanova

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Estudo e edição de fontes

  • Cristóvão Mata

    Email: cristovaomat@hotmail.com

    Cristóvão Mata é licenciado em História e mestre em História Moderna pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, instituição onde também se doutorou, com uma Bolsa Individual de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em História Moderna. A sua tese, intitulada A Casa de Aveiro na Constelação dos Poderes Senhoriais: Estruturas de Domínio e Redes Clientelares (2019), visou estudar uma das principais casas senhoriais portuguesas da Época Moderna.

    Principais áreas de interesse e investigação: História Moderna; Aristocracia; Nobreza; Elites Locais; Municípios; História das Instituições; Regime Senhorial; História da Família.

    ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3682-0700

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/CC1E-AB22-7292

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/CristovaoMata

    Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais

  • Daniel Norte Giebels

    Email: danielgiebels@gmail.com

    Doutorado em Altos Estudos em História Moderna pela Universidade de Coimbra, mestre em História Moderna pela mesma Universidade e licenciado em Património Cultural pela Universidade do Algarve.  Atualmente é membro do projeto ReligionAJE – Religião, administração e justiça eclesiástica no Império Português (1514-1750), e colaborador do Centro de Estudos de História Religiosa, onde integra o projeto Convemos – Convento e Mosteiros de Portugal (1096-1910) – Espacialidades e temporalidades. Autor de vários artigos e comunicações sobre a Inquisição e Igreja portuguesas entre os séculos XVI e XVIII, tendo publicado em 2018, através da Gradiva, o livro A Inquisição de Lisboa (1537-1579). Co-vencedor do 1º Prémio Nacional de Ensaio Histórico António Rosa Mendes.

    ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7000-8073

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/961B-3B28-24EE

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/DanielGiebels

    Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais

  • Diana Salvado

    Email: salvadodiana030@gmail.com

    Diana Salvado é licenciada em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Integra, atualmente, a equipa de investigação do projeto IMAGINÁRIA: Valorização e Proteção Participativa do Património Escultórico do Paço das Escolas da Universidade de Coimbra, em desenvolvimento no Centro de História da Sociedade e da Cultura.

    Principais áreas de interesse e investigação: arte portuguesa; escultura; iconografia; arte portuguesa do séc. XIX; Época Moderna; Época Contemporânea.

    CV: https://orcid.org/0000-0002-1154-6231

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/DianaSalvado

    Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais 

  • Diana Silva

    Email: dianasofsilva@gmail.com

    Diana Silva é licenciada em História (com menor em Línguas Modernas – Francês) e mestre em História da Época Moderna pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Frequenta o Doutoramento em História, ramo de História Contemporânea, na mesma instituição e é bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, tendo como tema de tese Sociedades Patrióticas e Cultura Política Liberal (1820-1828).

    Principais áreas de interesse e investigação: História Contemporânea de Portugal; História do Século XIX português; História política; História cultural; sociabilidade política; cidadania.

    CV: https://orcid.org/0000-0001-9744-6591

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/DianaSilva

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas

  • Dina Alves

    Email: dina.alves@ipleiria.pt

    Dina Catarina Duarte Alves é doutorada em História Moderna pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com a tese Violência, criminalidade e justiça em sociedades rurais na Época Moderna. O concelho de Óbidos, 1736-1806. Atualmente, é professora adjunta na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Recebeu, em 2021, o Prémio Internacional “Pina Manique – Do Iluminismo à Revolução Liberal”, concedido pela Academia Portuguesa da História e Fundação Pina Manique, pela sua tese de doutoramento.

    Principais áreas de interesse e investigação: História da Época Moderna; História Local; Violência; Crime; Justiça; Sociabilidade; Educação/ensino.

    ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4042-5989

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/en/7813-5E94-3C49

    Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais

  • Dina Sebastião

    Email: dinasebastiao@gmail.com

    Dina Sebastião é professora auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Doutorada em Estudos Europeus pela mesma Universidade, as suas áreas de interesse de investigação centram-se nas políticas e política da UE, nomeadamente no estudo de partidos políticos, na Europeização, com enfoque em Portugal e Espanha, governação e democracia, seguindo uma orientação normativa aplicada à UE enquanto entidade política. Neste âmbito, tem publicado capítulos de livros e artigos em revistas com revisão científica. Foi galardoada com o Prémio Jacques Delors 2017 – Ministério dos Negócios Estrangeiros, pelo melhor estudo em temas comunitários.

    CV: http://orcid.org/0000-0001-8988-5893

    Repositório: https://uc-pt.academia.edu/DinaSebastião

    Grupo(s) de Investigação: Heranças e Identidades Locais e Regional

  • Diogo Filipe Matias Marques

    Email: diogo.fmm@sapo.pt

    Diogo Filipe Matias Marques é doutorando em História na Universidade de Coimbra onde se encontra a realizar a sua investigação de doutoramento subordinada ao tema A casa de Cantanhede-Marialva (1661-1823): família, património e poder, financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia com a bolsa SFRH/BD/129781/2017. Tem participado em diversos encontros científicos nacionais e internacionais.

    Principais áreas de interesse e investigação: História da Nobreza; História Local; História Moderna de Portugal; relação entre os senhorios e câmaras municipais e Casas senhoriais.

    CV: https://orcid.org/0000-0002-1834-2215

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/DiogoMarques

    Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais

  • Diogo Lemos

    Email: diogolem1@gmail.com

    Diogo Lemos é doutorando em História da Arte na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde desenvolve o projeto Signos de autoridade e poder na arte portuguesa do século XVIII: o Paço das Escolas da Universidade de Coimbra como bolseiro de doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BD/05859/2021). Participou como comunicador em congressos e conferências, nacionais e internacionais, dedicando a sua atividade científica ao estudo das trocas e influências artístico-culturais luso-italianas e luso-francesas da Época Moderna.

    Principais áreas de interesse e investigação: Arte e Património da Época Moderna em Portugal; Retratística pictórica e escultórica (1680- 1800); Iconografia; História do Patriarcado e Casa Real em Portugal (Época Moderna); Artes decorativas – mobiliário.

    CVhttp://orcid.org/0000-0002-2985-0119

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/DiogoLemos

    Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais


  • Edgar Pereira

    Email: edgarbertrandpereira@gmail.com

    Edgar Pereira é doutorado em História Económica e Social pela Universidade de Leiden (Países Baixos), tendo sido bolseiro de pós-doutoramento no KNIR (Real Instituto Holandês em Roma). Atualmente é investigador doutorado de nível inicial no Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra. Desenvolveu investigação de arquivo em sete países e tem publicado em revistas científicas e obras coletivas. Em 2015, a sua tese de mestrado recebeu o Marc Bloch Prize atribuído pelo European University Institute (Florença), para melhor dissertação de mestrado em História Moderna e Contemporânea. Além do trabalho de arquivo e publicações, lecionou unidades curriculares de licenciatura e mestrado.

    Principais áreas de interesse e investigação: História económica e política do Portugal Moderno; História do império ultramarino português; História conectada dos impérios ibéricos; história do comércio marítimo na época moderna.

    ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8547-6777

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/A313-089D-95DB

    Repositório: https://leidenuniv.academia.edu/EdgarPereira

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas

  • Ediana Ferreira Mendes

    E-mail: edianamendes@gmail.com

    Ediana Ferreira Mendes é licenciada e mestre em História pela Universidade Federal da Bahia e doutora em História, Ramo História Moderna, pela Universidade de Coimbra, quando foi contemplada pela Bolsa Francisco de Lemos, cedida pelo Arquivo da Universidade de Coimbra. Atualmente é Professora Adjunta C-II na Universidade Federal do Oeste da Bahia (Brasil) e realiza pós-doutoramento na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra com bolsa cedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Brasil). Em 2022, publicou o livro fruto da sua tese de doutoramento, intitulado Edificar a igreja, consolidar o império: a Universidade de Coimbra e os bispos do Brasil (1676-ca. 1773), pela Imprensa da Universidade de Coimbra e a Editora da Universidade Federal da Bahia. 

    CV: http://lattes.cnpq.br/1204556576910249

    Repositório: https://ufob.academia.edu/EdianaMendes 

    Projeto de investigação: Uma cabeça, três mitras. A ação episcopal de D. João Franco de Oliveira entre Luanda, Salvador e Miranda do Douro (1687-1715)

    Este projeto busca compreender a ação episcopal de D. João Franco de Oliveira em três espaços distintos, as dioceses ultramarinas de Angola e Bahia e a reinol Miranda do Douro entre os anos de 1687 e 1715. Pretende-se examinar a capacidade de adaptação da ação pastoral aos vários terrenos, o modo como governou estas populações, como aplicou os instrumentos do disciplinamento social, o alcance e eficácia destas medidas e como estas populações interpretaram, assimilaram, ressignificaram ou resistiram à ação episcopal. Por fim, investigar-se-á as possíveis relações de colaboração deste prelado, oriundo das fileiras da Inquisição, com o Santo Ofício português.

    Período de investigação: A Doutora Ediana Mendes será investigadora visitante e desenvolverá o seu projeto de investigação entre janeiro e dezembro de 2023.

  • Eduardo Vieira Gonçalves

    Email: fares.eduardo@gmail.com

    Licenciado em História (Universidade Federal de Roraima, 1996); Especialista em Docência do Ensino Superior (Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2002); Mestre em História com especialização em Museologia (Universidade de Coimbra, 2016); Doutorando em História Social (Universidade de Coimbra, desde 2017). Docente do ensino superior e da educação básica. Vínculo institucional: Universidade Estadual de Roraima e Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Governo de Roraima, Brasil.

    Principais áreas de interesse e investigação: Regimes autoritários do século XX e a transição para a democracia.

    CV: https://orcid.org/0000-0002-5943-9777

    Repositório: https://www.uerr.edu.br/repositorio

    Grupo(s) de investigação: Repensar o ofício do historiador

  • Elen Biguelini

    Email: elen.biguelini@hotmail.com

    Elen Biguelini é Doutora em Altos Estudos em História pela Universidade de Coimbra, mestre em Estudos Feministas pela mesma universidade e bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal do Paraná. É ainda bacharel em Design, Habilitação em Moda pela Universidade Tuiuti do Paraná. Atualmente é pesquisadora e escritora. Integra a comissão de organização dos Seminários Mulheres na História, na Literatura e nas Artes, que está na sua III edição, e co-organiza o Instagram @herstoryside , focado na história das mulheres (em especial brasileiras).

    Principais áreas de interesse e investigação: Mulheres que escrevem, Mulheres como atores na história, história do género, da crítica literária feminista e dos estudos interdisciplinares.

    CV: https://orcid.org/0000-0002-1936-5486

    Repositório: https://capes.academia.edu/ElenBiguelini

    Grupo(s) de investigação: Encontro e desencontros de culturas; Estudo e edição de fontes

  • Enzo Novello

    Email: enzonovello@gmail.com

    Enzo Novello é doutorando em História Contemporânea na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde também concluiu a licenciatura em História com menor em História da Arte e o mestrado em História Contemporânea.

    Principais áreas de interesse e investigação: queenship studiesroyal studies, história dos nacionalismos, micro-história, história da cultura, história das relações de género

    ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1843-8532 

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//pt/5E1A-0D1E-6526

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas

  • Estefanía Piñol Álvarez

    Email: pinolestefania@gmail.com

    Estefanía Piñol é licenciada em História da Arte e mestre em Património Cultural pela Faculdade de Letras da Universidade Autónoma de Barcelona. Correntemente é doutoranda em História da Arte na mesma instituição. O seu projeto de doutoramento tem como foco o estudo da arte medieval na Catalunha no século XIX e sua relação com o surgimento da consciência patrimonial e nacional.

    Principais áreas de interesse e investigação: medievalismo do século XIX; historiografia espanhola do século XIX; arte medieval; pintura gótica catalã. 

    CV: https://orcid.org/0000-0002-9028-1998

    Repositório: https://uab.academia.edu/estefaniapinol

    Grupo(s) de investigação: Repensar o ofício do historiador

  • Eurico Gomes Dias

    Email: eurico_dias@sapo.pt

    Eurico José Gomes Dias é licenciado em Comunicação Social pelo Instituto Superior de Línguas e Administração de Santarém. Pós-graduado em Direito da Comunicação pela FDUC. Mestre em História Medieval e do Renascimento pela FLUP, onde defendeu o Doutoramento, o Pós-doutoramento e as Provas de Agregação em História. Foi bolseiro de Doutoramento e Pós-doutoramento apoiado pela FCT. Presentemente, é professor auxiliar com agregação no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna [Lisboa], sendo investigador integrado do ICPOL, do mesmo Instituto. Académico correspondente da Academia Portuguesa da História e membro correspondente do Conselho Científico da Comissão Portuguesa de História Militar. Investigador colaborador no CHSC, assim como noutros organismos científicos e culturais.

    CV: https://www.cienciavitae.pt//D818-B637-7362

    Repositório: https://comum.rcaap.pt/browse?type=author&value=Dias%2C+Eurico+Jos%C3%A9+Gomes

    Grupo(s) de investigação: Repensar o ofício do historiador

  • Fernando Catroga

    Email: fcatroga@hotmail.com

    Fernando Catroga é professor catedrático jubilado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É doutorado em História Moderna e Contemporânea pela Universidade de Coimbra e doutor Honoris Causa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Brasil). Foi condecorado pelo Presidente da República portuguesa com a Ordem Militar de Santiago da Espada de Portugal, por méritos científicos e recebeu a Medalha de Honra da Universidade de São Paulo. É Académico de Mérito da Academia Portuguesa da História. Cooordena o grupo de investigação Repensar o Ofício do Historiador, no CHSC. Foi diretor da Revista de História das Ideias. Tem extensa obra publicada no domínio da história política, cultural e das ideias.

    Principais áreas de interesse e investigação: Republicanismo; Secularização e Laicidade; Memória Histórica; Teoria da História; Historiografia; História das Ideias; História Cultural.

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//en/B31B-EAE5-DB8A

    Grupo(s) de investigação: Repensar o ofício do historiador

  • Fernando Taveira da Fonseca

    Email: fertaveira@gmail.com

    Fernando Taveira da Fonseca é doutorado em História Moderna e Contemporânea e professor associado com agregação aposentado da Universidade de Coimbra. É membro do IEMYR (Instituto de Estudios Medievales y Renascentistas) da Universidade de Salamanca e sócio de mérito da Academia Portuguesa da História. Foi diretor do Instituto de História Económica e Social, membro do Conselho Diretivo da Faculdade de Letras e diretor do Departamento de História, Arqueologia e Artes. Participou na Comissão de candidatura da Universidade de Coimbra a Património da Unesco.

    Principais áreas de interesse: História Moderna de Portugal; História Económica e Social; História da Universidade de Coimbra; História das Universidades; História da Educação; História Religiosa; História da Restauração.

    CV: http://orcid.org/0000-0003-3280-5009

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/E916-F8A3-40B5

    Repositório: https://uc-pt.academia.edu/FernandoTaveiradaFonseca

    Grupo(s) de investigação: Estudo e edição de fontes; Heranças e identidades locais e regionais

  • Filipa Roldão

    Email: anaroldao@campus.ul.pt

    Filipa Roldão é mestre em Paleografia e Diplomática (2007), pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e doutorada em História (2011), pela mesma instituição, com uma tese intitulada A memória da cidade. Administração urbana e práticas de escrita em Évora (1415-1536). Entre 2012 e 2019, foi-lhe concedida uma bolsa de pós-doutoramento pela FCT, para o estudo das práticas de escrita na cidade de Macau (séculos XVI e XVII). É investigadora auxiliar do Centro de História da Universidade de Lisboa, e é investigadora principal do projeto Forais Medievais Portugueses: uma abordagem histórica e linguística na era digital (PTDC/HAR-HIS/5065/2020).

    Principais áreas e interesses de investigação: cultura escrita; administração urbana; arquivos municipais; edição de manuscritos em latim e português; séculos XIII a XVI.

    CV: https://orcid.org/0000-0001-8760-6133

    Repositório: https://repositorio.ul.pt/

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Estudo e edição de fontes

  • Filipe Folque de Mendóça

    Email: fmendoca@yahoo.com

    Filipe Folque de Mendóça é doutorado em Altos Estudos em História (Época Contemporânea) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Professor e investigador universitário. É presidente do Instituto Dom João VI, diretor do Departamento de História, membro da Comissão Científica do Prémio Renacimiento e membro do Conselho Assessor da “Aula Carolus Magnus”.

    Principais áreas de interesse e investigação: História Moderna e Contemporânea; Ordens Militares; História Diplomática; História Militar; Antigo Regime; Constitucionalismo; Monarquia/Realeza; Aristocracia/Nobreza; Casas Reais da Europa.

    CV: https://orcid.org/0000-0001-7485-3768

    Grupo(s) de investigação: Encontros e Desencontros de Culturas

  • Filipe Miguel de Andrade Campos

    Email: filipeandrade37@hotmail.com

    Filipe Miguel de Andrade Campos, licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e mestre em Ensino da História no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, pela mesma instituição. Exerce funções de docente de História, desde 2017. É também doutorando em História Moderna, estando a trabalhar na área da assistência confraternal e da morte.    

    Principais áreas de interesse e investigação: História Moderna de Portugal; História Religiosa; História Social; História da Morte; História das Misericórdias e da Assistência; Confrarias e Ordem Terceira; Rituais.

    CV: https://orcid.org/0000-0002-9350-2290

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Heranças e identidades locais e regionais

  • Gabriel Martinez Bonora

    Email: gabriel.m.bonora@gmail.com 

    Gabriel Martinez Bonora é licenciado em História pelo Centro Universitário Octávio Bastos (São Paulo, Brasil), bolseiro do programa Santander Ibero-Americana pela mesma instituição. Foi professor de Filosofia no ensino secundário no Instituto Educacional São João da Escócia (Minas Gerais, Brasil) e trabalhou no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas (Minas Gerais, Brasil). Atualmente é mestrando em História da Idade Média na Universidade de Coimbra.

    Principais áreas de interesse e investigação: história medieval; história das religiões; história rural; história cultural; história das mentalidades e imaginário

    CV: https://orcid.org/0000-0002-8751-253X

    Grupo(s) de investigação: Estudo e edição de fontes

  • Gabriel Paquette
  • Gabriela Nóbrega

    Email: agabrielanobrega95@gmail.com

    Gabriela Nóbrega é mestre em História Moderna (2019), com a tese D. Frei Agostinho da Anunciação: um arcebispo-governador em Goa (1691-1713), pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Frequenta o Doutoramento em História, ramo em História Moderna, na mesma instituição e é bolseira da FCT. Integra a equipa de investigação do projeto ReligionAJE – Religião, administração e justiça eclesiástica no Império Português (1514-1750).

    Principais áreas de interesse e investigação: História eclesiástica e religiosa; História global e conectada; História Moderna de Portugal; História do império ultramarino português.

    CV: https://orcid.org/0000-0001-5055-4130

    Repositório: https://independent.academia.edu/NóbregaGabriela

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Repensar o ofício do historiador

  • Guilherme Mourão Marôco

    Email: guilherme.m.maroco@gmail.com

    Guilherme Mourão Marôco é licenciado em História e mestre em História Militar pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Atualmente é doutorando em História Medieval na mesma instituição. É membro do CHSC e a sua investigação tem-se centrado na História do al-Andalus. Em 2016 foi agraciado com o Prémio de Mérito Académico da Comissão Portuguesa de História Militar; Fundação Batalha de Aljubarrota, e em 2018 recebeu uma Menção Honrosa na 2ª edição do “Prémio de Jovens Investigadores”, atribuído pela Associação Ibérica de História Militar; Banco Santander Totta.

    Principais áreas de interesse e investigação: História Medieval; História Islâmica; História do al-Andalus; História Militar.

    CV: https://orcid.org/0000-0001-7674-969X

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/GuilhermeMaroco

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas

  • Guilherme Sousa

    Email: guisousa160@gmail.com

    Guilherme Miguel Mendes de Sousa é licenciando em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Em 2019, foi distinguido com o Prémio UC à Frente e, em 2021, foi nomeado Embaixador dessa mesma instituição.

    Principais áreas de interesse e de investigação: História da Igreja Católica; História das Missões Católicas; História da Expansão Portuguesa; História da Ásia; História Social e História das Mentalidades.

    CV: https://orcid.org/0000-0001-9408-1427

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/GuilhermeSousa

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas

  • Hugo Gonçalves Dores

    Email: hfgdores@gmail.com

    Hugo Gonçalves Dores é investigador em pós-doutoramento no Centro de História da Sociedade e da Cultura (Universidade de Coimbra). Doutorado em História no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. É membro do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa. Tem trabalhado sobre políticas educativas coloniais, as relações Estado-Igreja e a questão missionária nos impérios coloniais (sécs. XIX e XX). É autor de A Missão da República: Política, Religião e o Império Colonial Português (1910-1926) (2015) e Politics and Religion in the Portuguese Colonial Empire in Africa (1890-1930) (2021), e co-editor de Education and Development in Colonial and Post-Colonial Africa (2020), entre outros.

    Principais áreas de interesse e investigação: História contemporânea; Imperialismo; Educação colonial; UNESCO no contexto colonial; Relações Estado-Igreja nos impérios coloniais; História das Missões.

    ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7690-7563

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/6F1A-84AC-687E

    Repositório: https://uc-pt.academia.edu/HugoGonçalvesDores

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas

  • Inês Pina

    Email: inesgpina@hotmail.com

    Inês Pina é licenciada em Estudos Artísticos e em História da Arte e mestre em Património Cultural e Museologia, vertente de Gestão e Programação, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Integra o projeto Património da Universidade de Coimbra. Esculturas (in)visíveis no Paço das Escolas (sécs. XVII e XVIII) onde desenvolve investigação sobre o fenómeno de circulação do património móvel.

    Principais áreas de interesse e investigação: Arte portuguesa; Época Medieval; Época Moderna; produção escultórica; património cultural – móvel e imóvel.

    CV: https://orcid.org/0000-0002-4875-5424

    Repositório: http://hdl.handle.net/10316/82297

    Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais

  • Inês Pinto

    Email: inesmjpinto@gmail.com 

    Inês Maria Jordão Pinto, licenciada em Ciências da Comunicação, (ISCIA – 2010), mestre em Turismo, Território e Patrimónios (2019) e mestre em História da Arte, Património e Turismo Cultural (2013), ambos pela FLUC, frequenta o Doutoramento em História, pela FLUC com o projeto de tese intitulado O Mosteiro de Santa Maria de Seiça: história, propriedade e herança patrimonial. Dos Tempos Medievais à Extinção, sob a orientação de Saul António Gomes, sendo bolseira de doutoramento da FCT.
    As suas investigações resultaram em comunicações apresentadas em encontros científicos e na publicação de artigos em Portugal e nos Países Baixos, sobre temas da história local, azulejaria holandesa, sendo a sua atual área de interesse a temática cisterciense. 

    Principais áreas de interesse e investigação: História Moderna de Portugal; História Monástica; História Local; História Social; Azulejaria Neerlandesa; Património Cultural

    CV: https://orcid.org/0000-0002-6112-3616

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/InesPinto

    Grupo(s) de investigação: Estudo e Edição de Fontes

  • Irene Vaquinhas

    Email: irenemcv@fl.uc.pt

    Irene Vaquinhas é doutorada em História e professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra desde 2009. Foi coordenadora científica do Centro de História da Sociedade e da Cultura de novembro de 2013 a outubro de 2020. Foi representante da Universidade de Coimbra no projeto ATHENA (Advanced Thematic Network for Activities on Women´s Studies), da União Europeia. Tem colaborado em vários projetos internacionais. É membro da Academia Portuguesa da História.

    Principais áreas de interesse e investigação: História Contemporânea de Portugal; história rural; história das formas de sociabilidade; história da vida privada; história das mulheres e do género; história dos patrimónios alimentares e museologia.

    ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1889-165X

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/7116-054C-1FE6

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/IreneVaquinhas

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Heranças e identidades locais e regionais

  • Isabel Ferreira da Mota

    Email: ifmota@fl.uc.pt

    Isabel Ferreira da Mota é doutorada em História pela Universidade de Coimbra, em cuja Faculdade de Letras exerce funções docentes. Recebeu em 2004 o Prémio da Fundação Calouste Gulbenkian em História Moderna e Contemporânea, atribuído à obra A Academia Real da História: os intelectuais, o poder cultural e o poder monárquico no séc. XVIII (2003). É colaboradora do CEIS20, membro do Conselho de Redação da Revista de História das Ideias, membro da direção executiva da Biblos: Revista da FLUC e académica correspondente da Academia Portuguesa da História.

    Principais áreas de interesse e investigação: História Cultural e Política do Século XVIII; História Transnacional; Historiografia, Academias e Universidades; Viagens e República das Letras; Práticas Políticas, Cultura Visual e Cultura Material.

    ORCID:  https://orcid.org/0000-0001-9743-2739

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/en/611A-6C43-6E6C

    Repositório:  https://www.researchgate.net/profile/Isabel-Mota-2

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Repensar o ofício do historiador

  • Isabela Bezerra

    Email: isabela.bezerra@ifpb.edu.br

    Isabela Augusta Carneiro Bezerra é doutoranda em História pela Universidade de Coimbra e professora efetiva (dedicação exclusiva) de História do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB (Brasil). Foi coordenadora de ensino e diretora geral substituta do Campus Avançado Cabedelo Centro – IFPB (Brasil). Possui mestrado e licenciatura em História pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB (Brasil).

    Principais áreas de interesse e investigação: História política; administração do império ultramarino português; governadores e capitães-mores do império ultramarino português; História do Brasil Colonial; História Moderna de Portugal.

    CV: http://lattes.cnpq.br/3645709522976746 

    Repositório: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8100?locale=pt_BR

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas

  • Jaime Ricardo Gouveia

    Email: jaime.gouveia@uc.pt

    Jaime Ricardo Gouveia é doutorado em História pelo Instituto Universitário Europeu de Florença, licenciado e mestre em História pela Universidade de Coimbra. Atualmente é investigador integrado do CHSC, docente convidado do Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Universidade de Coimbra e professor da pós-graduação em História da Universidade Federal do Amazonas. É também Co-IR do Projeto Internacional ReligionAJE. Foi bolseiro do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Desenvolveu dois projetos de pós-doutoramento financiados pela FCT e CAPES e foi visiting researcher no Max Planck Institute for European Legal History, de Frankfurt. É autor de vários livros de história e recebeu diversos prémios científicos, entre os quais o Prémio Gulbenkian da Academia Portuguesa da História (2015).

    As suas principais áreas de interesse e investigação são: História Moderna; História Eclesiástica e Religiosa; História Comparativa e Transnacional; História do Direito; História colonial.

    ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2435-7384

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/C71F-7E85-C953

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/JaimeGouveia

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Heranças e identidades locais e regionais

  • Jairzinho Lopes Pereira

    Email: jairzinho.lopes.pereira@vid.no

    Jairzinho Lopes Pereira é licenciado em História pela Universidade de Coimbra, mestre em Ciência Política pela Faculdade de Ciências Sociais da Katholiek Universiteit Leuven (Bélgica) e doutorado em Teologia Sistemática pela Faculdade de Teologia da Universidade de Helsínquia (Finlândia). É investigador no departamento de História da VID Specialized University, em Stavanger, na Noruega. É “Investigador Estrangeiro Associado” do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa.

    Principais áreas de interesse e investigação: Teologia Patrística, Reformas do século XVI; as relações entre a Igreja Católica e a Escravatura em África, com destaque para a Angola, o Congo Belga e Cabo Verde; Teologia política; História da Igreja em Cabo Verde.

    CV: https://orcid.org/0000-0003-0643-6377

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Estudo e edição de fontes

  • Joana Antunes

    Email: joana.filipa.antunes@gmail.com

    Joana Antunes é doutorada em História da Arte e professora auxiliar na Universidade de Coimbra, onde coordena o 1º ciclo em História da Arte. É investigadora integrada do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património (CEAACP). Tem colaborado no desenvolvimento de diversos projetos de investigação nacionais e integra o grupo de investigação internacional Tectum. European Observatory of Painted Wooden Ceilings (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3). Atualmente, é IR do projeto Ver o que o passado (ou)viu. Reconstituição espacial e acústica da Sé Velha de Coimbra (séc. XVI) (UC).

    Principais áreas de interesse e investigação: Arte das épocas medieval e moderna (sécs. XII-XVI); iconologia; marginalia; liminaridade; o grotesco e o monstruoso; funcionamento das imagens e lógicas de (in)visibilidade no espaço eclesial. 

    ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8679-9009

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/0419-7895-AECA

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/JoanaAntunes

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Estudo e edição de fontes

  • Joana Brites

    Email: brites.joanac@gmail.com

    Joana Brites é mestre em História da Arte e doutorada em História, especialidade de História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É professora auxiliar na FLUC, investigadora integrada do Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) e colaboradora do Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Integrou o Gabinete de Candidatura da UC a Património Mundial, dirigiu a licenciatura em História da Arte da FLUC, co-coordenou os eixos transdisciplinares de investigação do CEIS20 e foi investigadora visitante na Brown University, EUA.

    Principais áreas de interesse e investigação: modernismo; regimes autoritários e totalitários; arquitetura do Estado Novo; obras públicas no império colonial português (1933-1975); património dissonante; escultura portuguesa (séculos XIX e XX).

    ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9857-1722

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/1510-0395-8C81

    Repositório: https://uc-pt.academia.edu/JoanaBrites

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas

  • João Castro Portugal

    Email: J.castro.portugal@gmail.com

    João de Castro Portugal é licenciado em História e mestre na área de especialização em História da Idade Média com a tese intitulada Violência em contexto senhorial em documentos de D. Dinis, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Frequenta o programa de doutoramento em História Medieval, subordinado à temática da violência e conflitualidade nos séculos XIII e XIV, na mesma instituição. Detém, igualmente, um bacharelato e licenciatura em Gestão de Marketing. 

    Principais áreas de interesse e investigação: História Medieval (séculos XIII e XIV); História Social, política e Institucional; História da nobreza; Nobreza Senhorial; História dos Poderes.

    CV: https://orcid.org/0000-0002-2247-5686

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/Jo%C3%A3oPortugal

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Heranças e identidades locais e regionais

  • João Figueiredo

    Email: de.castro.maia@gmail.com

    João Figueiredo é doutorado em Altos Estudos em História, Ramo Império, Política e Pós-colonialismo pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2016), pós-graduado em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (2006) e licenciado em Antropologia, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (2005). O seu trabalho tem-se focado na análise histórica e antropológica do colonialismo Português em Angola, durante o “longo do século XIX”. Tem especial interesse nas interfaces entre a administração portuguesa e os sistemas normativos locais, e no papel que a materialidade, quer da escrita, quer dos objetos etnográficos, desempenhou nestas relações.

    CV: https://orcid.org/my-orcid?orcid=0000-0001-9981-9064

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/Jo%C3%A3oFigueiredo

  • João Gouveia Monteiro

    Email: joao.g.monteiro@sapo.pt

    João Gouveia Monteiro (n. 1958) é professor catedrático da UC, onde se doutorou em História (1997). Foi professor convidado da Université Paul Valéry (Montpellier III) e professor visitante da École Pratique des Hautes Études (Paris). Estagiou nas universidades de Bolonha e de La Laguna-Tenerife. Em 1995-2001, dirigiu um projeto de investigação multidisciplinar no campo de batalha de Aljubarrota. É académico correspondente da Academia Portuguesa da História e Presidente da Associação Ibérica de História Militar (sécs. IV-XVI).

    Foi Pró-Reitor para a Cultura e diretor da Imprensa da U.C., sendo o atual diretor da Biblioteca Geral. É membro do Conselho Geral da U.C.

    Principais áreas de interesse e investigação: história militar, história medieval europeia, história antiga e história das religiões.

    ORCID: http://orcid.org/0000-0003-3418-0217​

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/C515-07FC-57A3

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/JoãoGouveiaMonteiro

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Estudo e edição de fontes

  • João Marinho dos Santos

    João Marinho dos Santos é professor catedrático jubilado do Grupo de História da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Tem feito incidir a sua investigação científica nas áreas de História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa e de História Local, destacando-se entre as suas últimas publicações: Ceuta não foi Conquista, mas começo dela (2017); Costumes e Foros de Castelo Bom (2018);Estudos sobre os Descobrimentos e Expansão Portuguesa (2021).

     Entre 1990 e 1994 exerceu o cargo de delegado da Secretaria de Estado da Cultura para a Zona Centro de Portugal e, entre 2003 e 2013, o de coordenador científico do Centro de História da Sociedade e da Cultura.

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//en/871C-913A-11D9

  • João Nunes

    Email: jnunes@esev.ipv.pt

    João Nunes é doutorado em História pela Universidade de Coimbra. Docente do Instituto Politécnico de Viseu e colaborador do Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI – IPV).  Tem participado em projetos de investigação na área de história e património cultural. 

    Os seus interesses, investigações e publicações centram-se, maioritariamente, na história religiosa e eclesiástica da Época Moderna.

    ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0328-307X

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/en/E41E-B7EF-6D93

    Repositório: https://estgv.academia.edu/JoãoNunes

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas

  • João Rafael Nisa

    Email: joaonisa1984@gmail.com

    João Rafael Nisa é doutorando em História Medieval na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BD/136145/2018). O seu projeto de doutoramento, sob a orientação do Prof. Doutor João Gouveia Monteiro, pretende analisar a práxis e a organização da guerra no Alentejo medieval (séc. XIV-XV). Tem participado em vários encontros científicos, nacionais e internacionais, e é autor de alguns estudos sobre guerra medieval. É membro da Associação Ibérica de História Militar (séc. IV-XVI).

    Principais áreas de interesse e investigação: Guerra na Idade Média; Concelhos; Relações transfronteiriças Portugal/Castela; Alentejo medieval; Infante D. Pedro, Duque de Coimbra.

    CV: https://orcid.org/0000-0001-7698-7567

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/JoaoNisa

    Grupo(s) de investigação: Estudo e edição de fontes; Heranças e identidades locais e regionais

  • Jorge Prata

    Email: prata@sapo.pt

    Jorge Prata é doutorando em História, ramo História Medieval, mestre em História da Idade Média e em Estudos do Património, e professor de História na Escola Secundária D. Inês de Castro de Alcobaça.

    Principais áreas de interesse e investigação: História Medieval, com principal incidência nas temáticas do poder, justiça e direito; tumulária medieval; teoria do património; política(s) de restauro da DGEMN; fotografia e teoria da imagem; Shoah.

     CV: https://orcid.org/0000-0002-3072-3627

    Grupo(s) de investigação: Estudo e edição de fontes; Repensar o ofício do historiador

  • José Antunes

    Email: antunesgjose@gmail.com

    José Antunes é doutorado em História Medieval e professor auxiliar com agregação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tendo-se jubilado no ano 2000. Foi membro do Instituto de História e Teoria das Ideias e é atualmente membro do Centro de História da Sociedade e da Cultura.

    Principais áreas de interesse e investigação: História Medieval de Portugal; Cultura erudita portuguesa nos séculos XII a XIV (Juristas, Teólogos e Filósofos); Problemática histórica dos primórdios da fundação da Universidade Portuguesa.

    ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5446-0526

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//en/0616-A6D0-63DC

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas

  • José Luís Barbosa

    Email: jlsb101088@gmail.com

    José Luís dos Santos Barbosa é doutorando em História Moderna na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tendo como tema de tese O modelo de financiamento da Universidade de Coimbra (1772 -1836). É licenciado em História (com menor em Estudos Europeus) e mestre em História Moderna pela mesma instituição e é colaborador do Centro de História da Sociedade e da Cultura. Atualmente, é bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto Ref. FCT: SFRH/BD/143897/2019. É autor de vários artigos, comunicações e um livro na área da História económica.

    Principais áreas de interesse e investigação: História Moderna de Portugal; História Económica; História financeira; História das instituições; História fiscal; História das universidades; História do poder local.

    CV: https://coimbra.academia.edu/Jos%C3%A9Lu%C3%ADsdosSantosBarbosa/CurriculumVitae

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/Jos%C3%A9Lu%C3%ADsdosSantosBarbosa

    Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais

  • José Manuel Azevedo e Silva

    Email: jazevedosilva@gmail.com

    José Manuel Azevedo e Silva é doutorado em História pela Universidade de Coimbra. Foi professor da mesma Universidade de 1983 a 2007. Desenvolveu a sua atividade na docência e na investigação nos domínios de História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa e de História do Brasil Colonial. Tem 20 livros publicados nestas áreas e cerca de 100 artigos, prefácios e recensões. Foi galardoado com o Prémio Calouste Gulbenkian “História da Presença de Portugal no Mundo”, atribuído pela Academia Portuguesa da História, em 2008. É académico de Mérito da Academia Portuguesa da História.

    Principais áreas de interesse e investigação: História Local e Regional; História da Expansão Portuguesa; História do Brasil; História Local

    CV: https://orcid.org/0000-0001-8592-7021

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Heranças e identidades locais e regionais

  • José Pedro Paiva

    Email: lejpaiva@fl.uc.pt

    José Pedro Paiva é doutorado em História e professor catedrático na Universidade de Coimbra. Foi diretor do Arquivo da Universidade e da Faculdade de Letras da mesma Universidade. É investigador integrado do Centro de História da Sociedade e da Cultura (CHSC), colaborador do Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR – UCP), e membro da Academia Portuguesa da História e da Academia das Ciências de Lisboa. Já participou e coordenou diversos projetos nacionais e internacionais, foi professor convidado na Universidade de S. Paulo (Brasil) e bolseiro da John Carter Brown Library (EUA) e da Nederlanse Organisatie voor Wetenschappelijk Onderzoek (Países Baixos).

    Principais áreas de interesse: História religiosa; Inquisição; Reforma Católica; Bruxaria e feitiçaria na Época Moderna; Misericórdias; História Moderna de Portugal; História do império ultramarino português; União Ibérica (1580-1640).

    ORCID: http://orcid.org/0000-0001-5312-1138

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//pt/BA17-42F4-F7F9

    Repositório: https://uc-pt.academia.edu/JosePaiva

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas

  • José Vieira Leitão

    Email: jose.cv.leitao@gmail.com

    José Vieira Leitão é doutorado em Física Experimental pela Universidade Técnica de Delft (Países Baixos). Possui também um Mestrado em Estudos Religiosos pela Universidade de Amesterdão, com especialização em Esoterismo Ocidental.
    Correntemente é doutorando em História Moderna na Universidade de Coimbra. É membro da ESSWE (European Society for the Study of Western Esotericism). É autor de várias traduções comentadas de obras de carácter mágico e/ou religiosidade heterodoxa.

    Principais áreas de interesse e investigação: metodologias do estudo da religião; magia, bruxaria e feitiçaria; Inquisição Portuguesa; ocultismo; esoterismo ocidental; literatura mágica; Livros de São Cipriano.

    CV: https://orcid.org/0000-0001-7456-5045

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/JoséVieiraLeitão

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Repensar o ofício de historiador

  • Laura de Mello e Souza
  • Leonor Salguinho Ferreira

    Email: maria.leonor143@gmail.com

    Leonor Salguinho Ferreira é licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, instituição em que correntemente é mestranda em História Moderna. Ganhou a bolsa “Verão com Ciência 2021” da FCT, contribuindo para o projeto de investigação ReligionAJE.

    Áreas de interesse e investigação: história das mulheres; história dos pobres e desfavorecidos; história rural; história local; história moderna; história da assistência social.

    CV: https://orcid.org/0000-0002-8857-1072

    Repositório: https://independent.academia.edu/LeonorFerreira14

    Grupo(s) de investigação: Heranças e Identidades Locais e Regionais

  • Leonor Zozaya-Montes

    Email: leonor.zozaya@ulpgc.es

    Leonor Zozaya-Montes  é licenciada (1993/98) e doutora em História pela Universidade Complutense de Madrid (UCM, 2008), onde foi professora de Ciências e Técnicas Historiográficas (2006/11). Atualmente é professora na Universidade de Las Palmas de Gran Canária (Espanha). Foi bolseira na UCM (1997/98) e no Instituto de História do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC, 1999-2006). Fez um período de investigação na École des Hautes Études em Sciences Sociales, em Paris, durante um ano completo (2002/03). Foi bolseira FormArte no Arquivo da Biblioteca Nacional de Espanha (Madrid, 2012/13). Entre 2014 e 2019 foi bolseira de pós-doutoramento da FCT no CHSC da Universidade de Coimbra. É autora de cerca de cinquenta publicações científicas. É investigadora principal do Projecto sobre “Arquivos, documentos e memória da Época Medieval à Contemporânea” (Nº ref. ULPGCP2018-29). 

    Principais áreas de interesse e investigação: História dos Arquivos e os escrivães (Idades Média e Moderna); Paleografia e Pedagogia; Inquisição Espanhola.

     CV: orcid.org/0000-0002-6256-1888

     Repositório: https://leonorzozaya.wordpress.com/trabajos/  

    Grupo(s) de investigação: Estudo e edição de fontes

  • Leontina Domingos Ventura

    Email: ldvdf@fl.uc.pt

    Leontina Domingos Ventura é doutorada em História e professora associada na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.  Colaborou em vários projetos nacionais e em dois internacionais. É membro da Academia Portuguesa da História e do Instituto Português de Genealogia e Heráldica.

    Principais áreas de interesse e investigação: História Medieval de Portugal (sécs. XI-XIV sobretudo) e, dentro desta, História Social (da nobreza e das aristocracias urbanas) e Institucional (das instituições judiciais e fiscais, em particular); História da Cidade de Coimbra; Biografias; Produção Documental (chancelarias régias, episcopais e monacais).

    ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3051-5526

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/A21C-33E4-EAA7

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/leontinaventura

    Grupo(s) de investigação: Estudo e edição de fontes; Heranças e identidades locais e regionais

  • Luciano Moreira

    Email: lucrdp@gmail.com

    Luciano Augusto dos Santos Moreira é licenciado em Teologia pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica de Lisboa e licenciado e mestre em História na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Na atualidade é doutorando em História Moderna na mesma instituição e bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BD/143791/2019). O seu projeto de doutoramento tem por tópico O padroado paroquial na diocese de Lamego: instituições, mecanismos, direitos e deveres (1520 – 1833).

    Principais áreas de interesse e investigação: História Medieval e Moderna; História da Igreja; História da Igreja em Portugal; História da diocese de Lamego; rede paroquial; padroado paroquial; clero paroquial; benefícios eclesiásticos; dízimos. 

    CV: https://orcid.org/0000-0002-1298-4065

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/LucianoMoreira

    Grupo(s) de investigação: Estudo e edição de fontes; Heranças e identidades locais e regionais

  • Luís Miguel Rêpas

    Email: lrepas@gmail.com

    Luís Miguel Rêpas concluiu o Mestrado (2000) e o Doutoramento (2021) em História Medieval na Universidade de Coimbra e é colaborador no Centro de História da Sociedade e da Cultura e investigador integrado no Instituto de Estudos Medievais (NOVA-FCSH). Atualmente, é investigador contratado do projeto Books, rituals and space in a Cistercian nunnery. Living, praying and reading in Lorvão, 13th-16th centuries (ref.ª PTDC/ART-HIS/0739/2020), e participa também no projeto Cistercian Horizons; studying and characterizing a medieval scriptorium and its production: Alcobaça. Local Identities and Liturgical Uniformity in Dialogue (ref.ª PTDC/ART-HIS/29522/2017), ambos financiados pela FCT.

    Principais áreas de interesse e investigação: História Monástica; História Social; Cultura escrita; Paleografia e Diplomática; Edição de manuscritos.

    CV: Ciência ID: 1414-BC78-D72A

    Repositório: https://orcid.org/0000-0002-5437-9437

    Grupo(s) de investigação: Estudo e edição de fontes

  • Luísa Trindade

    Email: luisa.trindade@fl.uc.pt

    Luísa Trindade é doutorada em História da Arte e professora associada com agregação na Universidade de Coimbra, onde leciona desde 1996. Foi diretora do 1º ciclo em História da Arte, do 2º ciclo em Arte e Património, presidente da Assembleia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, desempenhando, atualmente, o cargo de diretora do Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da mesma Faculdade. Membro do Centro de Estudos Sociais, é também colaboradora do Instituto de Estudos Medievais da FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Com dezenas de artigos e comunicações, já participou e coordenou diversos projetos nacionais e internacionais no âmbito do ensino, da investigação e da transmissão do saber da História, da História da Arte e do Património.

    Principais áreas de interesse e investigação: História do Urbanismo; cidade medieval; História da Arte; arte medieval; arquitetura tardo-medieval; património; formas de transferência de conhecimento científico à comunidade.

    ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2475-7529

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/AD1E-2B80-645F

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/LuisaTrindade

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Heranças e identidades locais e regionais

  • Marco Cosme

    Email: marcocosme@sapo.pt

    Marco Cosme é licenciado e mestre em História Moderna pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. A sua tese de mestrado, intitulada Elites e Poder Local em Macau (1750-1848): Os Provedores da Santa Casa da Misericórdia, aborda a configuração social e política das elites e do poder local em Macau, durante os séculos XVIII e XIX, tendo como objeto de estudo os provedores da Santa Casa da Misericórdia. Em 2021, recebeu o Prémio de Investigação Internacional “Pina Manique – Do Iluminismo à Revolução Liberal” atribuído pela Academia Portuguesa da História, para melhor dissertação de mestrado. Atualmente, encontra-se a frequentar o mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, pela mesma instituição.


    Principais áreas de interesse e investigação: História social e política do Portugal Moderno; História do império ultramarino português; História da presença portuguesa na Ásia; Elites Locais; Poder Local; História das Instituições.

    CV: https://orcid.org/0000-0003-2450-0635

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/MarcoCosme

    Grupos de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Heranças e identidades locais e regionais

  • Marco Penajoia

    Email: penajoia@fl.uc.pt

    Marco Penajoia integra a equipa técnica do Museu Municipal Santos Rocha. Tem participado em diversas intervenções arqueológicas no sector público e privado. Tem várias publicações e comunicações científicas. Foi premiado pela Academia Portuguesa da História e FLUC, com a obra: A Questão portuária em torno de Montemor-o-Velho: Estudo de Arqueologia. Obteve distinção no Programa Newton – projeto de arqueologia e património desenvolvido no Instituto Pedro Nunes | Turismo de Portugal | RIERC.

    Principais áreas de pesquisa e investigação: Arqueologia do Baixo Mondego – território, formas e espaços de povoamento rural e urbano. Privilegia o estudo de espólios museológicos, arqueologia portuária, arqueologia romana e da Alta Idade Média.

    CV: https://www.cienciavitae.pt/portal/9E14-4B73-C7B3

    Repositório:  https://estudogeral.uc.pt/cris/rp/rp83282

    Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais

  • Margarida Relvão Calmeiro

    Email: mrelvao@gmail.com

    Margarida Relvão Calmeiro, licenciada em Arquitetura (2005) e doutorada em Teoria e História da Arquitetura pela Universidade de Coimbra (2015) é professora auxiliar convidada do Departamento de Arquitetura da FCTUC, onde leciona unidades curriculares do Mestrado Integrado em Arquitetura da área de Urbanismo, é ainda docente e cocoordenadora do Mestrado em Reabilitação Urbana Integrada do mesmo departamento. Tem colaborado com outros cursos da Universidade de Coimbra e no âmbito da ação para a cooperação, leciona na Universidade de Lúrio (Moçambique) no Mestrado em Desenvolvimento do Território e Gestão Urbana. É autora do livro Urbanismo antes do Planos: Coimbra 1834-1934 (Coimbra: Câmara Municipal de Coimbra, 2021).

    Principais áreas de interesse e investigação: História do urbanismo e do planeamento urbano no território português; Planeamento da salvaguarda do património e do desenvolvimento sustentável.

    ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0328-1998

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/A71C-E2DF-A4A6

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/MargaridaRelv%C3%A3oCalmeiro

    Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais

  • Margarida Sobral Neto

    Email: mneto@fl.uc.pt

    Margarida Sobral Neto é doutorada em História Moderna e Contemporânea e professora catedrática na Universidade de Coimbra. É membro da Academia Portuguesa da História, sócia fundadora da Associação de História Económica e Social e membro de redes de investigação: Rural RePort, Report(h)a e Proprietas.

    Principais áreas de interesse e investigação: História Rural; História das instituições; Historiografia; História ambiental; História da Época Moderna.

    ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6541-5237

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/en/7312-AB81-2317

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/MargaridaSobralNeto

    Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais

  • Maria Alegria Marques

    Email: mfm@fl.uc.pt

    Maria Alegria Marques é doutorada em História e professora catedrática na Universidade de Coimbra. Foi Presidente do Ramo de Formação Educacional, vice-presidente e presidente do Conselho Diretivo da Faculdade de Letras da mesma Universidade. É Académica de Número da Academia Portuguesa da História. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e participou em diversos projetos nacionais e internacionais. Foi professora convidada na Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Universidade de S. Paulo (Brasil) e na Universidade Federal de Goiás e organizadora/participante em vários congressos e eventos em Portugal e no estrangeiro.

    Principais áreas de interesse e investigação: História religiosa (Idade Média); Instituições eclesiásticas (Idade Média); História local; História política e institucional (Idade Média).

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//en/961D-048B-EF57

    Grupo(s) de investigação: Estudo e edição de fontes

  • Maria Amélia Álvaro de Campos

    Email: melicampos@gmail.com

    Maria Amélia Álvaro de Campos é doutorada em História da Idade Média. É professora convidada na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Dedica a sua investigação às paróquias e colegiadas medievais de Coimbra, que tem abordado através do estudo da sua história institucional e inserção urbana. Tem publicado estudos de história eclesiástica, de história urbana e social, bem como edições paleográficas e diplomáticas de fontes medievais portuguesas. Desenvolveu projetos de doutoramento e pós-doutoramento, financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e tem participado, como investigadora, em projetos de investigação internacionais. Tem colaborado com outras Unidades de I&D, como o CIDEHUS (U. Évora), o CRIHAM (U. Limoges), o LAMOP (U. Paris 1) e o LEM-CERCOR (U. Jean Monnet).

    Principais áreas de interesse e investigação: História urbana; História do clero secular e paroquial; Prosopografia; Humanidades Digitais. 

    ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3131-7356

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/E317-F872-2CA6

    Repositório: https://estudogeral.sib.uc.pt/cris/rp/rp08148

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Heranças e identidades locais e regionais

  • Maria Antónia Lopes

    Email: lopes.mariantonia@gmail.com

    Maria Antónia Lopes é doutorada em História e professora associada com Agregação na Universidade de Coimbra, onde dirige o Doutoramento em História. É colaboradora do CEIS20. Integra/ou projetos nacionais e internacionais. Publicou dezenas de trabalhos em revistas e obras coletivas em Portugal e no estrangeiro. É autora de oito livros e coordenadora de seis, estando um traduzido em Itália.

    Principais áreas de interesse e investigação: História da Pobreza e políticas sociais; História das Misericórdias; História doutrinal da Caridade e Beneficência; História das Mulheres; História Biográfica; História da Vida Privada; História Moderna de Portugal; História Contemporânea de Portugal.

    ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8485-4649

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/D717-C7B1-2F7A

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/MariaAnt%C3%B3niaLopes

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Heranças e identidades locais e regionais

  • Maria do Rosário Castiço de Campos

    Email: rcampos@esec.pt

    Maria do Rosário Castiço de Campos é doutorada em História e professora coordenadora do Politécnico de Coimbra, tem publicados livros e capítulos de livros, bem como artigos em revistas nacionais e internacionais. Tem participado em projetos de investigação, coordenando, desde 2018, o projeto Histórias à Mesa organizado ao abrigo de um protocolo entre a Escola Superior de Educação de Coimbra e a Agência para o Desenvolvimento dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego.

    Principais áreas de interesse e investigação: História da Época Moderna; História Local; Património Cultural; Turismo Cultural; Museologia; Educação.

    CV: https://orcid.org/0000-0003-0496-079X

    Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais

  • Maria do Rosário Morujão

    Email: mrbmorujao@uc.pt

    Maria do Rosário Morujão é doutorada em História da Idade Média e professora auxiliar na Universidade de Coimbra, onde atualmente dirige o Mestrado em História. É colaboradora do Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR–UCP), e pertence a diversos organismos nacionais e internacionais, de entre os quais se destaca a Comissão Internacional de Diplomática. Participou e participa em diversos projetos de investigação, portugueses e estrangeiros, sendo coordenadora do projeto SIGILLVM PORTVGALIAE – corpus dos selos portugueses.

    Principais áreas de interesse e investigação: História medieval de Portugal; História social medieval; História religiosa; Clero secular; Cister feminino; Paleografia; Diplomática; Sigilografia; Edição de textos; Codicologia; História do livro.

    ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1311-4720

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/en/2216-698B-F8AC

    Repositório:  https://coimbra.academia.edu/MariadoRos%C3%A1rioMoruj%C3%A3o

    Grupo(s) de investigação: Estudo e edição de fontes; Heranças e identidades locais e regionais

  • Maria Helena da Cruz Coelho

    Email: coelhomh@gmail.com

    Maria Helena da Cruz Coelho é doutorada em História e professora catedrática aposentada da Universidade de Coimbra. É presidente da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais e vice-presidente da Academia Portuguesa da História. Pertence a outras Academias e Comissões nacionais e estrangeiras. É membro do Conselho Editorial da Imprensa Nacional – Casa da Moeda. Integrou painéis de avaliação de História e Arqueologia da A3ES e da FCT. Participou e participa em diversos projetos de investigação nacionais e estrangeiros. Lecionou na École Nationale des Chartes e em diversas universidades brasileiras e europeias.

    Principais áreas de interesse e investigação: História Medieval de Portugal; Diplomática; História Política (biografias); História Religiosa; História Económico-social (Rural e Urbano); História dos Poderes; História da Alimentação.

    ORCID: http://orcid.org/0000-0002-8030-4578

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/8112-FE8A-FA4A

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/MariaHelenaCruzCoelho

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Heranças e identidades locais e regionais

  • Maria José Azevedo Santos

    Email: mazevedo_santos@yahoo.com

    Maria José Azevedo Santos é doutorada em História e Professora Catedrática na FLUC. Foi diretora do AUC – 2003 a 2011 e fundou, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em 2008, o Curso de Mestrado em Alimentação: Fontes, Cultura e Sociedade. É Académica de Número da Academia Portuguesa da História, Académica de Número do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, membro do Comité International de Paléographie Latine, membro do “Consejo, asesoramiento y colaboracíon” no Seminário de “Paleografia, Codicologia i Diplomatica” da Universidade Autonoma de Barcelona, membro da Rede de Excelência do Institut Européen d’Histoire et des Cultures de l’Alimentation e codiretora da Cátedra Institucional del Camino de Santiago y de las Peregrinaciones da USC.

    Principais áreas de interesse e investigação: Paleografia, Diplomática e Codicologia, Monaquismo masculino e feminino, História da Alimentação.

    ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9147-0213

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/DC1C-19BC-8F68

    Repositório: https://estudogeral.uc.pt/cris/rp/rp17722

    Grupo(s) de investigação: Estudo e edição de fontes

  • Mariana Barreira

    Email: maricb1298@gmail.com

    Mariana Barreira é natural de Coimbra e, em junho de 2020, licenciou-se em História da Arte com menor em História, pela Faculdade de Letras dessa cidade. No mesmo ano, ingressou no mestrado em História na vertente de Idade Média. Atualmente integra o Projeto Exploratório COMMEMORrtis – O que sobrevive depois da morte? Comunidades paroquiais e estratégias de comemoração dos mortos na cidade medieval, com uma bolsa de investigação, financiada pela FCT.

    Principais áreas de interesse e investigação: História Medieval, História Urbana, História da Arte, Humanidades Digitais

    CV: https://orcid.org/0000-0003-3470-8800

    Repositório: https://independent.academia.edu/MariB21

    Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais; Estudo e Edição de fontes

  • Mariana Gaspar

    Email: marianamartins1102@gmail.com

    Mariana Gaspar, licenciada em História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, frequenta o mestrado em Arte e Património, na mesma instituição. Integra, atualmente, a equipa do projeto Património da Universidade de Coimbra: Esculturas (in)visíveis no Paço das Escolas (séculos XVII-XVIII).

    Principais áreas de interesse e investigação: arte Portuguesa; Época Moderna; Arte Barroca; Reforma Católica; escultura; iconografia.

    CV: https://orcid.org/0000-0002-4562-8235

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/MarianaGaspar

    Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais

  • Mariana Pereira

    Email: marianapereira.2407@hotmail.com

    Mariana Oliveira Pereira concluiu a licenciatura em História, com menor em Estudos Europeus, em 2020, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Atualmente, é mestranda em História, ramo de Época Moderna, na mesma instituição com o projeto: A censura literária na diocese de Coimbra (1500-1674).

    Principais áreas de interesse e investigação: História Religiosa; História Moderna; História Social e dos Costumes; História das Mentalidades.

    CV: https://orcid.org/0000-0003-1636-8566

    Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais

  • Matilde Mendonça dos Santos

    Email: matildem.santos@hotmail.com

    Licenciada em História (2003), mestre em História Moderna: Poderes, Ideias e Instituições (2011) e doutora em Altos Estudos em História – Época Moderna (2017) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Atualmente é professora de História na Escola Secundária Pedro Gomes (Cabo Verde), membro da equipa de investigação do projeto ReligionAJE [Religião, administração e justiça eclesiástica no Império Português (1514-1750)], e colaboradora do CHAM − Centro de Humanidades (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e Universidade dos Açores). Tem apresentado comunicações em congressos nacionais e internacionais (Cabo Verde, Portugal, Espanha e Brasil). Publicou alguns trabalhos em revistas científicas e capítulo de livro de organização coletiva.

    Principais áreas de interesse e investigação: História Moderna e História da Expansão Portuguesa, com especial atenção para temas da História da Igreja e do poder local em Cabo verde e noutros espaços do império português.

    CV: https://sig.fct.pt/fctsig/cv/presentation.PT/overview.aspx

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas

  • Miguel Bandeira Jerónimo

    Email: mbjeronimo@gmail.com

    Miguel Bandeira Jerónimo é doutorado em História pelo King’s College da Universidade de Londres e é Professor Associado em História na Universidade de Coimbra, na Faculdade de Letras, no Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes. É ainda investigador do Centro de História da Sociedade e da Cultura (Universidade de Coimbra) e cocoordenador científico no programa de doutoramento em Patrimónios de Influência Portuguesa (III/CES-UC). Entre outros tópicos, os seus interesses de pesquisa centram-se na História global, conectada e comparada do imperialismo e do colonialismo e na História Internacional e Transnacional (Sécs. XIX-XX). Tem publicado com regularidade, em Portugal e no estrangeiro, em editoras e revistas de referência. Coordena o projecto de investigação The worlds of (under)development: processes and legacies of the portuguese colonial empire in a comparative perspective (1945-1975) e é investigador co-responsável pelo projecto de investigação Humanity Internationalised: cases, dynamics and comparisons (1945-1980), ambos financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Portugal).

    Principais áreas de interesse e investigação: História Imperial e Colonial; História Internacional e Transnacional; História Moderna e Contemporânea; Colonialismo Europeu em África; Internacionalismo; Organizações Internacionais.

    ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8829-4909

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/3E12-56B6-9C33

    Repositório: https://uc-pt.academia.edu/MiguelBandeiraJer%C3%B3nimo

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Repensar o ofício de historiador

  • Mohammed Nadir

    Email: mohammednadir2010@gmail.com

    Mohammed Nadir, mestre e doutor em História pela Universidade de Coimbra e é professor visitante na Universidade Federal do ABC (Brasil). É pós-doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria. Foi coordenador cultural no Centro Cultural Português em Rabat – Marrocos e professor colaborador de língua e cultura árabe na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; professor de História de África na Universidade Federal de Santa Maria. Foi bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e do Instituto Camões. É prémio Calouste Gulbenkian da Academia Portuguesa de História (2008).

     Principais áreas de interesse e investigação: História do Oriente Médio e de Norte de África; Relações África e América Latina; História de relações luso-marroquinas.

    CV:  http://www.cienciavitae.pt//471B-887B-43F8

    Repositório: https://www.researchgate.net/profile/Mohammed-Nadir-3

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas

  • Olinda Martinho Rio

    Email: olinda.rio@dgeste.mec.pt

    Olinda Maria Martinho Gonçalves Rio exerce funções no Ministério da Educação e Ciência e é perita externa da Comissão Europeia – EECEA (European Education and Culture Executive Agency).

    Concluiu as unidades curriculares do Doutoramento em Estudos Europeus da Universidade de Coimbra e do Mestrado em Estudos Literários e Culturais pela mesma instituição. Possui um curso de especialização em Ciências Documentais – Vertente Bibliotecas e Arquivos e uma licenciatura com mestrado integrado em Química (UC).

    Em 2014 ganhou o Prémio das Jornadas do Mar, na área de Doutoramento, com o trabalho O Porto da Figueira da foz: onde o passado conta e o Futuro desafia, publicado pela Marinha Portuguesa.  

    É membro da Agência Federal Alemã para a Educação para a Cidadania e dirigente sindical – membro do Secretariado nacional do SINTAP/UGT.

    Principais áreas de interesse e investigação: Educação para a Cidadania; Dinâmicas Culturais e Identitárias na Europa; Programas e projetos europeus; Ética e Exercício de Cidadania em Portugal, na União Europeia e nos Países de Língua Portuguesa.

    Repositório: https://cegot.academia.edu/OlindaMartinhoRio

    Grupo(s) de investigação: Encontros e Desencontros de Culturas; Estudos e Edição de fontes

  • Patrick Schilling

    E-mail: schilling.patrick7@gmail.com

    Patrick Schilling é doutorando em História do Médio Oriente na Universidade de Georgetown. Tem um mestrado em História e em Russo pela Universidade de Glasgow e um mestrado em História Otomana pela Universidade de Sabanci em Istambul. Atualmente, está a trabalhar na sua tese de doutoramento.

    CV: https://gufaculty360.georgetown.edu/s/contact/00336000014S9yfAAC/patrick-schilling?asPublic=true

    Projeto de investigação: Estado-Nação, Império, Federação? O Papel de Outros Modelos de Estado na Política Constitucional Otomana, 1908-1918.
    Esta dissertação analisa a influência de três modelos de Estado diferentes – a República Francesa, o Império Britânico e a Federação Austro-Húngara – na política otomana após a revolução constitucional de 1908. Através de uma análise de documentos estatais otomanos e de uma variedade de publicações impressas em turco otomano, destaca as formas sobrepostas, e por vezes contraditórias, com que estes três modelos moldaram o debate público e a legislação relativamente a três elementos-chave da ordem constitucional otomana emergente: eleições, recrutamento e administração provincial.
    Período de investigação: Patrick Schilling será investigador visitante no CHSC até junho de 2025.

  • Paulo Barradas

    Email: paulobar@sapo.pt

    Paulo Barradas é doutorado em História Medieval, pela Universidade de Coimbra e professor do ensino secundário no Agrupamento de Escolas da Sé – Lamego. Atualmente é coordenador dos Equipamento Culturais do Castelo de Lamego e do Centro Interpretativo da Máscara Ibérica (CIMI) – Lazarim. Já participou em projetos nacionais e estrangeiros e colabora frequentemente com ESTGL – Instituto Politécnico de Viseu.

    Principais áreas de interesse e investigação: martirológios e obituários; Inquirições; administração local medieval; livros de linhagens; História da cidade de Lamego; Museologia.

    CV: https://orcid.org/0000-0002-5880-1332

    Grupo(s) de investigação: Estudo e edição de fontes

  • Paulo Bruno Martins Reis

    Email: pauloreis74@gmail.com

    Paulo Bruno Martins dos Reis é mestre em História da Idade Média (2017) com a tese Da Pedra ao Pergaminho – Percursos biográficos de Martim Silvestre e de seu filho Gomes Martins Silvestre,pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Tem desenvolvido diversos trabalhos na área da Paleografia e Diplomática com a recriação fidedigna dos instrumentos e suportes da escrita medieval. Detém uma pós-graduação em Mediação Familiar reconhecida pela DGPJ.

    Principais áreas de interesse e investigação: Paleografia; Iconografia; Genealogia; Pranto fúnebre; História Medieval; História Militar; Ordens Militares.

    CV: https://orcid.org/0000-0002-6992-707X

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/PauloBrunoReis?from_navbar=true

    Grupo(s) de investigação: Estudo e edição de fontes

  • Pedro José Barbosa da Silva

    Email: pedroporto2512@gmail.com

    Pedro José Barbosa da Silva é licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e mestre pela mesma instituição em História Moderna. Atualmente é doutorando em História, ramo História Moderna, com o projeto Pobreza e poder em finais de Antigo Regime: As Misericórdias de Mangualde e de Estremoz pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. 

    Principais áreas de interesse e investigação: Época Moderna; instituições do Portugal Moderno; santas casas da misericórdia; poder(es); elites; pobreza; assistência social.

    CV: https://orcid.org/0000-0001-8772-245X

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/PedroJBarbosadaSilva

    Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais

  • Priscilla Pinheiro Quirino

    Email: priscillapquirino@hotmail.com

    Priscilla Pinheiro Quirino é doutorada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, mestra e bacharel em História pela Universidade Federal de Pernambuco.  Atualmente é investigadora integrada no Centro de História da Universidade de Lisboa e investigadora em dois projetos de pesquisa, coordenados pela Professora Doutora Maria Leonor García da Cruz, vinculados ao CHULisboa, a saber: Programa de Estudos Fazenda e Projeto Imagética. Foi professora da especialização em História de Pernambuco da Faculdade Escritor Osman Lins e professora da licenciatura em História da Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul, onde, para além de lecionar, também coordenou um projeto de pesquisa na área da História da Religião. Lecionou, ainda, no Instituto de Formação Teológica Sedes Sapientiae disciplinas de História da Igreja. Foi coordenadora cultural da Biblioteca Pública Municipal de Olinda.

    Principais áreas de interesse e investigação: História social e política de Pernambuco; História do Brasil – Colónia e Império; História social; História da religião – movimentos milenaristas; Antropologia.

    CV: https://orcid.org/0000-0002-6318-5386

    Repositório: http://hdl.handle.net/10316/90623   

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Repensar o ofício de historiador      

  • Rafaela Zanotto Casagrande

    Email: rafaelazcasagrande@gmail.com

    Rafaela Zanotto Casagrande é licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e mestranda em Estudos Históricos Latino-Americanos na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Brasil. Possui bolsa de fomento científico atribuída pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

    Principais áreas de interesse: História Religiosa; clero paroquial; América Portuguesa; Rio Grande de São Pedro; século XVIII; variação de escalas; Prosopografia; Paleografia.

    CV: https://orcid.org/0000-0002-0669-3333 

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/RafaelaCasagrande 

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Estudo e edição de fontes

  • Ricardo Vicente

    Email: ricard.vicent@gmail.com

    Ricardo Pinheiro Vicente é licenciado em Ciência da Informação Arquivística e Biblioteconómica e mestre em História, na área de especialização em Territórios, Poderes e Instituições, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É técnico superior no Município de Coimbra.

    Principais áreas de interesse e investigação: Arquivística; Classificação e Avaliação da Informação Pública; Gestão da Informação; História Económica e Financeira; História Local; História das Instituições.

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/RicardoVicente

    Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais; Estudo e edição de fontes

  • Rita Paiva Costa

    Email: ritadcpcosta@gmail.com

    Rita Paiva Costa é doutoranda em História Contemporânea da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, estando a desenvolver a tese “Viver Desgraçado”. A violência conjugal no círculo judicial de Coimbra (da segunda metade do século XIX ao final da 1ª República), que visa problematizar historicamente, a partir da análise dos processos judiciais e com o confronto com outras fontes, a violência praticada sobre a mulher no contexto conjugal. É bolseira de doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia desde 2019.

    Principais áreas de interesse e investigação: História da Vida Privada; História das Mulheres; História da Família; século XIX português; sociabilidades e costumes. 

    CV: https://orcid.org/0000-0002-8075-5547

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/rcosta

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Heranças e identidades locais e regionais

  • Rodolfo Petronilho Feio

    Email: rodolfonpfeio@hotmail.com

    Rodolfo Petronilho Feio licenciou-se em História, em 2015, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e concluiu, em 2017, o mestrado em História Medieval, na mesma faculdade, com a dissertação Por prol e bom regimento: a cidade e o trabalho nas Posturas Antigas de Évora. É investigador do Instituto de Estudos Medievais (FCSH-UNL) e membro da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais. Atualmente, é investigador no projeto MedCrafts – Regulamentação dos mesteres em Portugal nos finais da Idade Média: séculos XIV e XV e trabalha como assistente de investigação no projeto VINCULUM – Entailing Perpetuity: Family, Power, Identity. The Social Agency of a Corporate Body (Southern Europe, 14th-17th Centuries). 

    Principais áreas de interesse e investigação: História Medieval; História local; História institucional; História social.  

    CV: https://www.cienciavitae.pt/portal/5B13-CADA-B5FC 

    Repositório: https://fcsh-unl.academia.edu/RodolfoPetronilhoFeio 

    Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais

  • Rodrigo Vaz

    Email: rodrigovaz365@gmail.com

    Rodrigo André Vitorino Vaz é licenciado em História com Menor em História da Arte pela Universidade de Coimbra e concluiu o mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

    Tem obras publicadas sobre Guerra Colonial e Memórias de Guerra, analisando a participação de habitantes da zona do Minho na Guerra do Ultramar (1961-1974). Destacam-se, entre elas, Memórias de Guerra: Como fazer História a partir de Quem a viveu? e Só o não saber se Regressava! Memórias da Guerra Colonial. Investiga também sobre património local, encontrando-se a preparar a publicação de um estudo sobre o Mosteiro de São Romão de Neiva, temática que pretende prosseguir em Doutoramento.

    Principais áreas de interesse e investigação: História Eclesiástica e Religiosa; História colonial; Guerra Colonial.  

    CV: https://orcid.org/0000-0002-5542-7330

    Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais; Estudo e edição de fontes

  • Roger Lee de Jesus

    Email: rogerlee.pj@gmail.com

    Roger Lee de Jesus é licenciado, mestre e doutorado em História pela Universidade de Coimbra. É investigador do Centro de História da Sociedade e da Cultura (UC) e do CHAM – Centro de Humanidades (FCSH-NOVA/UAç).

    Principais áreas de interesse e investigação: História da expansão portuguesa; História do império português na Ásia; História militar; História económica e financeira.

    ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8560-4190

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/7A1E-6ECE-AD54

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/RogerLeeJesus

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Estudo e edição de fontes

  • Rosa Marreiros

    A disponibilizar oportunamente.

  • Rui Nobre

    Email: rnobre1@gmail.com

    Rui Nobre é licenciado em História (variante de Arqueologia) pela Universidade de Coimbra (1985). Mestre em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro (2009) e doutorado em Altos Estudos em História, Ramo de História Medieval pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2022) com a tese A Ordem do Templo em Portugal: homens, património e poderes.

    Principais áreas de interesse e investigação: Ordens religioso-militares, nomeadamente, as do Templo e de Cristo.

    ORCID: https://orcid.org/my-orcid?orcid=0000-0003-2084-5716

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/3A1B-A74C-37B7

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/RNobre

    Grupo(s) de investigação: Estudo e edição de fontes

  • Rui Pedro Neves

    Email: rprn51@gmail.com

    Rui Pedro Neves é licenciado em História pela Universidade de Coimbra e frequenta atualmente o mestrado em Estudos Medievais na mesma instituição. É investigador do Centro de História da Universidade de Lisboa. É bolseiro de investigação no projeto IForais medievais portugueses Uma perspetiva histórica e linguística na era digital (PTDC/HAR-HIS/5065/2020) liderado por Filipa Roldão e Joana Faro Serafim. O seu projeto de mestrado, orientado por Leontina Ventura e coorientado por Saul António Gomes, analisa a formação, estrutura e exploração dos domínios do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, desde a sua fundação até 1181. Destaca-se também o seu interesse pelo estudo da corte régia e  itinerância no reinado de D. Afonso IV (1325-1357) e a publicação e transcrição de fontes medievais. Escreveu diversos artigos e proferiu conferências em encontros científicos em Portugal e no estrangeiro. É membro da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais e da Associação Portuguesa de História Económica e Social.

    Principais áreas de interesse e investigação: História Religiosa; instituições monásticas medievais; Paleografia; Diplomática; itinerância régia.

    CV: https://www.cienciavitae.pt//7018-D576-5909

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/RuiNeves

    Grupo(s) de investigação: Estudo e edição de fontes

  • Sandra Costa Saldanha

    Email: sandrasaldanha@fl.uc.pt

    Sandra Costa Saldanha é doutorada em História da Arte e professora auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Membro do Conselho Nacional de Cultura (secções de Património; Arquivos; Museus e Conservação) e do grupo técnico coordenador da Rota das Catedrais. Foi diretora do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, da Conferência Episcopal Portuguesa, com responsabilidades na implementação de diversos projetos e iniciativas nos domínios do inventário, conservação, restauro, museus, arquivos e bibliotecas.

    Principais áreas de interesse e investigação: Escultura dos séculos XVII-XVIII; Arte portuguesa e italiana na Época Moderna; Iconografia Cristã; Bens Culturais da Igreja.

    ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5594-3581

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/en/FE10-9E96-64D3

    Repositóriohttps://coimbra.academia.edu/SandraCostaSaldanha

    Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais

  • Sandra Fernandes Morais

    Email: sfernandesmorais@gmail.com

    Sandra Fernandes Morais é doutoranda em Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, licenciada em Economia pela Universidade Portucalense (1999) e mestre em Gestão de Empresas – Finanças Empresariais (2009) pela Universidade do Minho. Desenvolve presentemente investigação sobre as relações entre as práticas culinárias e as transições energéticas e tecnológicas no século XX em Portugal.

    É autora do livro Cadernos da Casa do Outeiro. Um receituário senhorial de Paredes de Coura, publicado em 2022 e resultado da investigação feita em colaboração com o Arquivo Municipal e o Município.

    Principais áreas de interesse e investigação: Estudos da Alimentação; História Contemporânea; História Energia e da Tecnologia.

    Repositório: http://orcid.org/0000-0003-2860-612X

    Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais; Encontros e desencontros de culturas

  • Sarah Luna de Oliveira

    Email: saroquinha@yahoo.com.br

    Sarah Luna de Oliveira é licenciada e mestre em História, pela Universidade Federal da Paraíba (Brasil) e doutora em Altos Estudos em História com especialidade na Idade Contemporânea pela Universidade de Coimbra. É investigadora de pós-doutoramento em História Contemporânea, na Universidade Complutense de Madrid, onde investiga o influxo das revoluções ibéricas (1820) sobre a cultura política brasileira do século XIX.  Tem realizado pesquisas no âmbito da Teoria da História e História Contemporânea com ênfase no mundo ibero-brasileiro. Foi bolseira de Doutoramento da FCT. Trabalhou como professora auxiliar de História na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e na Universidade Federal da Paraíba. Integra a Associação de Estudos Brasileiros e da Associação de Brasilianistas na Europa.

    CV: https://orcid.org/0000-0003-4523-9341

    Grupo(s) de investigação: Repensar o ofício do historiador

  • Saul António Gomes

    Email: sagcs@fl.uc.pt

    Saul António Gomes é doutor em História, pela Universidade de Coimbra, e professor associado do Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da mesma Universidade. Desempenhou cargos de vice-presidente do Conselho Científico e do Conselho Diretivo da mesma instituição. É colaborador do CEHR da Universidade Católica Portuguesa e membro da Academia Portuguesa da História. Foi coordenador do projeto Fragmed – Corpus Portugaliae Fragmentorum e integrou as equipas de outros projetos nacionais e internacionais.  Ministrou, como professor convidado, cursos de Paleografia e Diplomática na Universidade Federal de Goiás e na Universidade de Brasília.

    ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7188-610X

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/6F18-7088-963A

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/SaulAnt%C3%B3nioGomes

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Estudo e edição de fontes

  • Sónia Nobre

    Email: soniamfnobre@gmail.com

    Sónia Nobre é doutoranda em Estudos Contemporâneos, tem licenciatura em História na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Curso de Formação em Gestão de Ciência pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (2019-2020). Foi bolseira de Investigação do Projeto Centro de História da Sociedade e da Cultura, sob orientação das Professoras Doutoras Irene Vaquinhas e Maria José Azevedo Santos em 2019-2020 e integrou o Projeto Grandes Debates Parlamentares, FCSH-UNL.

    Áreas de interesse e investigação: História Contemporânea; História das Mulheres; História da Vida Privada.

    CV: https://orcid.org/0000-0002-6312-2641

    Repositório: https://impactum.uc.pt/profile.php?id=111211

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Heranças e identidades locais e regionais

  • Susana Barata Gomes

    Email: baratagomes.susana@gmail.com

    Susana Barata Gomes, licenciada em Sociologia pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, mestre em Estudos Americanos pela Universidade Aberta, atualmente doutoranda em Património, Cultura e Identidades Alimentares na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Colaboradora do Centro de História da Sociedade e Cultura da Universidade de Coimbra do DIAITA, Património Alimentar da Lusofonia. Foi investigadora da Comissão das Comunidades Europeias (DG XII), docente da Universidade Atlântica e Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Publicou os livros Transportes e Comunicação de Riscos, (coeditor), Ed. Peter Lang, 1997, Encontros com a Identidade: O Corpo, P.A., 2018 e Food and Cooking on early TV in Europe, (coautora) Routledge, 2021.

    Principais áreas de interesse e investigação: História Contemporânea; História da Alimentação; História Social e Política; Estado Novo português.

    CV: https://www.cienciavitae.pt//pt/DD16-A0EF-C703

    Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais; Encontros e desencontros de culturas

  • Tânia de Santana

    E-mail: tmpsantana@gmail.com

    Tânia Maria Pinto de Santana é licenciada, mestre e doutora em História pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Brasil) e realiza pós-doutoramento na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra com bolsa cedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Brasil). Em 2022, publicou o livro, fruto de sua tese de doutoramento, Charitas et misericordia: morte, caridade e salvação nos testamentos de Cachoeira-Bahia (século XVIII), pela Editora da Universidade Federal da Bahia.

    CV: http://lattes.cnpq.br/5485098009575720

    Repositório: https://ufrb.academia.edu/TaniaSantana

    Projeto de investigação: O clero secular e as experiências confraternais entre os leigos: disciplinamento social nas irmandades do Atlântico português (Salvador – Luanda / séc. XVII – XVIII)

    Este projeto tem como objetivo estudar, a partir de uma perspetiva que valorize as conexões entre distintos espaços do Atlântico, a atuação do clero secular e dos fiéis na promoção e manutenção das irmandades de leigos, procurando identificar as estratégias adotadas pelo clero secular, visando o disciplinamento social, e a forma como os diferentes grupos de leigos recepcionaram, adataram ou reagiram a este processo. A abordagem partirá do exame de um recorte particular centrado nas irmandades formadas por africanos e seus descendentes que funcionaram em diferentes centros políticos e religiosos do Império português entre os séculos XVII e XVIII.

    Período de investigação: dezembro 2022 – dezembro 2023

  • Taynah Meira de Moraes

    Email: taynahmeira@gmail.com

    Taynah Meira de Moraes é jornalista, mestre em Alimentação: Fontes, Cultura e Sociedade, pela Universidade de Coimbra, e atualmente é estudante no doutoramento em Patrimónios Alimentares: Cultura e Identidade, na mesma universidade. Desenvolve pesquisas no âmbito da alimentação e comunicação, no estudo da mídia e do jornalismo na patrimonialização das cozinhas regionais e no uso de fontes jornalísticas e publicitários para o estudo da história da alimentação. É membro do ALERE – Grupo de Pesquisa em História do Abastecimento e Alimentação na Amazônia, vinculado ao CNPQ e à Universidade Federal do Pará. Na sua dissertação intitulada Comer também é comunicar: o Papel da Mídia na construção da Identidade Alimentar de Belém do Pará (1982 a 1985), investiga como as comidas típicas da região estavam presentes na mídia e jornais da época.

    Principais áreas de interesse e investigação: História da alimentação, patrimônios alimentares, comunicação e alimentação, cozinhas regionais, identidades alimentares

    Repositório: https://estudogeral.uc.pt/handle/10316/102639

    CV: https://www.cienciavitae.pt//pt/651B-B051-F7EA

    Grupos de investigação: Heranças e identidades locais e regionais; Encontros e desencontros de culturas

  • Teresa Ferreira

    Email: theresaferreira@icloud.com

    Teresa Ferreira é licenciada em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e encontra-se a frequentar o Mestrado em Arte e Património da mesma instituição. A sua atividade cientifica é dedicada, sobretudo, ao estudo da arte na Idade Moderna, com especial enfoque nas artes decorativas. Neste contexto, encontra-se a desenvolver várias iniciativas em torno do mobiliário destes períodos, particularmente o acervo mobiliário do Paço das Escolas da Universidade de Coimbra, temática que abordará na sua dissertação de mestrado. Integra, atualmente, o projeto “Imaginária: valorização e proteção participativa do património escultórico do Paço das Escolas da Universidade de Coimbra”, e a equipa do projeto de inventário do património da Universidade de Coimbra.

    Principais áreas de interesse e investigação: Época Moderna em Portugal: Arte e Património; Artes decorativas (mobiliário); Iconografia e Iconologia; Redes de influências e confluências artísticas

    CV: https://orcid.org/my-orcid?orcid=0009-0007-6833-4575

    Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais; Encontros e desencontros de culturas

  • Terezinha Oliveira

    Email: teleoliv@gmail.com

    É professora titular do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Estadual de Maringá, Brasil. Licenciou-se em História, na Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho – UNESP, em 1986, concluiu o mestrado em Ciências Sociais, na Universidade Federal de São Carlos, em 1991, e obteve o doutoramento em História pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, em 1997.

    Investiga temas sobre História e Filosofia da Educação Medieval com ênfase nos seguintes conceitos: ética, transformações sociais, Instituições, escolástica, intelectuais e formações de professores.

    CV: http://lattes.cnpq.br/7525108577501517

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Repensar o ofício do historiador

  • Walter Rossa

    Email: wrossa@uc.pt

    Walter Rossa é arquiteto, mestre em História da Arte, doutor em Arquitetura e professor catedrático da Universidade de Coimbra. É titular da Cátedra UNESCO em Diálogo Intercultural em Patrimónios de Influência Portuguesa e cocoordenador do curso de doutoramento homónimo, cotitular da Cátedra Cunha Rivara da Goa University e Expert Member do International Committee on Historic Towns and Villages [CIVVIH] do ICOMOS. Tem sido convidado para lecionar e investigar em diversas instituições estrangeiras, e participado e coordenado projetos nacionais e internacionais. Na sua investigação procura estabelecer interações entre a atividade académica e ações de cooperação para o desenvolvimento.

    Principais áreas de interesse: Arquitetura e urbanística de influência portuguesa; Planeamento em contextos com relevância patrimonial.

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/A21E-57AB-16E4

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/WalterRossa

    Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais