Visitantes

  • Todos
  • E
  • O
  • P
  • T
  • Ediana Ferreira Mendes

    E-mail: edianamendes@gmail.com

    Ediana Ferreira Mendes é licenciada e mestre em História pela Universidade Federal da Bahia e doutora em História, Ramo História Moderna, pela Universidade de Coimbra, quando foi contemplada pela Bolsa Francisco de Lemos, cedida pelo Arquivo da Universidade de Coimbra. Atualmente é Professora Adjunta C-II na Universidade Federal do Oeste da Bahia (Brasil) e realiza pós-doutoramento na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra com bolsa cedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Brasil). Em 2022, publicou o livro fruto da sua tese de doutoramento, intitulado Edificar a igreja, consolidar o império: a Universidade de Coimbra e os bispos do Brasil (1676-ca. 1773), pela Imprensa da Universidade de Coimbra e a Editora da Universidade Federal da Bahia. 

    CV: http://lattes.cnpq.br/1204556576910249

    Repositório: https://ufob.academia.edu/EdianaMendes 

    Projeto de investigação: Uma cabeça, três mitras. A ação episcopal de D. João Franco de Oliveira entre Luanda, Salvador e Miranda do Douro (1687-1715)

    Este projeto busca compreender a ação episcopal de D. João Franco de Oliveira em três espaços distintos, as dioceses ultramarinas de Angola e Bahia e a reinol Miranda do Douro entre os anos de 1687 e 1715. Pretende-se examinar a capacidade de adaptação da ação pastoral aos vários terrenos, o modo como governou estas populações, como aplicou os instrumentos do disciplinamento social, o alcance e eficácia destas medidas e como estas populações interpretaram, assimilaram, ressignificaram ou resistiram à ação episcopal. Por fim, investigar-se-á as possíveis relações de colaboração deste prelado, oriundo das fileiras da Inquisição, com o Santo Ofício português.

    Período de investigação: A Doutora Ediana Mendes será investigadora visitante e desenvolverá o seu projeto de investigação entre janeiro e dezembro de 2023.

  • Ondřej Pazdírek

    Email: ondrejpazdirek@gmail.com

    Ondřej Pazdírek estudou Linguística Geral e Língua e Literatura Italiana na Universidade Masaryk em Brno, República Checa. É professor no Departamento de Estudos Mongóis, Coreanos e Vietnamitas da Universidade de Masaryk e os seus estudos de doutoramento no Departamento de Estudos da Religião da mesma universidade centram-se na receção do cristianismo na Ásia Oriental, especialmente no Vietname e na Coreia, a partir de perspetivas linguísticas. O seu principal foco de investigação são as missões católicas modernas na Ásia Oriental (China, Coreia, Vietname, Tibete) e os seus contextos culturais e históricos.

    Projeto de investigação: Receção do cristianismo no Vietname e na Coreia à luz da análise linguística da terminologia cristã

    A tese de doutoramento de Ondřej Pazdírek centra-se na forma como a terminologia religiosa cristã em coreano e vietnamita é moldada pelos contextos históricos, religiosos e culturais específicos das missões cristãs na região. Aborda, por conseguinte, o caso específico do diálogo intercultural e inter-religioso numa perspetiva interdisciplinar entre história, estudo das religiões e filologia. A estadia de investigação no CHSC tem como objetivo principal o estudo do contexto histórico das missões cristãs nas regiões referidas, institucionalmente ligadas ao padroado real português.

    Período de investigação: 1 a 31 de março de 2024

  • Patrick Schilling

    E-mail: schilling.patrick7@gmail.com

    Patrick Schilling é doutorando em História do Médio Oriente na Universidade de Georgetown. Tem um mestrado em História e em Russo pela Universidade de Glasgow e um mestrado em História Otomana pela Universidade de Sabanci em Istambul. Atualmente, está a trabalhar na sua tese de doutoramento.

    CV: https://gufaculty360.georgetown.edu/s/contact/00336000014S9yfAAC/patrick-schilling?asPublic=true

    Projeto de investigação: Estado-Nação, Império, Federação? O Papel de Outros Modelos de Estado na Política Constitucional Otomana, 1908-1918.
    Esta dissertação analisa a influência de três modelos de Estado diferentes – a República Francesa, o Império Britânico e a Federação Austro-Húngara – na política otomana após a revolução constitucional de 1908. Através de uma análise de documentos estatais otomanos e de uma variedade de publicações impressas em turco otomano, destaca as formas sobrepostas, e por vezes contraditórias, com que estes três modelos moldaram o debate público e a legislação relativamente a três elementos-chave da ordem constitucional otomana emergente: eleições, recrutamento e administração provincial.
    Período de investigação: Patrick Schilling será investigador visitante no CHSC até junho de 2025.

  • Tânia de Santana

    E-mail: tmpsantana@gmail.com

    Tânia Maria Pinto de Santana é licenciada, mestre e doutora em História pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Brasil) e realiza pós-doutoramento na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra com bolsa cedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Brasil). Em 2022, publicou o livro, fruto de sua tese de doutoramento, Charitas et misericordia: morte, caridade e salvação nos testamentos de Cachoeira-Bahia (século XVIII), pela Editora da Universidade Federal da Bahia.

    CV: http://lattes.cnpq.br/5485098009575720

    Repositório: https://ufrb.academia.edu/TaniaSantana

    Projeto de investigação: O clero secular e as experiências confraternais entre os leigos: disciplinamento social nas irmandades do Atlântico português (Salvador – Luanda / séc. XVII – XVIII)

    Este projeto tem como objetivo estudar, a partir de uma perspetiva que valorize as conexões entre distintos espaços do Atlântico, a atuação do clero secular e dos fiéis na promoção e manutenção das irmandades de leigos, procurando identificar as estratégias adotadas pelo clero secular, visando o disciplinamento social, e a forma como os diferentes grupos de leigos recepcionaram, adataram ou reagiram a este processo. A abordagem partirá do exame de um recorte particular centrado nas irmandades formadas por africanos e seus descendentes que funcionaram em diferentes centros políticos e religiosos do Império português entre os séculos XVII e XVIII.

    Período de investigação: dezembro 2022 – dezembro 2023