Transferência de Conhecimento

  • Diálogos sobre a(s) intolerância(s): por ocasião dos 200 anos da extinção da Inquisição

    Financiamento: Universidade de Coimbra | Promoção da Cultura Científica 2023

    Coordenação: Jaime Ricardo Gouveia (CHSC)

    Equipa: Carolina Henriques Pereira (CHSC) | Clara Isabel Serrano (CEIS20) | Gabriela Nóbrega (CHSC) | João Nunes (CHSC) | Miguel Bandeira Jerónimo (CHSC)

    Conferência sobre A(s) intolerância(s) na História: na Figueira da Foz e no mundo, coorganizada pelo CHSC.

    Data: 2 de março de 2023 | 14h30

    Local: Associação Viver em Alegria (Figueira da Foz)

    Conferencistas:

    Jaime Gouveia (CHSC-UC): A Inquisição na Figueira da Foz (1526-1821)

    Clara Isabel Serrano (Ceis20): Intolerâncias na primeiras décadas do século XX – 100 anos depois

    Gabriela Nóbrega (CHSC-UC): Um caso de intolerância ou cooperação religiosa? O bispo-brâmane D. Mateus de Castro no século XVII, entre a Ásia e Roma

  • Exposição Os Portugueses no Golfo (1507-1650): uma história interligada

    Os Portugueses no Golfo (1507-1650): uma história interligada é uma exposição que pretende evocar a presença portuguesa no Golfo e as relações aí estabelecidas durante os séculos XVI e XVII. A iniciativa decorre das relações institucionais estabelecidas entre a Universidade de Coimbra e o Emirado de Sharjah. A Universidade de Coimbra, com o apoio científico do Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra, decidiu promover esta iniciativa visando reforçar estes laços e preservar e divulgar traços de um passado em que estes territórios estiveram conectados por relações de sentido muito variado, e que merecem ser melhor conhecidas e divulgadas.

    Data original: 1 a 12 de novembro de 2023

    Local: Sharjah International Book Fair (Expo Centre de Sharjah)

    Prolongamento da exposição

    Data: 17 de novembro de 2023 a 26 de janeiro de 2024

    Local: House of Wisdom – Sharjah (Emirados Árabes Unidos)

  • Saberes cruzados: conhecer, lembrar, imaginar e aprender na cidade

    Financiamento: Universidade de Coimbra | Promoção da Cultura Científica 2023

    Coordenação: Rita Campos (CES)

    Participantes do CHSC: Maria Amélia Campos | José Luís Barbosa

    Página da atividade: https://www.ces.uc.pt/pt/agenda-noticias/agenda-de-eventos/2022/historias-na-cidade

    Nesta ação de formação iremos apresentar e debater resultados de investigações recentes e a decorrer sobre a história da cidade de Coimbra, desde a época medieval à atualidade, e os resultados de um projeto-piloto desenvolvido com uma turma do ensino secundário no qual se aplicaram metodologias participativas e colaborativas para co-produzir conhecimento seguindo uma abordagem de ciência cidadã.

    A formação está integrada na iniciativa “Saberes cruzados: conhecer, lembrar, imaginar e aprender na cidade“, que nasceu da vontade de valorizar as cidades como bibliotecas vivas, onde diferentes saberes se cruzam: saberes da ciência, da experiência, da vivência, da imaginação. Bibliotecas de múltiplas histórias que importa saber reconhecer também como um valioso recurso educativo.

    O objetivo é que as cidades – e os espaços exteriores – possam ser um palco de múltiplas aprendizagens e de encontros entre a universidade e as escolas e jardins de infância.

    Conteúdos: colegiadas medievais; análise territorial e social de paróquias; património da cidade e da Universidade de Coimbra; Época Medieval; Época Moderna; História Local; finanças municipais e da Universidade de Coimbra; poder local e vida quotidiana da cidade; objetos afetivos e narrativas pessoais de memórias-de-criança; escuta ativa; memória pessoal e memória coletiva; mapa afetivo da comunidade; alteridade e diversidade; participação cidadã; criação artística; ciência e arte; criatividade e reflexão crítica; antropologia ambiental; práticas culturais; Direitos Humanos e justiça cognitiva; investigação-ação; produção e circulação de conhecimento; co-produção de conhecimentos; aprendizagem ativa; aprendizagem baseada no contexto; comunidades de aprendizagem colaborativa; ciência social cidadã envolvida; ciência cidadã e educação. 
    Metodologia: Seguindo o espírito dos “saberes cruzados”, pretendemos criar um espaço de diálogo entre os resultados de projetos de investigação recentes de professoras/es e investigadoras/es da Universidade de Coimbra e o conhecimento científico e pedagógico das/os educadoras/es e docentes do pré-escolar ao secundário. Deste modo, a metodologia adotada prevê apresentações orais, debates e actividades “mão-na-massa” que contribuam para a criação colaborativa de um manual de boas práticas na implementação de estratégias de ciência cidadã em contextos educativos.

    Público-alvo: professoras/es do ensino básico e secundário, educadoras/es de infância
    Formadoras/es: Maria Amélia Campos, José Luís Barbosa (CHCS, FLUC), Maria José Ferro (FPCEUC), Jorge Cabrera (DArq, CAPC), Cláudia Pato de Carvalho, Joana Sousa, Denise Esteves, Rita Campos (CES-UC)

    Esta actividade está acreditada como Ação de Formação de Curta Duração pelo Centro de Formação Nova Ágora.

    Inscrição gratuita mas obrigatória, feita no Portal da Formação Nova Ágora CFAE
    Vagas: 20 

    Período de inscrição: 6 a 28 de fevereiro de 2023

    Local: Sala 1, Ces | Alta | 10h00 – 13h00

    Formação realizada em parceria com o Grupo de Trabalho Ciência Cidadã e Educação

  • SAND
    Sarilhos Grandes entre dois mundos

    Financiamento: FCT – Universidade de Coimbra; Câmara Municipal do Montijo

    Coordenação: Paula Pereira (Câmara Municipal do Montijo); Ana Luísa Santos (Universidade de Coimbra)

    Participante(s) do CHSC: Margarida Sobral Neto; Maria Amélia Álvaro de Campos; Roger Lee de Jesus

    Website: https://projetosarilhosgra.wixsite.com/website-2