Seminário reformART. Arte e Imagem na Idade Moderna: Desafios de investigação (2023/2024)

O Seminário reformART tem como objetivo debater a importância da cultura visual e material na construção, transferência e receção, à escala global, de conceitos, discursos e ideias estimulados pelas reformas religiosas na Idade Moderna. Pretende contribuir para compreender, em distintas épocas, geografias e contextos, o modo como a arte e a imagem se conformaram à nova espiritualidade e às dinâmicas de evangelização na modernidade.

Estimulando abordagens interdisciplinares, em áreas como a História, a História da Arte, a Música ou a Literatura, privilegia a aplicação da exegese e da hermenêutica visual, como pontos de partida para a análise de espaços e equipamentos, formulários plásticos e modelos de representação, nas suas múltiplas formas e declinações.

Com duas sessões em cada ano académico, o Seminário reformART destina-se à apresentação e debate crítico de resultados de investigações atualizadas e inovadoras.

Organização:

Sandra Costa Saldanha (Univ. Coimbra – CHSC)
Mariana Gaspar (Univ. Coimbra – CHSC)

Comissão Científica:

António Camões Gouveia (Univ. NOVA, CHAM)
Jaime Ricardo Gouveia (Univ. Coimbra – CHSC)
José Pedro Paiva (Univ. Coimbra – CHSC)
Luísa Trindade (Univ. Coimbra – CHSC)

1.ª sessão: Impactos das visitas pastorais no património da Universidade de Coimbra:

– “Documentação produzida durante as visitas pastorais, arquivos e metodologias exploratórias” | José Pedro Paiva (CHSC-UC)

– “Impactos das Visitações na reforma artística da capela da Universidade de Coimbra: o caso da imagem de Nossa Senhora da Luz” | Mariana Gaspar (CHSC-UC)

– “Decência, zelo e decoro: efeitos da vigilância espiritual na produção de mobiliário” | Teresa Ferreira (CHSC-UC)