Os Mundos da História. Novas Perspetivas e Debates (2022/2023)

O Seminário Anual Permanente do CHSC – Os Mundos da História. Novas Perspetivas e Debates é composto por quatro sessões em cada ano académico. O propósito do Seminário é convidar para proferir conferências, historiadoras e historiadores de grande prestígio internacional, que estimulem a reflexão sobre novos modos de fazer a História de distintas épocas e cronologias, e que contribuam para desafiar as novas gerações a manter contacto com áreas de pesquisa inovadoras, rasgando novos horizontes e estimulando o debate crítico.

Comissão organizadora: José Pedro Paiva | Maria Antónia Lopes | Jaime Ricardo Gouveia | Maria Amélia Álvaro de Campos

1.ª sessão: Cécile Fromont (Yale University, USA): Penned by Encounter: Central Africans, Capuchin Friars, and their images in Early Modern Kongo and Angola

Data: 21 de outubro de 2022 | 14h30

Local: Anf. VI | Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

2.ª sessão: Markus Friedrich (Universidade de Hamburgo): Archives, Families, Genealogy. Towards a history of pre-modern family knowledge

Data: 18 de novembro de 2022 | 14h30

Local: Anf. III | Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

3.ª sessão: Laura Lee Downs (Instituto Universitário Europeu, Florença): “Enemy peoples now joined in brotherhood”: Gender, social action and nationalist politics in the Upper Adriatic borderland, 1919-1950

Data: 10 de março de 2023 | 14h30

Local: Anf. III | Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

4.ª sessão: Patrick Boucheron (Collège de France, Paris): Histoire nationale, histoire globale: faut-il choisir?

Data: 21 de abril de 2023 | 14h30