Ondřej Pazdírek

Email: ondrejpazdirek@gmail.com

Ondřej Pazdírek estudou Linguística Geral e Língua e Literatura Italiana na Universidade Masaryk em Brno, República Checa. É professor no Departamento de Estudos Mongóis, Coreanos e Vietnamitas da Universidade de Masaryk e os seus estudos de doutoramento no Departamento de Estudos da Religião da mesma universidade centram-se na receção do cristianismo na Ásia Oriental, especialmente no Vietname e na Coreia, a partir de perspetivas linguísticas. O seu principal foco de investigação são as missões católicas modernas na Ásia Oriental (China, Coreia, Vietname, Tibete) e os seus contextos culturais e históricos.

Projeto de investigação: Receção do cristianismo no Vietname e na Coreia à luz da análise linguística da terminologia cristã

A tese de doutoramento de Ondřej Pazdírek centra-se na forma como a terminologia religiosa cristã em coreano e vietnamita é moldada pelos contextos históricos, religiosos e culturais específicos das missões cristãs na região. Aborda, por conseguinte, o caso específico do diálogo intercultural e inter-religioso numa perspetiva interdisciplinar entre história, estudo das religiões e filologia. A estadia de investigação no CHSC tem como objetivo principal o estudo do contexto histórico das missões cristãs nas regiões referidas, institucionalmente ligadas ao padroado real português.

Período de investigação: 1 a 31 de março de 2024