Maria Alegria Marques

Email: mfm@fl.uc.pt

Maria Alegria Marques é doutorada em História e professora catedrática na Universidade de Coimbra. Foi Presidente do Ramo de Formação Educacional, vice-presidente e presidente do Conselho Diretivo da Faculdade de Letras da mesma Universidade. É Académica de Número da Academia Portuguesa da História. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e participou em diversos projetos nacionais e internacionais. Foi professora convidada na Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Universidade de S. Paulo (Brasil) e na Universidade Federal de Goiás e organizadora/participante em vários congressos e eventos em Portugal e no estrangeiro.

Principais áreas de interesse e investigação: História religiosa (Idade Média); Instituições eclesiásticas (Idade Média); História local; História política e institucional (Idade Média).

Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//en/961D-048B-EF57

Grupo(s) de investigação: Estudo e edição de fontes