Paths Fidei: ação de formação para agentes turísticos

Paths Fidei: ação de formação para agentes turísticos

A presente ação de formação, destinada a guias intérpretes, empresas turísticas e outros profissionais com atuação no setor, tem por objetivo fornecer instrumentos de identificação, análise e interpretação na área da iconografia, enquanto ferramenta essencial para a compreensão, descodificação e comunicação dos percursos devocionais e caminhos de peregrinação.
Dirigida à natureza específica das imagens, o programa desta ação articula-se em três módulos específicos, mas interdependentes.
O primeiro, “Caminhos da Iconografia“, desempenha um papel introdutório, fornecendo noções gerais para o (re)conhecimento da expressão visual, territorial e ritual da peregrinação e potenciando a identificação e descodificação de algumas das principais imagens devocionais que pontuam o território português, entendidas como âncoras de significado para a vivência informada dos espaços.
O segundo, dedicado à “Iconografia de Santiago“, foca-se nas imagens de uma das figuras mais mobilizadoras da história e cultura ocidentais, fornecendo as ferramentas essenciais para a compreensão dos seus atributos e variantes iconográficas, sempre em articulação com as lendas e narrativas que lhes aclaram ou amplificam o sentido.
Idêntica abordagem é a que se reserva ao módulo dedicado à “Iconografia Mariana“, cuja fortuna se esclarece a partir de uma devoção profundamente enraizada no território português e, também por isso, definidora de grande parte dos seus bens patrimoniais. Garantir a identificação, compreensão e ativação discursiva das principais invocações, temas e ciclos marianos é, portanto, um dos objetivos essenciais deste módulo.

Mais informações: https://www.bensculturais.com/snbci-noticias/865-paths-fidei

Módulo I: Iconografia Mariana e de Santiago

Coimbra | 21 e 22 de fevereiro de 2022: Museu Nacional de Machado de Castro

Porto | 21 e 22 de março de 2022: Biblioteca do Seminário Maior do Porto