Congresso internacional Para além de D. Manuel I. O Império português num mundo em transformação c. 1450-1550

Por ocasião do quinto centenário da morte do rei D. Manuel I, o Centro de História da Sociedade e da Cultura promove um congresso internacional que tem o intuito de revisitar a história do império português, utilizando uma perspetiva geográfica e culturalmente descentrada, que questione e vá para além da noção tradicional da projeção de Portugal no mundo. O propósito é reequacionar e recontextualizar a figura do monarca, o reino e os territórios ultramarinos, à luz dos avanços historiográficos verificados nas últimas décadas.

Conferência internacional, 6 a 8 de julho de 2022

Comissão científica:

Ângela Barreto Xavier, Instituto de Ciências Sociais-ICS, Lisboa, Portugal

Gabriel Rocha, Universidade de Brown, Providence, EUA

Giuseppe Marcocci, Universidade de Oxford, Inglaterra

Jorge Flores, Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, Lisboa, Portugal

José Pedro Paiva, Universidade de Coimbra, Portugal

Maria Berbara, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil