Call for papers: conferência internacional Governo episcopal no Império Português: práticas, dinâmicas e doutrinas (sécs. XV-XX)

Call for papers: conferência internacional Governo episcopal no Império Português: práticas, dinâmicas e doutrinas (sécs. XV-XX)

O governo episcopal no império ultramarino português tem sido alvo de estudos especializados, mas persistem consideráveis lacunas a colmatar. Embora os bispos das dioceses ultramarinas tenham exercido uma considerável influência na gestão do Império português, seja num plano estritamente religioso, seja enquanto governadores e agentes do Estado, está ainda por estudar o perfil e o pensamento económico de alguns dos bispos que mais influenciaram a administração imperial, assim como as interligações entre a política secular e as agendas pastorais das antístites. Pouco se sabe, por exemplo, sobre a abordagem pastoral dos bispos durante o chamado “Scramble for Africa”, período em que as ações das autoridades eclesiásticas assumiram particular relevância na consolidação das influências ou mesmo das soberanias sobre territórios em disputa. No século XX quase nada se sabe sobre a participação no Concílio Vaticano II dos bispos. Desconhece-se se e como é que aqueles prelados tentaram influenciar a agenda conciliar no atinente ao futuro das sociedades e das igrejas das então colónias portuguesas em África. Esta Conferência Internacional almeja discutir estes e outros aspetos da administração/governação diocesana no império português, com particular ênfase nas múltiplas vertentes do trabalho pastoral dos bispos e no seu perfil político.

Organização: Centre of Mission and Global Studies da VID Specialized University de Stavanger, na Noruega | Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra | Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas do Governo de Cabo Verde, através do Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde | Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago

Data: 31 de janeiro e 1 de fevereiro de 2023

Local: sala de Conferências da Biblioteca Nacional de Cabo Verde

As propostas deverão incidir sobre as diversas vertentes do governo episcopal ou da administração e justiça diocesana e sobre o perfil dos bispos no Império português. Propostas de estudos comparativos são particularmente bem-vindas.

Áreas temáticas:

– Os bispos, a administração, a justiça diocesana e as práticas de construção social e territorial;

– Os bispos na teia de relações interpoderes;

– O perfil ideológico-político dos bispos à luz do seu legado escrito e do seu engajamento político-religioso;

– Os bispos perante a Propaganda Fide e os missionários apostólicos e estrangeiros;

– Os bispos e os projetos de formação clerical no ultramar, incluindo os seminários diocesanos;

– Os bispos e a atuação da Inquisição;

– Os bispos perante a escravização de seres humanos, o trabalho forçado e outras formas de violência;

– A ação política dos bispos durante a Primeira República e durante o Estado Novo;

– Os bispos perante os nacionalismos africanos e a luta de libertação nas colónias portuguesas;

– Os bispos do ultramar no Concílio Vaticano II.      

As propostas, consistindo num título e um sumário (com o limite máximo de 300 palavras), acompanhadas de uma breve nota biográfica, deverão ser enviadas para jairzinho.lopes@vid.no até 23 de outubro de 2022.

Os proponentes serão notificados sobre o resultado da avaliação no dia 7 de novembro de 2022.