Paola Nestola

Captura de ecrã - 2016-05-11, 11.00.14

nestolap@gmail.com

Licenciatura cum laude em Conservação dos Bens Culturais, Università di Lecce-Salento (Italia, 1997)

Doutoramento em História Moderna «Il Mezzogiorno tra Europa e Mediterraneo: Territorio, Istituzioni e Civiltà dal Medioevo all’età Contemporanea» (Università del Salento, Itália), 2004

Doutoramento Europeu em História Moderna «Social History of Europe and the Mediterranean», (Università Ca’ Foscari di Venezia, Itália), 2004, desenvolvido na Universidad Pablo de Olavide, Sevilla (Espanha), beneficiando de uma bolsa “Marie Curie Actions” (2002-2003)

Título da tese de doutoramento:

“Inquisizioni e inquisitori nella periferia della cattolicità: Terra d’Otranto nel periodo della Controriforma”

• História Religiosa e da Igreja

• História da Inquisição

• Santidade (Sécs. XVI-XVIII)

• História Social

• História Urbana (Sécs. XVI-XVIII)

Para informações mais detalhadas, consultar, por favor:

ARTIGOS EM REVISTAS E ACTAS DE CONGRESSOS
PROJECTOS E REDES DE INVESTIGAÇÃO
PRÉMIOS E DISTINÇÕES

Livros:

Paola Nestola, I grifoni della fede. Vescovi-inquisitori in Terra d’Otranto fra ‘500 e ‘600, [Prefazioni di M. Spedicato, J. P. Paiva], Galatina (Lecce), Congedo, 2008, p. 292.

Tradução do livro: José Pedro Paiva, Un episcopato vigile. Portogallo, secoli XVI-XVIII, Lecce: Ed. Grifo, 2013, p. 345.

Paola Nestola (a cura di), Allegramente: quando Servire è un piacere. Miscellanea in Memoria di p. Antonio Fanuli C.M. (2005-2015), Lecce: Ed. Grifo, 2015, p. 344.

Paola Nestola, “Ecce sacerdos magnus”: as entradas dos bispos nas dioceses de regio patronato. Uma comparação entre o vice reino de Nápoles e os espaços portugueses (Séc. XVI-XVIII), “ História. Revista da FLUP”, IV, 4, 2014, pp. 167-185, on line: http://ler.letras.up.pt/site/default.aspx?qry=id04id18id2677&sum=sim

Paola Nestola, S. Jozé de Cupertino: “santo dei voli” in Portogallo? Itinerari di ricerca tra letteratura, iconografia e rappresentazione sociale, “Lusitania Sacra” número monográfico “A Santidade”, 28 (Julho-Dezembro) 2013, pp. 97-120;

Paola Nestola, “An testis sciat in qua provincia sita sit civitas”? Città a giudizio: fonti processuali per un approccio multifocale di Storia Urbana, “Mediterranea. Ricerche Storiche”, 29, dicembre 2013, pp. 585- 602, on line: http://www.storiamediterranea.it/portfolio/dicembre-2013/

Paola Nestola, Cidades, aspectos demográficos e poderes episcopais num espaço de fronteira do vice-reino de Nápoles entre os séculos XVI-XVII, em “I Congresso Internacional “AS CIDADES NA HISTÓRIA: POPULAÇÃO”, Guimarães, 24-26 de Outubro de 2012, vol. III, Cidade Moderna II, Camara Municipal de Guimarães, Guimarães, 2013, pp. 261-274.

Paola Nestola, Incorporati tra i confini della monarchia cattolica: vescovi portoghesi, spagnoli e italiani nel viceregno di Napoli durante l’Unione Dinastica, in “Revista de História das Ideias”, vol. 33, 2012, pp. 101-163;

Paola Nestola, Una provincia del Reino de Nápoles con fuerte concentración regalista: Tierra de Otranto y el entramado de la geografía de regio patronato entre los siglos XVI y XVII, “Cuadernos de Historia Moderna”, 2011, 36, pp. 17-40, on line: http://revistas.ucm.es/index.php/CHMO/issue/view/2161/showToc.

Projectos de Investigação:

2009-2016

Paola Nestola, O clero português no reino de Nápoles na primeira metade do século XVII: Entre dinâmicas sociopolíticas de integração e de exclusão (orientação Professores J.P. Paiva (Universidade de Coimbra), M. Spedicato (Universidade deL Salento), G. Sabatini (Universidade de Roma TRE)) bolsa pós doutoramento FCT, SFRH/BPD/62887/2009

Redes de Investigação:

Membro da Red Columnaria: red tematica de investigación sobre las fronteras de las Monarquías Ibéricas” Nodo Circulación de recursos y dinámicas sociales: patrimonios, redes mercantiles, crédito y hacienda.

Membro da Comissão Científica “Quaderni dell’Idomeneo”, Colecção da Società di Storia Patria per la Puglia, Sezione di Lecce.

Membro da Comissão Científica: Penela. Um percurso pelo tempo, (Margarida Sobral Neto, Coord.), 2015, Palimage, Coimbra.

Prémio de Estudo “Conversano-Maria Marangelli. Cultura e società nella Puglia di ieri e di oggi”, XXI edição, ano 2008, pela secção “opera prima” com a monografia: P. Nestola, I grifoni della fede. Vescovi-inquisitori in Terra d’Otranto fra ‘500 e ‘600, [Prefazioni di M. Spedicato, J. P. Paiva], Galatina (Lecce), Congedo, 2008.

Prémio de Estudo “Premio Capitanata per la Ricerca Storica”, V ed., ano 2009, pela obra: P. Nestola, I grifoni della fede. Vescovi-inquisitori in Terra d’Otranto fra ‘500 e ‘600, [Prefazioni di M. Spedicato, J. P. Paiva], Galatina (Lecce), Congedo, 2008.