João Manuel Filipe de Gouveia Monteiro

João Manuel Filipe de Gouveia MonteiroEMAIL

joao.g.monteiro@sapo.pt

Licenciatura em História, FLUC, 1981, 17 valores.

“Fernão Lopes, Texto e Contexto”, FLUC, 1987.

Doutoramento em História da Idade Média pela Universidade de Coimbra, tese “A Guerra em Portugal nos finais da Idade Média”, ano de 1997.

Professor Associado com Agregação.

• História Política do Mundo Antigo e da Idade Média
  • História Militar Antiga e Medieval Europeias
  • História Militar Portuguesa
  • História do Império Bizantino
  • Cultura Medieval.

Orientações

2015:

“Guerra e Poder na Idade Média. Das Cruzadas à Guerra dos Cem Anos”. Coimbra, Imprensa da Universidade (no prelo). Em colaboração com Miguel Gomes Martins e Paulo Jorge Agostinho. Livro.

“1415 – A Conquista de Ceuta. Relato Empolgante da última grande vitória de D. João I” (Lisboa, Grupo Presença, ed. Manuscrito). Em colaboração com António Martins Costa. Livro.

2012:

“Grandes Conflitos da História da Europa. De Alexandre Magno a Guilherme-o-Conquistador”, Coimbra, Imprensa da Universidade. Livro.

2010:

“As Cicatrizes da Guerra no Espaço Fronteiriço Português”, Viseu, Palimage, 2010. Em colaboração com Miguel Gomes Martins. Livro.

“Entre Romanos, Cruzados e Ordens Militares. Ensaios de História Militar Antiga e Medieval”. Coimbra, Salamandra, Livro.

“Saints at War”, projeto internacional em fase de constituição, coordenado pelo Prof. Leif Inge Petersen, da Norwegian University of Science and Technology, Trondheim (Noruega).

Presidente do Conselho Diretivo da Associação Ibérica da História Militar (sécs. IV-XVI).

1 doutoramento, 5 Mestrados (1 em co-orientação), 2 estágios no âmbito de Mestrados. Em curso: 3 Doutoramentos (2 em co-orientação) e 4 Mestrados.

Prémio “Defesa Nacional 1996”, atribuído pelo Ministério da Defesa, com o livro “A Guerra em Portugal nos finais da Idade Média”;

Prémio “Defesa Nacional 1999”, atribuído pelo Ministério da Defesa, com o livro “Os Castelos Portugueses dos finais da Idade Média. Presença, perfil, conservação, vigilância e comando”.

Menção Honrosa no XVIII “Prémio de Tradução Científica e Técnica em Língua Portuguesa” (atribuído pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pela União Latina), edição de 2010, com o livro Vegécio – Compêndio da Arte Militar, edição bilingue, Tradução de João Gouveia Monteiro e José Eduardo Braga, Estudo Introdutório, Comentários e Notas de João Gouveia Monteiro.

Galardão “Society for Military History’s Distinguished Book Award for Reference 2011”, atribuído à obra The Oxford Encyclopedia of Medieval Warfare and Military Technology, Chief Editor: Clifford J. Rogers, de que foi colaborador.

Prémio “Pedro Cunha Serra” da Academia Portuguesa da História, em 2011, com o livro As Cicatrizes da guerra no espaço fronteiriço português, 1250-1450 (em colaboração com Miguel Gomes Martins).

Prémio Fundação Calouste Gulbenkian “História da Europa”, da Academia Portuguesa da História, em 2012, com o livro Grandes conflitos da história da Europa. De Alexandre Magno a Guilherme “o Conquistador”.

Prémio “Joaquim de Carvalho”, da Imprensa da Universidade de Coimbra, em 2013, para o livro Grandes conflitos da história da Europa. De Alexandre Magno a Guilherme “o Conquistador”. Este galardão, atribuído por unanimidade por um júri multidisciplinar, elege anualmente a melhor obra publicada por esta editora no ano imediatamente anterior.