RESTORY | Recovering Past Stories for the Future: A Synergistic Approach to Textual and Oral Heritage of Small Communities (em curso)

Coordenação do consórcio internacional: Adinel Ciprian Dinca (Universitatea Babes Bolyai, Roménia)

Investigadora responsável na Universidade de Coimbra: Maria Amélia Álvaro de Campos (CHSC)

Duração: 01.01.2024 – 31.12.2026

Fonte financiamento: Comissão Europeia – HORIZON-CL2-2023-HERITAGE-01

Referência | Código da Operação:  101132781

Financiamento: 3.000.000.00€

Financiamento na Universidade de Coimbra: 91.705.00€

O projeto propõe uma abordagem sinergética, a partir de histórias textuais e orais, para explorar o passado de pequenas comunidades, com o objetivo de restaurar a ligação emocional do público com tradições interrompidas. Ao fazê-lo, presta uma atenção maior a segmentos do património cultural que têm sido há muito tempo eclipsados por monumentos ou locais de maior importância. Textos e entrevistas encapsulam expressões de ação coletiva, permitindo que os académicos das Ciências Sociais e Humanas investiguem processos naturais de gestão efetiva de recursos humanos e materiais limitados. Com foco na educação, práticas de reciclagem e comunicação afetiva de agentes de grupo, o RESTORY pretende investigar a formação de atitudes e estratégias sustentáveis, aprender com lições do passado e integrá-las na configuração futura de compromissos. Em última análise, emular os quadros de maximização de recursos intuitivamente concebidos por comunidades em pequena escala ao longo de um longo período permitirá a transferência de know-how da academia para instituições de memória local e cidadãos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável dos contextos de património. Os aspetos de pesquisa do projeto consistirão em estudos de caso metodologicamente híbridos, visando o património textual e oral das comunidades habitadas no passado pelos saxões transilvanos, um grupo de colonos de língua alemã instalados há cerca de 800 anos na atual Roménia, em conjunto com 10 estudos de caso internacionais, todos oferecendo uma gama mais ampla de expertise e acumulação de conhecimento no âmbito de pesquisa. O RESTORY também apresenta a oportunidade de atrair profissionais culturais de arquivos, museus e bibliotecas para sessões de formação destinadas a melhorar a gestão correta e abrangente, conservação e valorização do património cultural, tudo em relação às necessidades do público em geral e decisores administrativos a nível local.

Sítio oficial: a publicar em breve

Mais informações: https://cordis.europa.eu/project/id/101132781/en