Integrados

  • Todos
  • A
  • C
  • D
  • E
  • F
  • H
  • I
  • J
  • L
  • M
  • R
  • S
  • W
  • Ana Cristina Araújo

    Email: araujo.anacris@sapo.pt

    Ana Cristina Araújo doutorou-se em História Moderna e Contemporânea em 1995 pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É Professora Associada com Agregação Aposentada da mesma Universidade e Investigadora Integrada do Centro de História da Sociedade e da Cultura. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e professora visitante em universidades europeias e americanas. Integrou um painel de avaliação de Filosofia da A3ES. A sua principal área de investigação é  História das Ideias Políticas e da Cultura. Tem uma extensa produção científica e uma consolidada experiência de participação em projetos nacionais e internacionais e orientação de teses. Foi diretora da Revista de História das Ideias (2016-2023).  Em 1998 foi agraciada com o prémio Júlio Castilho de Olissipografia, atribuído pela Câmara Municipal de Lisboa, à publicação da sua tese de doutoramento. Em 2023 recebeu o prémio Joaquim de Carvalho, atribuído pela Imprensa da Universidade de Coimbra, à publicação do seu último livro Resistência Patriótica e Revolução Liberal (1808-1820).

    Principais áreas de interesse e investigação: História Intelectual; História da Cultura; Iluminismo e Liberalismo; História Conceptual; Historiografia.

    ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5267-8196

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/C812-DDC3-C9A3

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Repensar o ofício de historiador

  • Ana Guardião

    Email: afsguardiao@gmail.com

    Ana Guardião é investigadora na Universidade de Florença no projeto Humanitarianism and Mediterranean Europe. A Transnational and Comparative History (1945-1990), financiado pelo European Research Council; e investigadora associada no projeto Humanity Internationalized: Cases, Dynamics and Comparisons (1945-1980), Universidade de Coimbra/Universidade do Minho. Cocoordena o seminário Histórias do Presente: A Formação do Mundo Contemporâneo. Publicou recentemente Os Refugiados da (Des)Colonização: Direitos Humanos, Humanitarismo e o Fim dos Impérios em África (1950-1975) (2023). A sua investigação foca-se nas intersecções entre as dinâmicas humanitárias, do desenvolvimento, e de institucionalização dos direitos humanos em contextos coloniais e pós-coloniais.

    Principais áreas de interesse e investigação: História Contemporânea; História Imperial e Colonial; História Internacional e Transnacional; Organizações Internacionais e Não-Governamentais; Humanitarismo; Direitos Humanos; Desenvolvimento; Refugiados.

    ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5989-7938

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//en/BB1D-6292-AB53

    Repositório: https://unifi.academia.edu/AnaGuardi%C3%A3o

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas

  • Ana Margarida Dias da Silva

    Email: anasilva@fl.uc.pt

    Ana Margarida Dias da Silva, arquivista desde 2004, tem trabalhado em arquivos públicos e privados. É técnica superior no Arquivo do Departamento das Ciências da Vida da Universidade de Coimbra. Doutorada em Ciência da Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, mestre em Ciência da Informação e Documentação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2013) e mestre em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2014). A sua dissertação de mestrado O uso da Internet e da Web 2.0 na difusão e acesso à informação arquivística: o caso dos arquivos municipais portugueses venceu o 1º Prémio Olga Gallego de Investigación en Archivos (2015).

    Principais áreas de interesse e investigação: Ciência da Informação; Arquivística; Organização e Representação da Informação; Comunicação da Informação; Instituições de Memória; Crowdsourcing; Ciência Cidadã; Arquivos pessoais e familiares; História Social; História religiosa.

    ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1247-8346

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/111B-718B-8EE5

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/AnaMargaridaDiasdaSilva

    Grupo(s) de investigação: Estudo e edição de fontes

  • António Resende de Oliveira

    Email: antonioroliveira19@gmail.com

    António Resende de Oliveira doutorou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e é professor aposentado da mesma universidade. É  colaborador do IF-Seminário Medieval de Literatura, Pensamento e Sociedade. Participou em projectos nacionais e internacionais, publicou vários estudos em Portugal e em Espanha e colaborou em obras colectivas de referência da historiografia portuguesa.

    Áreas de interesse e investigação: História da Cultura; Canção trovadoresca; História Medieval de Portugal; Cultura da nobreza; Historiografia medieval; Instituições e agentes culturais; D. Afonso X; Conde D. Pedro.

     ORCID: https://orcid.org/0009-0009-5965-7510

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/311F-150A-9154

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Repensar o ofício do historiador

  • Carlos Fernando Teixeira Alves

    Email: cftalves@gmail.com

    É licenciado e mestre em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Em 2016, como bolseiro de doutoramento da FCT (PD/BD/128127/2016), iniciou o doutoramento no Programa Interuniversitário de Doutoramento em História: mudança e continuidade num mundo global (PIUDHist) no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL), com uma tese intitulada A Ordem Natural nas reformas universitárias de Salamanca e Coimbra (1769-1820). Foi investigador visitante no Instituto Figuerola de História Y Ciencias Sociales da Universidade Carlos III de Madrid (2019).

    Principais áreas de interesse e investigação: História das Universidades; História da Ciência; História do Ensino; História Moderna; História Contemporânea; Iluminismo; Liberalismo; Humanidades Digitais  

    ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0058-7262

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/DD10-A4E1-29C2

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Estudo e edição de fontes

  • Carolina Henriques Pereira

    Email: carolinahenriques94@gmail.com

    Carolina Henriques Pereira é doutorada em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É autora do livro Refugiados da Segunda Guerra Mundial nas Caldas da Rainha (1940-1946) e coautora da obra Refugiados em Portugal no século XX. Entre a hospitalidade e a intransigência (2024).  É investigadora integrada do Centro de História da Sociedade e da Cultura (CHSC-FLUC) e professora auxiliar convidada na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

    Principais áreas de interesse e investigação: História Contemporânea; História da Europa; História Local; Segunda Guerra Mundial; Estado Novo Português; Refugiados.

    ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7313-2560

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//en/A715-8E9C-B7A4

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/CarolinaPereira

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Heranças e identidades locais e regionais

  • Cristóvão Mata

    Email: cristovaomat@hotmail.com

    Cristóvão Mata é licenciado em História e mestre em História Moderna pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, instituição onde também se doutorou, com uma Bolsa Individual de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em História Moderna. A sua tese, intitulada A Casa de Aveiro na Constelação dos Poderes Senhoriais: Estruturas de Domínio e Redes Clientelares (2019), visou estudar uma das principais casas senhoriais portuguesas da Época Moderna.

    Principais áreas de interesse e investigação: História Moderna; Aristocracia; Nobreza; Elites Locais; Municípios; História das Instituições; Regime Senhorial; História da Família.

    ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3682-0700

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/CC1E-AB22-7292

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/CristovaoMata

    Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais

  • Daniel Norte Giebels

    Email: danielgiebels@gmail.com

    Doutorado em Altos Estudos em História Moderna pela Universidade de Coimbra, mestre em História Moderna pela mesma Universidade e licenciado em Património Cultural pela Universidade do Algarve.  Atualmente é membro do projeto ReligionAJE – Religião, administração e justiça eclesiástica no Império Português (1514-1750), e colaborador do Centro de Estudos de História Religiosa, onde integra o projeto Convemos – Convento e Mosteiros de Portugal (1096-1910) – Espacialidades e temporalidades. Autor de vários artigos e comunicações sobre a Inquisição e Igreja portuguesas entre os séculos XVI e XVIII, tendo publicado em 2018, através da Gradiva, o livro A Inquisição de Lisboa (1537-1579). Co-vencedor do 1º Prémio Nacional de Ensaio Histórico António Rosa Mendes.

    ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7000-8073

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/961B-3B28-24EE

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/DanielGiebels

    Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais

  • Dina Alves

    Email: dina.alves@ipleiria.pt

    Dina Catarina Duarte Alves é doutorada em História Moderna pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com a tese Violência, criminalidade e justiça em sociedades rurais na Época Moderna. O concelho de Óbidos, 1736-1806. Atualmente, é professora adjunta na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Recebeu, em 2021, o Prémio Internacional “Pina Manique – Do Iluminismo à Revolução Liberal”, concedido pela Academia Portuguesa da História e Fundação Pina Manique, pela sua tese de doutoramento.

    Principais áreas de interesse e investigação: História da Época Moderna; História Local; Violência; Crime; Justiça; Sociabilidade; Educação/ensino.

    ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4042-5989

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/en/7813-5E94-3C49

    Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais

  • Edgar Pereira

    Email: edgarbertrandpereira@gmail.com

    Edgar Pereira é doutorado em História Económica e Social pela Universidade de Leiden (Países Baixos), tendo sido bolseiro de pós-doutoramento no KNIR (Real Instituto Holandês em Roma). Atualmente é investigador doutorado de nível inicial no Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra. Desenvolveu investigação de arquivo em sete países e tem publicado em revistas científicas e obras coletivas. Em 2015, a sua tese de mestrado recebeu o Marc Bloch Prize atribuído pelo European University Institute (Florença), para melhor dissertação de mestrado em História Moderna e Contemporânea. Além do trabalho de arquivo e publicações, lecionou unidades curriculares de licenciatura e mestrado.

    Principais áreas de interesse e investigação: História económica e política do Portugal Moderno; História do império ultramarino português; História conectada dos impérios ibéricos; história do comércio marítimo na época moderna.

    ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8547-6777

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/A313-089D-95DB

    Repositório: https://leidenuniv.academia.edu/EdgarPereira

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas

  • Fernando Catroga

    Email: fcatroga@hotmail.com

    Fernando Catroga é professor catedrático jubilado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É doutorado em História Moderna e Contemporânea pela Universidade de Coimbra e doutor Honoris Causa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Brasil). Foi condecorado pelo Presidente da República portuguesa com a Ordem Militar de Santiago da Espada de Portugal, por méritos científicos e recebeu a Medalha de Honra da Universidade de São Paulo. É Académico de Mérito da Academia Portuguesa da História. Cooordena o grupo de investigação Repensar o Ofício do Historiador, no CHSC. Foi diretor da Revista de História das Ideias. Tem extensa obra publicada no domínio da história política, cultural e das ideias.

    Principais áreas de interesse e investigação: Republicanismo; Secularização e Laicidade; Memória Histórica; Teoria da História; Historiografia; História das Ideias; História Cultural.

    ORCID: https://orcid.org/0009-0005-8636-1986

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//en/B31B-EAE5-DB8A

    Grupo(s) de investigação: Repensar o ofício do historiador

  • Fernando Taveira da Fonseca

    Email: fertaveira@gmail.com

    Fernando Taveira da Fonseca é doutorado em História Moderna e Contemporânea e professor associado com agregação aposentado da Universidade de Coimbra. É membro do IEMYR (Instituto de Estudios Medievales y Renascentistas) da Universidade de Salamanca e sócio de mérito da Academia Portuguesa da História. Foi diretor do Instituto de História Económica e Social, membro do Conselho Diretivo da Faculdade de Letras e diretor do Departamento de História, Arqueologia e Artes. Participou na Comissão de candidatura da Universidade de Coimbra a Património da Unesco.

    Principais áreas de interesse: História Moderna de Portugal; História Económica e Social; História da Universidade de Coimbra; História das Universidades; História da Educação; História Religiosa; História da Restauração.

    ORCID: http://orcid.org/0000-0003-3280-5009

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/E916-F8A3-40B5

    Repositório: https://uc-pt.academia.edu/FernandoTaveiradaFonseca

    Grupo(s) de investigação: Estudo e edição de fontes; Heranças e identidades locais e regionais

  • Hugo Gonçalves Dores

    Email: hfgdores@gmail.com

    Hugo Gonçalves Dores é investigador integrado no Centro de História da Sociedade e da Cultura e professor convidado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Doutorado em História no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. É membro do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa. Tem trabalhado sobre políticas educativas coloniais, as relações Estado-Igreja e a questão missionária nos impérios coloniais (sécs. XIX e XX). É autor de A Missão da República: Política, Religião e o Império Colonial Português (1910-1926) (2015) e Politics and Religion in the Portuguese Colonial Empire in Africa (1890-1930) (2021), e co-editor de Education and Development in Colonial and Post-Colonial Africa (2020), entre outros.

    Principais áreas de interesse e investigação: História Contemporânea; Imperialismo; Educação Colonial; UNESCO no Contexto Colonial; Relações Estado-Igreja nos Impérios Coloniais; História das Missões.

    ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7690-7563

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/6F1A-84AC-687E

    Repositório: https://uc-pt.academia.edu/HugoGonçalvesDores

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas

  • Irene Vaquinhas

    Email: irenemcv@fl.uc.pt

    Irene Vaquinhas é doutorada em História e professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra desde 2009. Foi coordenadora científica do Centro de História da Sociedade e da Cultura de novembro de 2013 a outubro de 2020. Foi representante da Universidade de Coimbra no projeto ATHENA (Advanced Thematic Network for Activities on Women´s Studies), da União Europeia. Tem colaborado em vários projetos internacionais. É membro da Academia Portuguesa da História.

    Principais áreas de interesse e investigação: História Contemporânea de Portugal; história rural; história das formas de sociabilidade; história da vida privada; história das mulheres e do género; história dos patrimónios alimentares e museologia.

    ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1889-165X

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/7116-054C-1FE6

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/IreneVaquinhas

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Heranças e identidades locais e regionais

  • Isabel Ferreira da Mota

    Email: ifmota@fl.uc.pt

    Isabel Ferreira da Mota é doutorada em História pela Universidade de Coimbra, em cuja Faculdade de Letras exerce funções docentes. Recebeu em 2004 o Prémio da Fundação Calouste Gulbenkian em História Moderna e Contemporânea, atribuído à obra A Academia Real da História: os intelectuais, o poder cultural e o poder monárquico no séc. XVIII (2003). É investigadora colaboradora do CEIS20, Diretora da Revista de História das Ideias e académica da Academia Portuguesa da História.

    Principais áreas de interesse e investigação: História Cultural e Política do Século XVIII; História Transnacional; Historiografia, Academias e Universidades; Viagens e República das Letras; Práticas Políticas, Cultura Visual e Cultura Material.

    ORCID:  https://orcid.org/0000-0001-9743-2739

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/en/611A-6C43-6E6C

    Repositório:  https://www.researchgate.net/profile/Isabel-Mota-2

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Repensar o ofício do historiador

  • Jaime Ricardo Gouveia

    Email: jaime.gouveia@uc.pt

    Jaime Ricardo Gouveia é doutorado em História pelo Instituto Universitário Europeu de Florença, licenciado e mestre em História pela Universidade de Coimbra. Atualmente é investigador integrado do CHSC, docente convidado do Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Universidade de Coimbra e professor da pós-graduação em História da Universidade Federal do Amazonas. É também Co-IR do Projeto Internacional ReligionAJE. Foi bolseiro do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Desenvolveu dois projetos de pós-doutoramento financiados pela FCT e CAPES e foi visiting researcher no Max Planck Institute for European Legal History, de Frankfurt. É autor de vários livros de história e recebeu diversos prémios científicos, entre os quais o Prémio Gulbenkian da Academia Portuguesa da História (2015).

    As suas principais áreas de interesse e investigação são: História Moderna; História Eclesiástica e Religiosa; História Comparativa e Transnacional; História do Direito; História colonial.

    ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2435-7384

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/C71F-7E85-C953

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/JaimeGouveia

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Heranças e identidades locais e regionais

  • João Gouveia Monteiro

    Email: joao.g.monteiro@sapo.pt

    João Gouveia Monteiro (n. 1958) é professor catedrático da UC, onde se doutorou em História (1997). Foi professor convidado da Université Paul Valéry (Montpellier III) e professor visitante da École Pratique des Hautes Études (Paris). Estagiou nas universidades de Bolonha e de La Laguna-Tenerife. Em 1995-2001, dirigiu um projeto de investigação multidisciplinar no campo de batalha de Aljubarrota. É académico correspondente da Academia Portuguesa da História e foi o 1.º Presidente da Associação Ibérica de História Militar (sécs. IV-XVI), entre 2015 e 2022. Fundou e dirige a Academia para o Encontro de Culturas e de Religiões (APECER-UC). Foi Pró-Reitor para a Cultura, Diretor da Imprensa e Diretor da Biblioteca Geral da UC. Integrou o Conselho Geral da U.C. em 2012-2016 e em 2020-2024.

    Principais áreas de interesse e investigação: História Militar, História Medieval Europeia, História Antiga, História das Religiões.

    ORCID: http://orcid.org/0000-0003-3418-0217​

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/C515-07FC-57A3

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/JoãoGouveiaMonteiro

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Estudo e edição de fontes

  • João Marinho dos Santos

    João Marinho dos Santos é professor catedrático jubilado do Grupo de História da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Tem feito incidir a sua investigação científica nas áreas de História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa e de História Local, destacando-se entre as suas últimas publicações: Ceuta não foi Conquista, mas começo dela (2017); Costumes e Foros de Castelo Bom (2018);Estudos sobre os Descobrimentos e Expansão Portuguesa (2021).

     Entre 1990 e 1994 exerceu o cargo de delegado da Secretaria de Estado da Cultura para a Zona Centro de Portugal e, entre 2003 e 2013, o de coordenador científico do Centro de História da Sociedade e da Cultura.

    ORCID: https://orcid.org/0009-0001-9728-4569

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//en/871C-913A-11D9

  • João Nunes

    Email: jnunes@esev.ipv.pt

    João Nunes é doutorado em História pela Universidade de Coimbra. Docente do Instituto Politécnico de Viseu e colaborador do Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI – IPV).  Tem participado em projetos de investigação na área de história e património cultural. 

    Os seus interesses, investigações e publicações centram-se, maioritariamente, na história religiosa e eclesiástica da Época Moderna.

    ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0328-307X

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/en/E41E-B7EF-6D93

    Repositório: https://estgv.academia.edu/JoãoNunes

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas

  • José Antunes

    Email: antunesgjose@gmail.com

    José Antunes é doutorado em História Medieval e professor auxiliar com agregação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tendo-se jubilado no ano 2000. Foi membro do Instituto de História e Teoria das Ideias e é atualmente membro do Centro de História da Sociedade e da Cultura.

    Principais áreas de interesse e investigação: História Medieval de Portugal; Cultura erudita portuguesa nos séculos XII a XIV (Juristas, Teólogos e Filósofos); Problemática histórica dos primórdios da fundação da Universidade Portuguesa.

    ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5446-0526

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//en/0616-A6D0-63DC

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas

  • José Manuel Azevedo e Silva

    Email: jazevedosilva@gmail.com

    José Manuel Azevedo e Silva é doutorado em História pela Universidade de Coimbra. Foi professor da mesma Universidade de 1983 a 2007. Desenvolveu a sua atividade na docência e na investigação nos domínios de História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa e de História do Brasil Colonial. Tem 20 livros publicados nestas áreas e cerca de 100 artigos, prefácios e recensões. Foi galardoado com o Prémio Calouste Gulbenkian “História da Presença de Portugal no Mundo”, atribuído pela Academia Portuguesa da História, em 2008. É académico de Mérito da Academia Portuguesa da História.

    Principais áreas de interesse e investigação: História Local e Regional; História da Expansão Portuguesa; História do Brasil; História Local

    ORCID: https://orcid.org/0009-0007-4994-2620

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//D518-6E6B-8FB0

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Heranças e identidades locais e regionais

  • José Pedro Paiva

    Email: lejpaiva@fl.uc.pt

    José Pedro Paiva é doutorado em História e professor catedrático na Universidade de Coimbra. Foi diretor do Arquivo da Universidade e da Faculdade de Letras da mesma Universidade. É investigador integrado do Centro de História da Sociedade e da Cultura (CHSC), colaborador do Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR – UCP), e membro da Academia Portuguesa da História e da Academia das Ciências de Lisboa. Já participou e coordenou diversos projetos nacionais e internacionais, foi professor convidado na Universidade de S. Paulo (Brasil) e bolseiro da John Carter Brown Library (EUA) e da Nederlanse Organisatie voor Wetenschappelijk Onderzoek (Países Baixos).

    Principais áreas de interesse: História religiosa; Inquisição; Reforma Católica; Bruxaria e feitiçaria na Época Moderna; Misericórdias; História Moderna de Portugal; História do império ultramarino português; União Ibérica (1580-1640).

    ORCID: http://orcid.org/0000-0001-5312-1138

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//pt/BA17-42F4-F7F9

    Repositório: https://uc-pt.academia.edu/JosePaiva

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas

  • Leontina Domingos Ventura

    Email: ldvdf@fl.uc.pt

    Leontina Domingos Ventura é doutorada em História e professora associada na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.  Colaborou em vários projetos nacionais e em dois internacionais. É membro da Academia Portuguesa da História e do Instituto Português de Genealogia e Heráldica.

    Principais áreas de interesse e investigação: História Medieval de Portugal (sécs. XI-XIV sobretudo) e, dentro desta, História Social (da nobreza e das aristocracias urbanas) e Institucional (das instituições judiciais e fiscais, em particular); História da Cidade de Coimbra; Biografias; Produção Documental (chancelarias régias, episcopais e monacais).

    ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3051-5526

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/A21C-33E4-EAA7

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/leontinaventura

    Grupo(s) de investigação: Estudo e edição de fontes; Heranças e identidades locais e regionais

  • Luís Miguel Rêpas

    Email: lrepas@gmail.com

    Luís Miguel Rêpas concluiu o Mestrado (2000) e o Doutoramento (2021) em História Medieval na Universidade de Coimbra e é investigador integrado do Centro de História da Sociedade e da Cultura e colaborador do Instituto de Estudos Medievais (NOVA FCSH). Integrou a equipa do Projeto Horizontes Cistercienses, que estudou o scriptorium de Alcobaça e a sua produção, é investigador do Projeto Livros, rituais e espaço num mosteiro cisterciense feminino. Viver, ler e rezar em Lorvão nos séculos XIII a XVI, ambos financiados pela FCT, é um dos Coordenadores Científicos do projeto de edição da documentação medieval do Mosteiro de Arouca (que resulta de uma parceria entre o CHSC e o Município de Arouca) e é, desde 2022, Professor Auxiliar Convidado na Universidade de Coimbra.

    Principais áreas de interesse e investigação: História Monástica; História Social; História das Mulheres; Cultura escrita; Paleografia e Diplomática; Edição de Manuscritos.

    ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5437-9437

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/1414-BC78-D72A

    Repositório: https://unl-pt.academia.edu/Lu%C3%ADsR%C3%AApas

    Grupo(s) de investigação: Estudo e edição de fontes

  • Luísa Trindade

    Email: luisa.trindade@fl.uc.pt

    Luísa Trindade é doutorada em História da Arte e professora associada com agregação na Universidade de Coimbra, onde leciona desde 1996. Foi diretora da licenciatura em História da Arte, do mestrado em Arte e Património, diretora do Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes e presidente da Assembleia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Atualmente, desempenha a função de Coordenadora Científica do Gabinete de Apoio à Gestão do Património da Universidade de Coimbra.

    Membro do Centro de História da Sociedade e da Cultura, é também colaboradora do Instituto de Estudos Medievais da FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Com dezenas de artigos e comunicações, já participou e coordenou diversos projetos nacionais e internacionais no âmbito do ensino, da investigação e da transmissão do saber da História, da História da Arte e do Património.

    Principais áreas de interesse e investigação: História do Urbanismo; cidade Medieval; História da Arte; Arte Medieval; Arquitetura Tardo-medieval; Património e Mediação.

    ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2475-7529

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/AD1E-2B80-645F

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/LuisaTrindade

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Heranças e identidades locais e regionais

  • Margarida Relvão Calmeiro

    Email: mrelvao@gmail.com

    Margarida Relvão Calmeiro, licenciada em Arquitetura (2005) e doutorada em Teoria e História da Arquitetura pela Universidade de Coimbra (2015) é arquiteta e investigadora no Itecons-Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade. É ainda professora auxiliar convidada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigadora auxiliar convidada do Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da mesma universidade, no projeto Landscape Together, financiado pelo programa Europa Criativa (2023-2026) (https://landscapetogether.eu/). Tem colaborado com outros cursos da Universidade de Coimbra e, no âmbito da ação para a cooperação, com a Universidade de Lúrio (Moçambique). É autora do livro Urbanismo antes do Planos: Coimbra 1834-1934 (Coimbra: Câmara Municipal de Coimbra, 2021).

    Principais áreas de interesse e investigação: História do Urbanismo e do Planeamento Urbano no Território Português; Património, Reabilitação Urbana e Desenvolvimento Sustentável; Arquitetura Regenerativa e Circularidade

    ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0328-1998

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/A71C-E2DF-A4A6

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/MargaridaRelv%C3%A3oCalmeiro

    Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais

  • Margarida Sobral Neto

    Email: mneto@fl.uc.pt

    Margarida Sobral Neto é doutorada em História Moderna e Contemporânea e professora catedrática na Universidade de Coimbra. É membro da Academia Portuguesa da História, sócia fundadora da Associação de História Económica e Social e membro de redes de investigação: Rural RePort, Report(h)a e Proprietas.

    Principais áreas de interesse e investigação: História Rural; História das instituições; Historiografia; História ambiental; História da Época Moderna.

    ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6541-5237

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/en/7312-AB81-2317

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/MargaridaSobralNeto

    Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais

  • Maria Alegria Marques

    Email: mfm@fl.uc.pt

    Maria Alegria Marques é doutorada em História e professora catedrática na Universidade de Coimbra. Foi Presidente do Ramo de Formação Educacional, vice-presidente e presidente do Conselho Diretivo da Faculdade de Letras da mesma Universidade. É Académica de Número da Academia Portuguesa da História. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e participou em diversos projetos nacionais e internacionais. Foi professora convidada na Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Universidade de S. Paulo (Brasil) e na Universidade Federal de Goiás e organizadora/participante em vários congressos e eventos em Portugal e no estrangeiro.

    Principais áreas de interesse e investigação: História religiosa (Idade Média); Instituições eclesiásticas (Idade Média); História local; História política e institucional (Idade Média).

    ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1016-2057

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//en/961D-048B-EF57

    Grupo(s) de investigação: Estudo e edição de fontes

  • Maria Amélia Álvaro de Campos

    Email: melicampos@gmail.com

    Maria Amélia Álvaro de Campos é doutorada em História da Idade Média e trabalha como investigadora e professora convidada na FLUC. Investiga sobre comunidades paroquiais urbanas, através do estudo dos grupos eclesiásticos e laicos que animavam a cidade medieval – sobretudo Coimbra e a sua região. Paralelamente a trabalhos de história eclesiástica, urbana e social, publicou estudos de âmbito paleográfico e diplomático de fontes medievais portuguesas. Realizou doutoramento e pós-doutoramento com financiamento competitivo atribuído pela FCT e participou em diversos projetos internacionais. Colaborou com outras Unidades de I&D, como o CIDEHUS (U. Évora), o CRIHAM (U. Limoges), o LAMOP (U. Paris 1) e o LEM-CERCOR (U. Jean Monnet). Coordenou o projeto exploratório COMMEMORtis (http://doi.org/10.54499/EXPL/HAR-HIS/0532/2021) e dirige atualmente a participação do CHSC no consórcio RESTORY (https://doi.org/10.3030/101132781), coordenado pela Universidade de Babes Bolyai de Cluj Napoca.

    Principais áreas de interesse e investigação: História Urbana; História do Clero Secular e Paroquial; Prosopografia; Humanidades Digitais. 

    ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3131-7356

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/E317-F872-2CA6

    Repositório: https://estudogeral.sib.uc.pt/cris/rp/rp08148

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Heranças e identidades locais e regionais

  • Maria Antónia Lopes

    Email: lopes.mariantonia@gmail.com

    Maria Antónia Lopes é doutorada em História e professora associada com Agregação na Universidade de Coimbra, onde dirige o Doutoramento em História. É colaboradora do CEIS20. Integra/ou projetos nacionais e internacionais. Publicou dezenas de trabalhos em revistas e obras coletivas em Portugal e no estrangeiro. É autora de oito livros e coordenadora de seis, estando um traduzido em Itália.

    Principais áreas de interesse e investigação: História da Pobreza e políticas sociais; História das Misericórdias; História doutrinal da Caridade e Beneficência; História das Mulheres; História Biográfica; História da Vida Privada; História Moderna de Portugal; História Contemporânea de Portugal.

    ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8485-4649

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/D717-C7B1-2F7A

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/MariaAnt%C3%B3niaLopes

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Heranças e identidades locais e regionais

  • Maria do Rosário Morujão

    Email: mrbmorujao@uc.pt

    Maria do Rosário Morujão é doutorada em História da Idade Média e professora auxiliar na Universidade de Coimbra. É colaboradora do Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR–UCP), e pertence a diversos organismos nacionais e internacionais, de entre os quais se destacam a Comissão Internacional de Diplomática, a Société Française d’Héraldique et de Sigillographie e a Sociedad Española de Ciencias y Técnicas Historiográficas. Participou e participa em diversos projetos de investigação, portugueses e estrangeiros, sendo coordenadora do projeto SIGILLVM PORTVGALIAE – corpus dos selos portugueses.

    Principais áreas de interesse e investigação: História medieval de Portugal; História social medieval; História religiosa; Clero secular; Cister feminino; Paleografia; Diplomática; Sigilografia; Edição de textos; Codicologia; História do livro.

    ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1311-4720

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/en/2216-698B-F8AC

    Repositório:  https://coimbra.academia.edu/MariadoRos%C3%A1rioMoruj%C3%A3o

    Grupo(s) de investigação: Estudo e edição de fontes; Heranças e identidades locais e regionais

  • Maria Helena da Cruz Coelho

    Email: coelhomh@gmail.com

    Maria Helena da Cruz Coelho é doutorada em História e professora catedrática aposentada da Universidade de Coimbra. É presidente da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais e vice-presidente da Academia Portuguesa da História. Pertence a outras Academias e Comissões nacionais e estrangeiras. É membro do Conselho Editorial da Imprensa Nacional – Casa da Moeda. Integrou painéis de avaliação de História e Arqueologia da A3ES e da FCT. Participou e participa em diversos projetos de investigação nacionais e estrangeiros. Lecionou na École Nationale des Chartes e em diversas universidades brasileiras e europeias.

    Principais áreas de interesse e investigação: História Medieval de Portugal; Diplomática; História Política (biografias); História Religiosa; História Económico-social (Rural e Urbano); História dos Poderes; História da Alimentação.

    ORCID: http://orcid.org/0000-0002-8030-4578

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/8112-FE8A-FA4A

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/MariaHelenaCruzCoelho

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Heranças e identidades locais e regionais

  • Maria José Azevedo Santos

    Email: mazevedo_santos@yahoo.com

    Maria José Azevedo Santos é doutorada em História e Professora Catedrática Jubilada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Foi, entre 2003 e 2011, Diretora do Arquivo da Universidade de Coimbra. Fundou, na FLUC, em 2008, o Curso de Mestrado em Alimentação: Fontes, Cultura e Sociedade. É Académica de Número da Academia Portuguesa da História; Académica de Número do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro; Membro Honorário do Comité International de Paléographie Latine; Membro da Rede de Excelência do Institut Européen d’Histoire et des Cultures de l’Alimentation; Representante Nacional do Comité Internacional de Peritos do Caminho de Santiago (Xunta de Galicia); Codiretora da Cátedra Institucional del Camino de Santiago y de las Peregrinaciones da Universidade de Santiago de Compostela. Autora de largas dezenas de livros e de artigos publicados em Portugal e no estrangeiro.

    Principais áreas de interesse e investigação: Paleografia, Diplomática e Codicologia, Monaquismo Masculino e feminino, História da Alimentação.

    ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9147-0213

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/DC1C-19BC-8F68

    Repositório: https://estudogeral.uc.pt/cris/rp/rp17722

    Grupo(s) de investigação: Estudo e edição de fontes

  • Miguel Bandeira Jerónimo

    Email: mbjeronimo@gmail.com

    Miguel Bandeira Jerónimo é doutorado em História pelo King’s College da Universidade de Londres e é Professor Associado em História na Universidade de Coimbra, na Faculdade de Letras, no Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes. É ainda investigador do Centro de História da Sociedade e da Cultura (Universidade de Coimbra) e cocoordenador científico no programa de doutoramento em Patrimónios de Influência Portuguesa (III/CES-UC). Entre outros tópicos, os seus interesses de pesquisa centram-se na História global, conectada e comparada do imperialismo e do colonialismo e na História Internacional e Transnacional (Sécs. XIX-XX). Tem publicado com regularidade, em Portugal e no estrangeiro, em editoras e revistas de referência. Coordena o projecto de investigação The worlds of (under)development: processes and legacies of the portuguese colonial empire in a comparative perspective (1945-1975) e é investigador co-responsável pelo projecto de investigação Humanity Internationalised: cases, dynamics and comparisons (1945-1980), ambos financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Portugal).

    Principais áreas de interesse e investigação: História Imperial e Colonial; História Internacional e Transnacional; História Moderna e Contemporânea; Colonialismo Europeu em África; Internacionalismo; Organizações Internacionais.

    ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8829-4909

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/3E12-56B6-9C33

    Repositório: https://uc-pt.academia.edu/MiguelBandeiraJer%C3%B3nimo

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Repensar o ofício de historiador

  • Rosa Marreiros

    A disponibilizar oportunamente.

  • Rui Nobre

    Email: rnobre1@gmail.com

    Rui Nobre é licenciado em História (variante de Arqueologia) pela Universidade de Coimbra (1985). Mestre em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro (2009) e doutorado em Altos Estudos em História, Ramo de História Medieval pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2022) com a tese A Ordem do Templo em Portugal: homens, património e poderes.

    Principais áreas de interesse e investigação: Ordens religioso-militares, nomeadamente, as do Templo e de Cristo.

    ORCID: https://orcid.org/my-orcid?orcid=0000-0003-2084-5716

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/3A1B-A74C-37B7

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/RNobre

    Grupo(s) de investigação: Estudo e edição de fontes

  • Sandra Costa Saldanha

    Email: sandrasaldanha@fl.uc.pt

    Sandra Costa Saldanha é doutorada em História da Arte, professora auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigadora do Centro de História da Sociedade e da Cultura. Dedica atividade científica à investigação da arte portuguesa na Idade Moderna, particularmente ao estudo das relações luso-italianas, intercâmbios estéticos e impactes sobre a produção escultórica dos séculos XVII e XVIII, em contexto nacional, luso-brasileiro e ibero-americano. Docente nas áreas disciplinares da História da Arte, do Design e das Artes Decorativas, exerceu anteriormente funções no IADE – Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing e na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa. Foi colaboradora da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais na elaboração do Inventário do Património Arquitetónico do distrito de Lisboa; coordenadora do Serviço de Património, Investigação e Promoção Cultural do Patriarcado de Lisboa, com funções nas áreas do inventário, investigação, dinamização e serviço educativo do mosteiro de São Vicente de Fora; e diretora do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, com responsabilidade na implementação de diversos projetos e iniciativas nos domínios do inventário, conservação, restauro, museus, arquivos e bibliotecas.

    Principais áreas de interesse e investigação: Escultura dos séculos XVII-XVIII; Arte portuguesa e italiana na Época Moderna; Iconografia Cristã; Bens Culturais da Igreja.

    ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5594-3581

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/en/FE10-9E96-64D3

    Repositóriohttps://coimbra.academia.edu/SandraCostaSaldanha

    Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais

  • Saul António Gomes

    Email: sagcs@fl.uc.pt

    Saul António Gomes é doutor em História, pela Universidade de Coimbra, e professor associado do Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da mesma Universidade. Desempenhou cargos de vice-presidente do Conselho Científico e do Conselho Diretivo da mesma instituição. É colaborador do CEHR da Universidade Católica Portuguesa e membro da Academia Portuguesa da História. Foi coordenador do projeto Fragmed – Corpus Portugaliae Fragmentorum e integrou as equipas de outros projetos nacionais e internacionais.  Ministrou, como professor convidado, cursos de Paleografia e Diplomática na Universidade Federal de Goiás e na Universidade de Brasília.

    ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7188-610X

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/6F18-7088-963A

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/SaulAnt%C3%B3nioGomes

    Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Estudo e edição de fontes

  • Walter Rossa

    Email: wrossa@uc.pt

    Walter Rossa é arquiteto, mestre em História da Arte, doutor em Arquitetura e professor catedrático do Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra. É titular da Cátedra UNESCO em Diálogo Intercultural em Patrimónios de Influência Portuguesa e cotitular da Cátedra Cunha Rivara da Goa University. Tem sido convidado para lecionar e investigar em diversas instituições estrangeiras, participado e coordenado projetos nacionais e internacionais, e orientado provas académicas, das quais foram concluídos dezoito doutoramentos. A sua investigação desenvolve-se segundo duas linhas de grande reciprocidade: arquitetura e urbanística de influência portuguesa e planeamento urbano em contextos com relevância patrimonial. Atualmente orienta a sua investigação na procura de interações entre a atividade académica e ações de cooperação para o desenvolvimento.

    Principais áreas de interesse: Arquitetura e urbanística de influência portuguesa; Planeamento em contextos com relevância patrimonial.

    Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/A21E-57AB-16E4

    Repositório: https://coimbra.academia.edu/WalterRossa

    Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais