Investigadores
- Todos
- A
- B
- C
- D
- E
- F
- G
- H
- I
- J
- L
- M
- N
- O
- P
- R
- S
- T
- W
- Alberto Corada Alonso
Email: alberto.corada@uva.es
Alberto Corada Alonso é doutorado em História pela Universidade de Valladolid, onde é professor permanente. É membro do projeto de investigação “Mulher, família e sociedade. A construção da história social a partir da cultura jurídica”. Ss. XVI-XX”, ligado ao Instituto Universitario de Historia Simancas, e do Grupo de Investigação Reconhecido Sociedade e Conflito da Idade Moderna à Contemporânea. Atualmente, tem duas linhas de investigação no domínio da História Moderna. A primeira centra-se no estudo das instituições eclesiásticas e das formas de organização concelhia, feudal e territorial no norte da Coroa de Castela, enquanto a segunda se debruça sobre a história social da justiça, analisando os tribunais como elementos definidores de uma identidade de género.
Principais áreas de interesse e investigação: Época Moderna; Instituições Eclesiásticas; Formas de Organização Concelhia; História Social; História da Justiça e Identidade de Género.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6396-4574
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//5113-6CB0-1E9C
Repositório: https://uva-es.academia.edu/AlbertoCoradaAlonsoso
Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais
- Alexandre António da Costa Luís
Email: aluis@ubi.pt
Alexandre António da Costa Luís é doutorado em História, especialidade de História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa, pela Universidade de Coimbra. É professor auxiliar na Universidade da Beira Interior, onde já desempenhou as funções de vice-presidente da Faculdade de Artes e Letras, de diretor do Mestrado em Estudos Ibéricos, de coordenador de Mobilidade do MEI e de membro do Conselho Científico da FAL. É Académico Correspondente da Academia de Marinha e Sócio da SCUCP. Também é membro das Comissões Interinstitucionais da Academia Lusófona Luís de Camões e do Instituto Fernando Pessoa. Integra, igualmente, o Observatório da Língua Portuguesa e o Movimento Internacional Lusófono.
Principais áreas de interesse e investigação: História da Expansão Portuguesa; História Política Contemporânea; História da Cultura Portuguesa; Culturas Lusófonas.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5011-0449
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/841C-23C7-8B70
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas
- Amanda Mégda Pimenta
E-mail: amandamegda1807@hotmail.com
Amanda Mégda Pimenta é licenciada em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, instituição onde frequenta atualmente o mestrado em Arte e Património, tendo como tema de dissertação “A Ourivesaria na Universidade de Coimbra: contextos, fontes e intervenientes”. Membro, desde 2022, da equipa de inventariação do património móvel da Universidade de Coimbra, desenvolve, nesse âmbito, atividade de investigação na área da ourivesaria.
Principais áreas de interesse e investigação: Ourivesaria Portuguesa; Artes Decorativas; Cultura Material; Arte Portuguesa na Época Moderna
ORCID: https://orcid.org/0009-0001-8365-4434
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/9C1F-88A3-E5F3
- Ana Cristina Araújo
Email: araujo.anacris@sapo.pt
Ana Cristina Araújo doutorou-se em História Moderna e Contemporânea em 1995 pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É Professora Associada com Agregação Aposentada da mesma Universidade e Investigadora Integrada do Centro de História da Sociedade e da Cultura. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e professora visitante em universidades europeias e americanas. Integrou um painel de avaliação de Filosofia da A3ES. A sua principal área de investigação é História das Ideias Políticas e da Cultura. Tem uma extensa produção científica e uma consolidada experiência de participação em projetos nacionais e internacionais e orientação de teses. Foi diretora da Revista de História das Ideias (2016-2023). Em 1998 foi agraciada com o prémio Júlio Castilho de Olissipografia, atribuído pela Câmara Municipal de Lisboa, à publicação da sua tese de doutoramento. Em 2023 recebeu o prémio Joaquim de Carvalho, atribuído pela Imprensa da Universidade de Coimbra, à publicação do seu último livro Resistência Patriótica e Revolução Liberal (1808-1820).
Principais áreas de interesse e investigação: História Intelectual; História da Cultura; Iluminismo e Liberalismo; História Conceptual; Historiografia.
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5267-8196
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/C812-DDC3-C9A3
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Repensar o ofício de historiador
- Ana Guardião
Email: afsguardiao@gmail.com
Ana Guardião é investigadora na Universidade de Florença no projeto Humanitarianism and Mediterranean Europe. A Transnational and Comparative History (1945-1990), financiado pelo European Research Council; e investigadora associada no projeto Humanity Internationalized: Cases, Dynamics and Comparisons (1945-1980), Universidade de Coimbra/Universidade do Minho. Cocoordena o seminário Histórias do Presente: A Formação do Mundo Contemporâneo. Publicou recentemente Os Refugiados da (Des)Colonização: Direitos Humanos, Humanitarismo e o Fim dos Impérios em África (1950-1975) (2023). A sua investigação foca-se nas intersecções entre as dinâmicas humanitárias, do desenvolvimento, e de institucionalização dos direitos humanos em contextos coloniais e pós-coloniais.
Principais áreas de interesse e investigação: História Contemporânea; História Imperial e Colonial; História Internacional e Transnacional; Organizações Internacionais e Não-Governamentais; Humanitarismo; Direitos Humanos; Desenvolvimento; Refugiados.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5989-7938
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//en/BB1D-6292-AB53
Repositório: https://unifi.academia.edu/AnaGuardi%C3%A3o
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas
- Ana Isabel Coelho Silva
Email: ana.silva@fl.uc.pt
Ana Isabel Coelho Silva nasceu no Alto Alentejo, em 1982. É licenciada em História (2004), especializada em Ciências Documentais, vertente Arquivo (2006) e Doutora em História Contemporânea (2018), com a dissertação intitulada Assistência social em Portugal na Monarquia Constitucional (1834-1910): da doutrina à prática no Alto Alentejo, em todos os casos pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É professora auxiliar convidada do Mestrado em Património Cultural e Museologia, da mesma Faculdade, desde 2020. Enquanto técnica superior do Município de Ponte de Sor (desde 2010), desempenha funções nos domínios da história e do património.
Principais áreas de interesse e investigação: História da assistência; História da saúde; História local.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5179-8740
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//E01B-DCCA-9BE2
Repositório: https://coimbra.academia.edu/AnaIsabelCoelhoSilva
Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais; Repensar o ofício de historiador
- Ana Isabel Ribeiro
Email: aribeiro@fl.uc.pt
Ana Isabel Ribeiro é professora auxiliar do Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. A sua principal linha de investigação centra-se no estudo das relações sociais, familiares e patrimónios das nobrezas locais, nos séculos XVIII e XIX. Desenvolve também investigação em Didática da História e Tecnologias Digitais aplicadas ao Ensino e, no âmbito das Humanidades Digitais, tem desenvolvido projetos em torno da implementação e utilização bases de dados relacionais aplicadas à investigação histórica e da visualização e análise de redes sociais em História. É investigadora integrada do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX onde co-coordena o grupo de investigação em Humanidades Digitais.
ORCID: http://orcid.org/0000-0002-7515-2696
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//E913-F0E3-40CE
Repositório: http://coimbra.academia.edu/AnaRibeiro
Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais
- Ana Margarida Dias da Silva
Email: anasilva@fl.uc.pt
Ana Margarida Dias da Silva, arquivista desde 2004, tem trabalhado em arquivos públicos e privados. É técnica superior no Arquivo do Departamento das Ciências da Vida da Universidade de Coimbra. Doutorada em Ciência da Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, mestre em Ciência da Informação e Documentação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2013) e mestre em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2014). A sua dissertação de mestrado O uso da Internet e da Web 2.0 na difusão e acesso à informação arquivística: o caso dos arquivos municipais portugueses venceu o 1º Prémio Olga Gallego de Investigación en Archivos (2015).
Principais áreas de interesse e investigação: Ciência da Informação; Arquivística; Organização e Representação da Informação; Comunicação da Informação; Instituições de Memória; Crowdsourcing; Ciência Cidadã; Arquivos pessoais e familiares; História Social; História religiosa.
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1247-8346
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/111B-718B-8EE5
Repositório: https://coimbra.academia.edu/AnaMargaridaDiasdaSilva
Grupo(s) de investigação: Estudo e edição de fontes
- Ana Maria Correia
Email: anamariadcorreia@gmail.com
Ana Correia é técnica Superior do Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra. Entre 2021 e 2024, exerceu as funções de Técnica Superior do Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra (CHSC). Entre 2005 e 2017 foi Técnica Superior de História na Câmara Municipal de Coruche/Museu Municipal, onde coordenou diversos projetos museológicos e desenvolveu investigação no âmbito da história local. É doutoranda em História Contemporânea pela Universidade de Coimbra, onde desenvolve a tese A epidemia de gripe pneumónica no distrito de Coimbra (1918-1919): impactos, respostas e consequências, projeto que obteve bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Dedica-se à investigação nas áreas da História da Saúde Pública e da Medicina, Epidemiologia e Assistência na Saúde, cujos resultados tem apresentado em congressos e publicado em revistas científicas nacionais e estrangeiras.
Principais áreas de interesse e investigação: História da Assistência, História da Saúde, História Contemporânea.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2801-5787
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//en/CE11-21A8-DA63
Repositório: https://coimbra.academia.edu/AnaMariaDiamantinoCorreia
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Heranças e identidades locais e regionais
- Ana Santiago Faria
Email: anasantiagofaria@gmail.com
Ana Santiago Faria é licenciada em Direito, mestre em História (O Regimento de 1640 e a justiça inquisitorial portuguesa: “Conforme a melhor e mais segura opinião do Sancto Officio”), doutoranda na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em História Moderna com o tema: O Conselho Geral do Santo Ofício (1614-1705).
Principais áreas de interesse: Inquisição; História Religiosa; História Moderna de Portugal; História Criminal; História da Justiça.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9257-118X
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//CF10-460D-8CB8
Repositório: https://coimbra.academia.edu/anafaria
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas
- André Pedreiras
Email: apedreiras@hotmail.com
André Oliveira Reis Pedreiras, natural de Aveiro, é licenciado em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Frequenta, na mesma instituição, o mestrado em História, estando atualmente a realizar a sua dissertação, tendo como tema Criminalidade Feminina em Portugal nos Finais da Idade Média.
Principais áreas de interesse e investigação: História Medieval; História da Justiça e Criminalidade; História das Mentalidades.
ORCID: https://orcid.org/0009-0008-9626-871X
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//pt/9117-6F35-5837
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas
- António Conduto Oliveira
Email: anton.stark.esq@gmail.com
António Conduto Oliveira é doutorando em História na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no ramo de História Medieval, onde se encontra a desenvolver um projeto de estudo sobre o desenvolvimento e uso do arnês em Portugal entre 1370 e 1495. É também mestre em Tradução pela mesma instituição, atividade que tem desenvolvido nos últimos anos junto de instituições públicas e privadas. É membro da Associação Ibérica de História Militar – séculos IV-XVI (AIHM) e membro correspondente da Arms & Armour Society.
Principais áreas de interesse: História Militar; Hoplologia; Guerra da Sucessão de Castela (1475-1479); Vivências e quotidiano medievos (séculos XIV e XV); Portugal e o Norte de África (século XV).
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0631-0643
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//BF12-2E27-A0FF
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas
- António Martins Costa
Email: antonio_martinscosta@hotmail.com
António Carlos Martins Costa, licenciado em História e mestre em História Medieval pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, é atualmente doutorando em História (ramo de Idade Média) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde desenvolve uma tese intitulada A arte militar em Portugal entre os finais da Idade Média e os alvores da Modernidade (1449-1521), sob a orientação de João Gouveia Monteiro. É investigador do Centro de História da Sociedade e da Cultura e do Centro de História da Universidade de Lisboa. Interessado pelos períodos da Baixa Idade Média e do Renascimento, é autor de várias publicações e tem proferido várias comunicações em Portugal e no estrangeiro, onde é membro da rede internacional Medieval Culture and War.
Principais áreas de interesse e investigação: História Medieval de Portugal; História Militar; História das Relações Internacionais; História Política e Institucional; Batalha de Toro.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1530-6227
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/E912-4515-6C4A
Repositório: https://coimbra.academia.edu/Ant%C3%B3nioMartinsCosta
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas
- António Resende de Oliveira
Email: antonioroliveira19@gmail.com
António Resende de Oliveira doutorou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e é professor aposentado da mesma universidade. É colaborador do IF-Seminário Medieval de Literatura, Pensamento e Sociedade. Participou em projectos nacionais e internacionais, publicou vários estudos em Portugal e em Espanha e colaborou em obras colectivas de referência da historiografia portuguesa.
Áreas de interesse e investigação: História da Cultura; Canção trovadoresca; História Medieval de Portugal; Cultura da nobreza; Historiografia medieval; Instituições e agentes culturais; D. Afonso X; Conde D. Pedro.
ORCID: https://orcid.org/0009-0009-5965-7510
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/311F-150A-9154
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Repensar o ofício do historiador
- António Valério Maduro
Email: avmaduro@gmail.com
António Valério Maduro é doutorado em História Contemporânea pela Universidade de Coimbra. É investigador do Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD-UTAD), membro da APAI, do SPER e da Comissão científica do Museu do Vinho de Alcobaça. Leciona na Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo e no Instituto Universitário da Maia-ISMAI. É secretário editorial da revista PASOS – Revista de Turismo y Património Cultural.
Principais áreas de interesse e investigação: Cister; História rural. Património cultural e industrial.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0435-4602
Ciência Vitae: https://orcid.org/0000-0002-0435-4602
Repositório: https://ismai.academia.edu/AntonioMaduro
Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais
- Ariel Guiance
- Armênia Maria de Souza
Email: armeniasouza@ufg.br
Professora Associada III da Faculdade de História e do Programa de Pós-Graduação em História da UFG. Pós-Doutorado pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2014-2015), doutorada em História Social pela Universidade de Brasília (2008), Mestre em História pela UFG (1998), bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal de Goiás (1994).
Principais áreas de interesse e investigação: História Medieval Ibérica; História da Igreja; História social e das Ideias e Ordens mendicantes.
ORCID: orcid.org/0000-0002-5392-3824
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas
- Beatriz Valverde Contreras
Email: beatrizvalcon@gmx.de
Beatriz Valverde Contreras é doutorada em História pela Universidade Complutense de Madrid com a tese premiada El Imperio Español en el siglo XIX: la memoria de la Historia y la identidad nacional. Personagens e feitos da Idade Moderna em exposições universais e comemorações culturais espanholas, 1875-1905. A sua investigação de pós-doutoramento teve diferentes linhas: por um lado, analisou os comportamentos sociais relacionados com a violência e o protesto, de forma comparativa entre Espanha e Portugal, entre 1885 e 1910. Também fez investigação sobre o trabalho forçado na colónia de São Tomé e Príncipe na década de 1930. Além disso, pesquisou e publicou sobre a interação da PIDE com a sociedade nos Açores na década de 1950. Atualmente, está a desenvolver um projeto de investigação sobre o papel de Espanha como observadora do bem-estar dos prisioneiros de guerra franceses retidos na Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial.
Principais áreas de interesse e investigação: Trabalho forçado nas colónias portuguesas; Trabalho forçado de prisioneiros de guerra na Alemanha Primeira Guerra Mundial; Neutralidade da Espanha na Primeira Guerra Mundial; Humanitarismo da Cruz Vermelha na Primeira Guerra Mundial; Comparação entre conflitos sociais entre Portugal e Espanha na viragem do século XIX e XX, A vida quotidiana em Portugal durante o regime de Salazar.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0668-4277
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/911B-4F25-D87A
Grupo(s) de investigação: Encontros e Desencontros de Culturas
- Bruno Abreu Costa
Email: costa.brunoabreu@gmail.com
Bruno Abreu Costa é licenciado em História e mestre em História – Sociedades, Políticas e Religiões pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É colaborador do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias – Universidade da Madeira (CLEPUL-UMa) e encontra-se a efetuar o seu doutoramento em Ilhas Atlânticas, pela Universidade da Madeira, recorrendo a uma perspetiva comparada para estudar a atividade inquisitorial nos arquipélagos dos Açores, Canárias e Madeira, durante a União Ibérica.
Principais áreas de interesse e investigação: História religiosa; Inquisição; História da Madeira; diocese do Funchal
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1728-2991
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/ED19-B090-91E8
Repositório: https://independent.academia.edu/BrunoAbreuCosta
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Heranças e identidades locais e regionais
- Bruno Faustino
Email: bruno.m.d.faustino@gmail.com
Bruno Miguel Duarte Faustino é licenciando em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Principais áreas de interesse e investigação: História do império ultramarino português; História Medieval; História da Época Moderna; História Económica e Social.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6964-810X
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//6318-FB66-3E22
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas
- Bruno Sampaio Lobo
Email: bnlobo@gmail.com
Natural da Figueira da Foz. Licenciado em História (2008 – Pré-Bolonha), com especialização em História Moderna pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2009), Mestre em Ensino de História e Geografia no 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário pela mesma instituição (2014). Em 2009 ingressou na carreira docente, na qual se mantém até à atualidade. Em 2018 concluiu, com sucesso, o curso de Estudos Avançados em Património Arquitetónico, da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.
Principais áreas de interesse e investigação: História da Arquitetura; História social e religiosa, no Portugal dos finais do século XVIII a meados do século XX.
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0286-6417
Repositório: https://coimbra.academia.edu/BrunoLobo
Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais
- Carlos Eduardo da Mota
Email: carlos.edu.chambel@gmail.com
Carlos Eduardo da Mota é licenciado em História com grau menor em Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, instituição onde atualmente frequenta o mestrado em História Moderna. Interessa-se sobretudo pelo estudo da vertente asiática do império português entre os séculos XVI e XVII. A sua dissertação de mestrado tem como objeto de estudo a violência e opressão colonial portuguesa no Estado da Índia durante a transição da dinastia de Avis para o período filipino (1570-1590). No âmbito da elaboração da sua dissertação encontra-se num intercâmbio Erasmus+ na Universidade Complutense de Madrid.
Áreas de interesse e investigação: História Moderna de Portugal; Monarquia Hispânica; União Ibérica (1580-1640); História do Império Ultramarino Português; História do Império Português na Ásia; Violência e Opressão no Império Português
ORCID: https://orcid.org/0009-0001-0100-8624
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/0512-502B-3666
Repositório: https://coimbra.academia.edu/CarlosMota
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas
- Carlos Fernando Teixeira Alves
Email: cftalves@gmail.com
É licenciado e mestre em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Em 2016, como bolseiro de doutoramento da FCT (PD/BD/128127/2016), iniciou o doutoramento no Programa Interuniversitário de Doutoramento em História: mudança e continuidade num mundo global (PIUDHist) no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL), com uma tese intitulada A Ordem Natural nas reformas universitárias de Salamanca e Coimbra (1769-1820). Foi investigador visitante no Instituto Figuerola de História Y Ciencias Sociales da Universidade Carlos III de Madrid (2019).
Principais áreas de interesse e investigação: História das Universidades; História da Ciência; História do Ensino; História Moderna; História Contemporânea; Iluminismo; Liberalismo; Humanidades Digitais
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0058-7262
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/DD10-A4E1-29C2
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Estudo e edição de fontes
- Carolina Henriques Pereira
Email: carolinahenriques94@gmail.com
Carolina Henriques Pereira é doutorada em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É autora do livro Refugiados da Segunda Guerra Mundial nas Caldas da Rainha (1940-1946) e coautora da obra Refugiados em Portugal no século XX. Entre a hospitalidade e a intransigência (2024). É investigadora integrada do Centro de História da Sociedade e da Cultura (CHSC-FLUC) e professora auxiliar convidada na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Principais áreas de interesse e investigação: História Contemporânea; História da Europa; História Local; Segunda Guerra Mundial; Estado Novo Português; Refugiados.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7313-2560
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//en/A715-8E9C-B7A4
Repositório: https://coimbra.academia.edu/CarolinaPereira
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Heranças e identidades locais e regionais
- Cátia Antunes
- Covadonga Valdaliso-Casanova
Email: casanova@letras.ulisboa.pt
Covadonga Valdaliso-Casanova é doutorada em História Medieval e investigadora integrada no Centro de História da Universidade de Lisboa.
Principais áreas de pesquisa e investigação: Estuda a baixa Idade Média na Península Ibérica, com especial interesse na história política do reino de Portugal e da Coroa de Castela no século XIV e na historiografia medieval ibérica.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9825-1574
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//7D17-3E72-1139
Repositório: https://lisboa.academia.edu/CovadongaValdalisoCasanova
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Estudo e edição de fontes
- Cristóvão Mata
Email: cristovaomat@hotmail.com
Cristóvão Mata é licenciado em História e mestre em História Moderna pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, instituição onde também se doutorou, com uma Bolsa Individual de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em História Moderna. A sua tese, intitulada A Casa de Aveiro na Constelação dos Poderes Senhoriais: Estruturas de Domínio e Redes Clientelares (2019), visou estudar uma das principais casas senhoriais portuguesas da Época Moderna.
Principais áreas de interesse e investigação: História Moderna; Aristocracia; Nobreza; Elites Locais; Municípios; História das Instituições; Regime Senhorial; História da Família.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3682-0700
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/CC1E-AB22-7292
Repositório: https://coimbra.academia.edu/CristovaoMata
Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais
- Daniel Norte Giebels
Email: danielgiebels@gmail.com
Doutorado em Altos Estudos em História Moderna pela Universidade de Coimbra, mestre em História Moderna pela mesma Universidade e licenciado em Património Cultural pela Universidade do Algarve. Atualmente é membro do projeto ReligionAJE – Religião, administração e justiça eclesiástica no Império Português (1514-1750), e colaborador do Centro de Estudos de História Religiosa, onde integra o projeto Convemos – Convento e Mosteiros de Portugal (1096-1910) – Espacialidades e temporalidades. Autor de vários artigos e comunicações sobre a Inquisição e Igreja portuguesas entre os séculos XVI e XVIII, tendo publicado em 2018, através da Gradiva, o livro A Inquisição de Lisboa (1537-1579). Co-vencedor do 1º Prémio Nacional de Ensaio Histórico António Rosa Mendes.
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7000-8073
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/961B-3B28-24EE
Repositório: https://coimbra.academia.edu/DanielGiebels
Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais
- Diana Salvado
Email: salvadodiana030@gmail.com
Diana Salvado é licenciada em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Integra, atualmente, a equipa de investigação do projeto IMAGINÁRIA: Valorização e Proteção Participativa do Património Escultórico do Paço das Escolas da Universidade de Coimbra, em desenvolvimento no Centro de História da Sociedade e da Cultura.
Principais áreas de interesse e investigação: arte portuguesa; escultura; iconografia; arte portuguesa do séc. XIX; Época Moderna; Época Contemporânea.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1154-6231
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//B01E-E940-7B18
Repositório: https://coimbra.academia.edu/DianaSalvado
Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais
- Diana Tavares da Silva
Email: dianasofsilva@gmail.com
Diana Tavares da Silva é licenciada em História (com menor em Línguas Modernas – Francês) e mestre em História da Época Moderna pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Frequenta o Doutoramento em História, ramo de História Contemporânea, na mesma instituição e é bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, tendo como tema de tese Sociedades Patrióticas e Cultura Política Liberal (1820-1828).
Principais áreas de interesse e investigação: História Contemporânea de Portugal; História do Século XIX português; História política; História cultural; sociabilidade política; cidadania.
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9744-6591
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//A61F-DA94-D16C
Repositório: https://coimbra.academia.edu/DianaSilva
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas
- Dina Alves
Email: dina.alves@ipleiria.pt
Dina Catarina Duarte Alves é doutorada em História Moderna pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com a tese Violência, criminalidade e justiça em sociedades rurais na Época Moderna. O concelho de Óbidos, 1736-1806. Atualmente, é professora adjunta na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Recebeu, em 2021, o Prémio Internacional “Pina Manique – Do Iluminismo à Revolução Liberal”, concedido pela Academia Portuguesa da História e Fundação Pina Manique, pela sua tese de doutoramento.
Principais áreas de interesse e investigação: História da Época Moderna; História Local; Violência; Crime; Justiça; Sociabilidade; Educação/ensino.
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4042-5989
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/en/7813-5E94-3C49
Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais
- Dina Sebastião
Email: dinasebastiao@gmail.com
Dina Sebastião é professora auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Doutorada em Estudos Europeus pela mesma Universidade, as suas áreas de interesse de investigação centram-se nas políticas e política da UE, nomeadamente no estudo de partidos políticos, na Europeização, com enfoque em Portugal e Espanha, governação e democracia, seguindo uma orientação normativa aplicada à UE enquanto entidade política. Neste âmbito, tem publicado capítulos de livros e artigos em revistas com revisão científica. Foi galardoada com o Prémio Jacques Delors 2017 – Ministério dos Negócios Estrangeiros, pelo melhor estudo em temas comunitários.
ORCID: http://orcid.org/0000-0001-8988-5893
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//941E-4D2E-3F78
Repositório: https://uc-pt.academia.edu/DinaSebastião
Grupo(s) de Investigação: Heranças e Identidades Locais e Regional
- Diogo Filipe Matias Marques
Email: diogo.fmm@sapo.pt
Diogo Filipe Matias Marques é doutorando em História na Universidade de Coimbra onde se encontra a realizar a sua investigação de doutoramento subordinada ao tema A casa de Cantanhede-Marialva (1661-1823): família, património e poder, financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia com a bolsa SFRH/BD/129781/2017. Tem participado em diversos encontros científicos nacionais e internacionais.
Principais áreas de interesse e investigação: História da Nobreza; História Local; História Moderna de Portugal; relação entre os senhorios e câmaras municipais e Casas senhoriais.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1834-2215
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//9816-48D9-C34B
Repositório: https://coimbra.academia.edu/DiogoMarques
Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais
- Diogo Lemos
Email: diogolem1@gmail.com
Diogo Lemos é doutorando em História da Arte na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra como bolseiro de doutoramento da FCT (SFRH/BD/05859/2021, Símbolos e signos de autoridade e poder na arte portuguesa do século XVIII: o Paço das Escolas da Universidade de Coimbra). Atualmente, é professor assistente convidado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e editor assistente da coleção “Os Mundos da História”, dinamizada pelo Centro de História da Sociedade de da Cultura. Dedica a sua atividade científica à investigação da arte portuguesa da Época Moderna, em particular ao estudo da cultura material, retratística e pintura, centrando-se nos seus domínios iconológicos e hermenêuticos. Desenvolve atividade no campo da inventariação, conservação, planeamento e gestão do património da Universidade de Coimbra.Tem participado em reuniões científicas, nacionais e internacionais, dedicando particular atenção ao impacto das relações luso-francesas e luso-italianas no panorama artístico e cultural português.
Principais áreas de interesse e investigação: Arte e Património da Época Moderna em Portugal; Universidade de Coimbra, Pintura; Retratística; Iconografia; Cultura Material; Artes Decorativas.
ORCID: http://orcid.org/0000-0002-2985-0119
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//891F-0522-4D96
Repositório: https://coimbra.academia.edu/DiogoLemos
Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais
- Edgar Pereira
Email: edgarbertrandpereira@gmail.com
Edgar Pereira é doutorado em História Económica e Social pela Universidade de Leiden (Países Baixos), tendo sido bolseiro de pós-doutoramento no KNIR (Real Instituto Holandês em Roma). Atualmente é investigador doutorado de nível inicial no Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra. Desenvolveu investigação de arquivo em sete países e tem publicado em revistas científicas e obras coletivas. Em 2015, a sua tese de mestrado recebeu o Marc Bloch Prize atribuído pelo European University Institute (Florença), para melhor dissertação de mestrado em História Moderna e Contemporânea. Além do trabalho de arquivo e publicações, lecionou unidades curriculares de licenciatura e mestrado.
Principais áreas de interesse e investigação: História económica e política do Portugal Moderno; História do império ultramarino português; História conectada dos impérios ibéricos; história do comércio marítimo na época moderna.
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8547-6777
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/A313-089D-95DB
Repositório: https://leidenuniv.academia.edu/EdgarPereira
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas
- Ediana Ferreira Mendes
E-mail: edianamendes@gmail.com
Ediana Ferreira Mendes é licenciada e mestre em História pela Universidade Federal da Bahia e doutora em História, Ramo História Moderna, pela Universidade de Coimbra, quando foi contemplada pela Bolsa Francisco de Lemos, cedida pelo Arquivo da Universidade de Coimbra. Atualmente é Professora Adjunta C-II na Universidade Federal do Oeste da Bahia (Brasil) e realiza pós-doutoramento na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra com bolsa cedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Brasil). Em 2022, publicou o livro fruto da sua tese de doutoramento, intitulado Edificar a igreja, consolidar o império: a Universidade de Coimbra e os bispos do Brasil (1676-ca. 1773), pela Imprensa da Universidade de Coimbra e a Editora da Universidade Federal da Bahia.
CV: http://lattes.cnpq.br/1204556576910249
Repositório: https://ufob.academia.edu/EdianaMendes
–
Projeto de investigação: Uma cabeça, três mitras. A ação episcopal de D. João Franco de Oliveira entre Luanda, Salvador e Miranda do Douro (1687-1715)
Este projeto busca compreender a ação episcopal de D. João Franco de Oliveira em três espaços distintos, as dioceses ultramarinas de Angola e Bahia e a reinol Miranda do Douro entre os anos de 1687 e 1715. Pretende-se examinar a capacidade de adaptação da ação pastoral aos vários terrenos, o modo como governou estas populações, como aplicou os instrumentos do disciplinamento social, o alcance e eficácia destas medidas e como estas populações interpretaram, assimilaram, ressignificaram ou resistiram à ação episcopal. Por fim, investigar-se-á as possíveis relações de colaboração deste prelado, oriundo das fileiras da Inquisição, com o Santo Ofício português.
Período de investigação: A Doutora Ediana Mendes será investigadora visitante e desenvolverá o seu projeto de investigação entre janeiro e dezembro de 2023.
- Enzo Novello
Email: enzonovello@gmail.com
Enzo Novello é doutorando em História Contemporânea na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde também concluiu a licenciatura em História com menor em História da Arte e o mestrado em História Contemporânea.
Principais áreas de interesse e investigação: queenship studies, royal studies, história dos nacionalismos, micro-história, história da cultura, história das relações de género
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1843-8532
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//pt/5E1A-0D1E-6526
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas
- Eurico Gomes Dias
Email: eurico_dias@sapo.pt
Eurico José Gomes Dias é licenciado em Comunicação Social pelo Instituto Superior de Línguas e Administração de Santarém. Pós-graduado em Direito da Comunicação pela FDUC. Mestre em História Medieval e do Renascimento pela FLUP, onde defendeu o Doutoramento, o Pós-doutoramento e as Provas de Agregação em História. Foi bolseiro de Doutoramento e Pós-doutoramento apoiado pela FCT. Presentemente, é professor auxiliar com agregação no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna [Lisboa], sendo investigador integrado do ICPOL, do mesmo Instituto. Académico correspondente da Academia Portuguesa da História e membro correspondente do Conselho Científico da Comissão Portuguesa de História Militar. Investigador colaborador no CHSC, assim como noutros organismos científicos e culturais.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2989-4912
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//D818-B637-7362
Repositório: https://comum.rcaap.pt/browse?type=author&value=Dias%2C+Eurico+Jos%C3%A9+Gomes
Grupo(s) de investigação: Repensar o ofício do historiador
- Fernando Catroga
Email: fcatroga@hotmail.com
Fernando Catroga é professor catedrático jubilado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É doutorado em História Moderna e Contemporânea pela Universidade de Coimbra e doutor Honoris Causa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Brasil). Foi condecorado pelo Presidente da República portuguesa com a Ordem Militar de Santiago da Espada de Portugal, por méritos científicos e recebeu a Medalha de Honra da Universidade de São Paulo. É Académico de Mérito da Academia Portuguesa da História. Cooordena o grupo de investigação Repensar o Ofício do Historiador, no CHSC. Foi diretor da Revista de História das Ideias. Tem extensa obra publicada no domínio da história política, cultural e das ideias.
Principais áreas de interesse e investigação: Republicanismo; Secularização e Laicidade; Memória Histórica; Teoria da História; Historiografia; História das Ideias; História Cultural.
ORCID: https://orcid.org/0009-0005-8636-1986
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//en/B31B-EAE5-DB8A
Grupo(s) de investigação: Repensar o ofício do historiador
- Fernando Taveira da Fonseca
Email: fertaveira@gmail.com
Fernando Taveira da Fonseca é doutorado em História Moderna e Contemporânea e professor associado com agregação aposentado da Universidade de Coimbra. É membro do IEMYR (Instituto de Estudios Medievales y Renascentistas) da Universidade de Salamanca e sócio de mérito da Academia Portuguesa da História. Foi diretor do Instituto de História Económica e Social, membro do Conselho Diretivo da Faculdade de Letras e diretor do Departamento de História, Arqueologia e Artes. Participou na Comissão de candidatura da Universidade de Coimbra a Património da Unesco.
Principais áreas de interesse: História Moderna de Portugal; História Económica e Social; História da Universidade de Coimbra; História das Universidades; História da Educação; História Religiosa; História da Restauração.
ORCID: http://orcid.org/0000-0003-3280-5009
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/E916-F8A3-40B5
Repositório: https://uc-pt.academia.edu/FernandoTaveiradaFonseca
Grupo(s) de investigação: Estudo e edição de fontes; Heranças e identidades locais e regionais
- Filipa Roldão
Email: anaroldao@campus.ul.pt
Filipa Roldão é mestre em Paleografia e Diplomática (2007), pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e doutorada em História (2011), pela mesma instituição, com uma tese intitulada A memória da cidade. Administração urbana e práticas de escrita em Évora (1415-1536). Entre 2012 e 2019, foi-lhe concedida uma bolsa de pós-doutoramento pela FCT, para o estudo das práticas de escrita na cidade de Macau (séculos XVI e XVII). É investigadora auxiliar do Centro de História da Universidade de Lisboa, e é investigadora principal do projeto Forais Medievais Portugueses: uma abordagem histórica e linguística na era digital (PTDC/HAR-HIS/5065/2020).
Principais áreas e interesses de investigação: cultura escrita; administração urbana; arquivos municipais; edição de manuscritos em latim e português; séculos XIII a XVI.
ORDIC: https://orcid.org/0000-0001-8760-6133
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//1F12-45E5-8629
Repositório: https://repositorio.ul.pt/
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Estudo e edição de fontes
- Filipe Folque de Mendóça
Email: fmendoca@yahoo.com
Filipe Folque de Mendóça é doutorado em Altos Estudos em História (Época Contemporânea) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Professor e investigador universitário. É presidente do Instituto Dom João VI, diretor do Departamento de História, membro da Comissão Científica do Prémio Renacimiento e membro do Conselho Assessor da “Aula Carolus Magnus”.
Principais áreas de interesse e investigação: História Moderna e Contemporânea; Ordens Militares; História Diplomática; História Militar; Antigo Regime; Constitucionalismo; Monarquia/Realeza; Aristocracia/Nobreza; Casas Reais da Europa.
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7485-3768
Grupo(s) de investigação: Encontros e Desencontros de Culturas
- Filipe Miguel de Andrade Campos
Email: filipeandrade37@hotmail.com
Filipe Miguel de Andrade Campos, licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e mestre em Ensino da História no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, pela mesma instituição. Exerce funções de docente de História, desde 2017. É também doutorando em História Moderna, estando a trabalhar na área da assistência confraternal e da morte.
Principais áreas de interesse e investigação: História Moderna de Portugal; História Religiosa; História Social; História da Morte; História das Misericórdias e da Assistência; Confrarias e Ordem Terceira; Rituais.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9350-2290
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Heranças e identidades locais e regionais
- Gabriel Martinez Bonora
Email: gabriel.m.bonora@gmail.com
Gabriel Martinez Bonora é licenciado em História pelo Centro Universitário Octávio Bastos (São Paulo, Brasil), bolseiro do programa Santander Ibero-Americana pela mesma instituição. Foi professor de Filosofia no ensino secundário no Instituto Educacional São João da Escócia (Minas Gerais, Brasil) e trabalhou no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas (Minas Gerais, Brasil). Atualmente é mestrando em História da Idade Média na Universidade de Coimbra.
Principais áreas de interesse e investigação: história medieval; história das religiões; história rural; história cultural; história das mentalidades e imaginário
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8751-253X
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//1B16-360B-BC95
Grupo(s) de investigação: Estudo e edição de fontes
- Gabriel Paquette
- Gabriela Nóbrega
Email: agabrielanobrega95@gmail.com
Gabriela Nóbrega é mestre em História Moderna (2019), com a tese D. Frei Agostinho da Anunciação: um arcebispo-governador em Goa (1691-1713), pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Frequenta o Doutoramento em História, ramo em História Moderna, na mesma instituição e é bolseira da FCT. Integra a equipa de investigação do projeto ReligionAJE – Religião, administração e justiça eclesiástica no Império Português (1514-1750).
Principais áreas de interesse e investigação: História eclesiástica e religiosa; História global e conectada; História Moderna de Portugal; História do império ultramarino português.
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5055-4130
Repositório: https://independent.academia.edu/NóbregaGabriela
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Repensar o ofício do historiador
- Guilherme Sousa
Email: guisousa160@gmail.com
Guilherme Miguel Mendes de Sousa é doutorando em História Moderna na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Em 2019 foi distinguido com o prémio “UC à Frente” e dois anos depois foi nomeado embaixador da Universidade de Coimbra. Em julho de 2024 defendeu a sua dissertação de mestrado, intitulada Arrancando as raízes de antigas ervas: a missionação na China vista a partir de uma coletânea inquisitorial das Filipinas, 1638-1645. No mesmo ano foi-lhe atribuída uma bolsa de investigação FCT, associada a um projeto de transcrição e inventariação de um conjunto epistolar jesuítico da Sé Nova de Coimbra promovido pelo Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos. A sua investigação centra-se nas modernas empresas missionárias católicas na Ásia Oriental.
Principais áreas de interesse e de investigação: História da Igreja Católica; História das Missões Católicas; História da Expansão Portuguesa; História da Ásia; História Social e História das Mentalidades.
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9408-1427
Repositório: https://coimbra.academia.edu/GuilhermeSousa
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas
- Hugo Gonçalves Dores
Email: hfgdores@gmail.com
Hugo Gonçalves Dores é investigador integrado no Centro de História da Sociedade e da Cultura e professor convidado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Doutorado em História no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. É membro do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa. Tem trabalhado sobre políticas educativas coloniais, as relações Estado-Igreja e a questão missionária nos impérios coloniais (sécs. XIX e XX). É autor de A Missão da República: Política, Religião e o Império Colonial Português (1910-1926) (2015) e Politics and Religion in the Portuguese Colonial Empire in Africa (1890-1930) (2021), e co-editor de Education and Development in Colonial and Post-Colonial Africa (2020), entre outros.
Principais áreas de interesse e investigação: História Contemporânea; Imperialismo; Educação Colonial; UNESCO no Contexto Colonial; Relações Estado-Igreja nos Impérios Coloniais; História das Missões.
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7690-7563
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/6F1A-84AC-687E
Repositório: https://uc-pt.academia.edu/HugoGonçalvesDores
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas
- Inês Pina
Email: inesgpina@hotmail.com
Inês Pina é licenciada em Estudos Artísticos e em História da Arte e mestre em Património Cultural e Museologia, vertente de Gestão e Programação, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Integra o projeto Património da Universidade de Coimbra. Esculturas (in)visíveis no Paço das Escolas (sécs. XVII e XVIII) onde desenvolve investigação sobre o fenómeno de circulação do património móvel.
Principais áreas de interesse e investigação: Arte portuguesa; Época Medieval; Época Moderna; produção escultórica; património cultural – móvel e imóvel.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4875-5424
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//1D1F-2EF8-3B3C
Repositório: http://hdl.handle.net/10316/82297
Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais
- Inês Pinto
Email: inesmjpinto@gmail.com
Inês Maria Jordão Pinto, licenciada em Ciências da Comunicação, (ISCIA – 2010), mestre em Turismo, Território e Patrimónios (2019) e mestre em História da Arte, Património e Turismo Cultural (2013), ambos pela FLUC, frequenta o Doutoramento em História, pela FLUC com o projeto de tese intitulado O Mosteiro de Santa Maria de Seiça: história, propriedade e herança patrimonial. Dos Tempos Medievais à Extinção, sob a orientação de Saul António Gomes, sendo bolseira de doutoramento da FCT.
As suas investigações resultaram em comunicações apresentadas em encontros científicos e na publicação de artigos em Portugal e nos Países Baixos, sobre temas da história local, azulejaria holandesa, sendo a sua atual área de interesse a temática cisterciense.Principais áreas de interesse e investigação: História Moderna de Portugal; História Monástica; História Local; História Social; Azulejaria Neerlandesa; Património Cultural
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6112-3616
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//8315-746E-45D0
Repositório: https://coimbra.academia.edu/InesPinto
Grupo(s) de investigação: Estudo e Edição de Fontes
- Irene Vaquinhas
Email: irenemcv@fl.uc.pt
Irene Vaquinhas é doutorada em História e professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra desde 2009. Foi coordenadora científica do Centro de História da Sociedade e da Cultura de novembro de 2013 a outubro de 2020. Foi representante da Universidade de Coimbra no projeto ATHENA (Advanced Thematic Network for Activities on Women´s Studies), da União Europeia. Tem colaborado em vários projetos internacionais. É membro da Academia Portuguesa da História.
Principais áreas de interesse e investigação: História Contemporânea de Portugal; história rural; história das formas de sociabilidade; história da vida privada; história das mulheres e do género; história dos patrimónios alimentares e museologia.
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1889-165X
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/7116-054C-1FE6
Repositório: https://coimbra.academia.edu/IreneVaquinhas
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Heranças e identidades locais e regionais
- Isabel Ferreira da Mota
Email: ifmota@fl.uc.pt
Isabel Ferreira da Mota é doutorada em História pela Universidade de Coimbra, em cuja Faculdade de Letras exerce funções docentes. Recebeu em 2004 o Prémio da Fundação Calouste Gulbenkian em História Moderna e Contemporânea, atribuído à obra A Academia Real da História: os intelectuais, o poder cultural e o poder monárquico no séc. XVIII (2003). É investigadora colaboradora do CEIS20, Diretora da Revista de História das Ideias e académica da Academia Portuguesa da História.
Principais áreas de interesse e investigação: História Cultural e Política do Século XVIII; História Transnacional; Historiografia, Academias e Universidades; Viagens e República das Letras; Práticas Políticas, Cultura Visual e Cultura Material.
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9743-2739
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/en/611A-6C43-6E6C
Repositório: https://www.researchgate.net/profile/Isabel-Mota-2
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Repensar o ofício do historiador
- Isabela Bezerra
Email: isabela.bezerra@ifpb.edu.br
Isabela Augusta Carneiro Bezerra é doutoranda em História pela Universidade de Coimbra e professora efetiva (dedicação exclusiva) de História do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB (Brasil). Foi coordenadora de ensino e diretora geral substituta do Campus Avançado Cabedelo Centro – IFPB (Brasil). Possui mestrado e licenciatura em História pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB (Brasil).
Principais áreas de interesse e investigação: História política; administração do império ultramarino português; governadores e capitães-mores do império ultramarino português; História do Brasil Colonial; História Moderna de Portugal.
CV: http://lattes.cnpq.br/3645709522976746
Repositório: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8100?locale=pt_BR
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas
- Jaime Ricardo Gouveia
Email: jaime.gouveia@uc.pt
Jaime Ricardo Gouveia é doutorado em História pelo Instituto Universitário Europeu de Florença, licenciado e mestre em História pela Universidade de Coimbra. Atualmente é investigador integrado do CHSC, docente convidado do Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Universidade de Coimbra e professor da pós-graduação em História da Universidade Federal do Amazonas. É também Co-IR do Projeto Internacional ReligionAJE. Foi bolseiro do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Desenvolveu dois projetos de pós-doutoramento financiados pela FCT e CAPES e foi visiting researcher no Max Planck Institute for European Legal History, de Frankfurt. É autor de vários livros de história e recebeu diversos prémios científicos, entre os quais o Prémio Gulbenkian da Academia Portuguesa da História (2015).
As suas principais áreas de interesse e investigação são: História Moderna; História Eclesiástica e Religiosa; História Comparativa e Transnacional; História do Direito; História colonial.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2435-7384
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/C71F-7E85-C953
Repositório: https://coimbra.academia.edu/JaimeGouveia
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Heranças e identidades locais e regionais
- Jairzinho Lopes Pereira
Email: jairzinho.lopes@vid.no
Jairzinho Lopes Pereira é licenciado em História pela Universidade de Coimbra, mestre em Ciência Política pela Faculdade de Ciências Sociais da Katholiek Universiteit Leuven (Bélgica) e doutorado em Teologia Sistemática pela Faculdade de Teologia da Universidade de Helsínquia (Finlândia). É investigador no departamento de História da VID Specialized University, em Stavanger, na Noruega. É “Investigador Estrangeiro Associado” do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa.
Principais áreas de interesse e investigação: Teologia Patrística, Reformas do século XVI; as relações entre a Igreja Católica e a Escravatura em África, com destaque para a Angola, o Congo Belga e Cabo Verde; Teologia política; História da Igreja em Cabo Verde.
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0643-6377
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//E212-6475-3EE4
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Estudo e edição de fontes
- Joana Antunes
Email: joana.filipa.antunes@gmail.com
Joana Antunes é doutorada em História da Arte e professora auxiliar na Universidade de Coimbra, onde coordena o 1º ciclo em História da Arte. É investigadora integrada do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património (CEAACP). Tem colaborado no desenvolvimento de diversos projetos de investigação nacionais e integra o grupo de investigação internacional Tectum. European Observatory of Painted Wooden Ceilings (Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3). Atualmente, é IR do projeto Ver o que o passado (ou)viu. Reconstituição espacial e acústica da Sé Velha de Coimbra (séc. XVI) (UC).
Principais áreas de interesse e investigação: Arte das épocas medieval e moderna (sécs. XII-XVI); iconologia; marginalia; liminaridade; o grotesco e o monstruoso; funcionamento das imagens e lógicas de (in)visibilidade no espaço eclesial.
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8679-9009
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/0419-7895-AECA
Repositório: https://coimbra.academia.edu/JoanaAntunes
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Estudo e edição de fontes
- Joana Brites
Email: brites.joanac@gmail.com
Joana Brites é mestre em História da Arte e doutorada em História, especialidade de História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É professora auxiliar na FLUC, investigadora integrada do Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) e colaboradora do Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Integrou o Gabinete de Candidatura da UC a Património Mundial, dirigiu a licenciatura em História da Arte da FLUC, co-coordenou os eixos transdisciplinares de investigação do CEIS20 e foi investigadora visitante na Brown University, EUA.
Principais áreas de interesse e investigação: modernismo; regimes autoritários e totalitários; arquitetura do Estado Novo; obras públicas no império colonial português (1933-1975); património dissonante; escultura portuguesa (séculos XIX e XX).
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9857-1722
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/1510-0395-8C81
Repositório: https://uc-pt.academia.edu/JoanaBrites
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas
- João Castro Portugal
Email: J.castro.portugal@gmail.com
João de Castro Portugal é licenciado em História e mestre na área de especialização em História da Idade Média com a tese intitulada Violência em contexto senhorial em documentos de D. Dinis, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Frequenta o programa de doutoramento em História Medieval, subordinado à temática da violência e conflitualidade nos séculos XIII e XIV, na mesma instituição. Detém, igualmente, um bacharelato e licenciatura em Gestão de Marketing.
Principais áreas de interesse e investigação: História Medieval (séculos XIII e XIV); História Social, política e Institucional; História da nobreza; Nobreza Senhorial; História dos Poderes.
CV: https://orcid.org/0000-0002-2247-5686
Repositório: https://coimbra.academia.edu/Jo%C3%A3oPortugal
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Heranças e identidades locais e regionais
- João Figueiredo
Email: de.castro.maia@gmail.com
João Figueiredo é doutorado em Altos Estudos em História, Ramo Império, Política e Pós-colonialismo pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2016), pós-graduado em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (2006) e licenciado em Antropologia, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (2005). O seu trabalho tem-se focado na análise histórica e antropológica do colonialismo Português em Angola, durante o “longo do século XIX”. Tem especial interesse nas interfaces entre a administração portuguesa e os sistemas normativos locais, e no papel que a materialidade, quer da escrita, quer dos objetos etnográficos, desempenhou nestas relações.
CV: https://orcid.org/my-orcid?orcid=0000-0001-9981-9064
Repositório: https://coimbra.academia.edu/Jo%C3%A3oFigueiredo
- João Gouveia Monteiro
Email: joao.g.monteiro@sapo.pt
João Gouveia Monteiro (n. 1958) é professor catedrático da UC, onde se doutorou em História (1997). Foi professor convidado da Université Paul Valéry (Montpellier III) e professor visitante da École Pratique des Hautes Études (Paris). Estagiou nas universidades de Bolonha e de La Laguna-Tenerife. Em 1995-2001, dirigiu um projeto de investigação multidisciplinar no campo de batalha de Aljubarrota. É académico correspondente da Academia Portuguesa da História e foi o 1.º Presidente da Associação Ibérica de História Militar (sécs. IV-XVI), entre 2015 e 2022. Fundou e dirige a Academia para o Encontro de Culturas e de Religiões (APECER-UC). Foi Pró-Reitor para a Cultura, Diretor da Imprensa e Diretor da Biblioteca Geral da UC. Integrou o Conselho Geral da U.C. em 2012-2016 e em 2020-2024.
Principais áreas de interesse e investigação: História Militar, História Medieval Europeia, História Antiga, História das Religiões.
ORCID: http://orcid.org/0000-0003-3418-0217
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/C515-07FC-57A3
Repositório: https://coimbra.academia.edu/JoãoGouveiaMonteiro
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Estudo e edição de fontes
- João Marinho dos Santos
João Marinho dos Santos é professor catedrático jubilado do Grupo de História da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Tem feito incidir a sua investigação científica nas áreas de História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa e de História Local, destacando-se entre as suas últimas publicações: Ceuta não foi Conquista, mas começo dela (2017); Costumes e Foros de Castelo Bom (2018);Estudos sobre os Descobrimentos e Expansão Portuguesa (2021).
Entre 1990 e 1994 exerceu o cargo de delegado da Secretaria de Estado da Cultura para a Zona Centro de Portugal e, entre 2003 e 2013, o de coordenador científico do Centro de História da Sociedade e da Cultura.
ORCID: https://orcid.org/0009-0001-9728-4569
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//en/871C-913A-11D9
- João Nunes
Email: jnunes@esev.ipv.pt
João Nunes é doutorado em História pela Universidade de Coimbra. Docente do Instituto Politécnico de Viseu e colaborador do Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI – IPV). Tem participado em projetos de investigação na área de história e património cultural.
Os seus interesses, investigações e publicações centram-se, maioritariamente, na história religiosa e eclesiástica da Época Moderna.
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0328-307X
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/en/E41E-B7EF-6D93
Repositório: https://estgv.academia.edu/JoãoNunes
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas
- João Rafael Nisa
Email: joaonisa1984@gmail.com
João Rafael Nisa é doutorando em História Medieval na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BD/136145/2018). O seu projeto de doutoramento, sob a orientação do Prof. Doutor João Gouveia Monteiro, pretende analisar a práxis e a organização da guerra no Alentejo medieval (séc. XIV-XV). Tem participado em vários encontros científicos, nacionais e internacionais, e é autor de alguns estudos sobre guerra medieval. É membro da Associação Ibérica de História Militar (séc. IV-XVI).
Principais áreas de interesse e investigação: Guerra na Idade Média; Concelhos; Relações transfronteiriças Portugal/Castela; Alentejo medieval; Infante D. Pedro, Duque de Coimbra.
CV: https://orcid.org/0000-0001-7698-7567
Repositório: https://coimbra.academia.edu/JoaoNisa
Grupo(s) de investigação: Estudo e edição de fontes; Heranças e identidades locais e regionais
- José Antunes
Email: antunesgjose@gmail.com
José Antunes é doutorado em História Medieval e professor auxiliar com agregação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tendo-se jubilado no ano 2000. Foi membro do Instituto de História e Teoria das Ideias e é atualmente membro do Centro de História da Sociedade e da Cultura.
Principais áreas de interesse e investigação: História Medieval de Portugal; Cultura erudita portuguesa nos séculos XII a XIV (Juristas, Teólogos e Filósofos); Problemática histórica dos primórdios da fundação da Universidade Portuguesa.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5446-0526
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//en/0616-A6D0-63DC
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas
- José Luís Barbosa
Email: jlsb101088@gmail.com
José Luís dos Santos Barbosa é doutorado em História Moderna na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com a tese intitulada O modelo de financiamento da Universidade de Coimbra (1772 -1836). No âmbito da sua tese de doutoramento foi bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (Ref. FCT: SFRH/BD/143897/2019). Atualmente é investigador no projeto ReSEED – Rescuing seed’s heritage: engaging in a new framework of agriculture and innovation since the 18th century (UIDB/00460/2020). É investigador integrado no Centro de História da Sociedade e da Cultura e professor assistente convidado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É membro da direção da Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais (SPER) e da Rural RePort – Rede de História Rural.
Principais áreas de interesse e investigação: História Moderna de Portugal; História Económica; História Financeira; História das Instituições; História Fiscal; História das Universidades; História do Poder local; História Agrária; História senhorial
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1459-209X
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/9E1F-D180-18DE
Repositório: https://coimbra.academia.edu/Jos%C3%A9Lu%C3%ADsdosSantosBarbosa
Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais
- José Manuel Azevedo e Silva
Email: jazevedosilva@gmail.com
José Manuel Azevedo e Silva é doutorado em História pela Universidade de Coimbra. Foi professor da mesma Universidade de 1983 a 2007. Desenvolveu a sua atividade na docência e na investigação nos domínios de História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa e de História do Brasil Colonial. Tem 20 livros publicados nestas áreas e cerca de 100 artigos, prefácios e recensões. Foi galardoado com o Prémio Calouste Gulbenkian “História da Presença de Portugal no Mundo”, atribuído pela Academia Portuguesa da História, em 2008. É académico de Mérito da Academia Portuguesa da História.
Principais áreas de interesse e investigação: História Local e Regional; História da Expansão Portuguesa; História do Brasil; História Local
ORCID: https://orcid.org/0009-0007-4994-2620
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//D518-6E6B-8FB0
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Heranças e identidades locais e regionais
- José Pedro Paiva
Email: lejpaiva@fl.uc.pt
José Pedro Paiva é doutorado em História e professor catedrático na Universidade de Coimbra. Foi diretor do Arquivo da Universidade e da Faculdade de Letras da mesma Universidade. É investigador integrado do Centro de História da Sociedade e da Cultura (CHSC), colaborador do Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR – UCP), e membro da Academia Portuguesa da História e da Academia das Ciências de Lisboa. Já participou e coordenou diversos projetos nacionais e internacionais, foi professor convidado na Universidade de S. Paulo (Brasil) e bolseiro da John Carter Brown Library (EUA) e da Nederlanse Organisatie voor Wetenschappelijk Onderzoek (Países Baixos).
Principais áreas de interesse: História religiosa; Inquisição; Reforma Católica; Bruxaria e feitiçaria na Época Moderna; Misericórdias; História Moderna de Portugal; História do império ultramarino português; União Ibérica (1580-1640).
ORCID: http://orcid.org/0000-0001-5312-1138
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//pt/BA17-42F4-F7F9
Repositório: https://uc-pt.academia.edu/JosePaiva
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas
- José Vieira Leitão
Email: jose.cv.leitao@gmail.com
José Vieira Leitão é doutorado em Física Experimental pela Universidade Tecnológica de Delft (Países Baixos, 2014) e em História Moderna pela Universidade de Coimbra (2024). As suas linhas de investigação atuais procuram mapear as manifestações tanto de magia letrada como popular em Portugal, tal como outras expressões de prática e pensamento esotérico. Isto inclui a procura por textos mágicos e esotéricos autóctones em arquivos Portugueses e Ibéricos, e a compreensão da circulação local de textos mágicos Europeus. É membro da European Society for the Study of Western Esotericism e autor de várias traduções comentadas de obras literárias relacionadas com magia e/ou religião heterodoxa.
Principais áreas de interesse e investigação: Bruxaria; Esoterismo Ocidental; Inquisição Portuguesa; Literatura Mágica; Livros de São Cipriano; Magia; Metodologias do Estudo da Religião; Ocultismo; Tradição de Grimorios
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/FA12-F6FC-65FE
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7456-5045
Repositório: https://coimbra.academia.edu/JoséVieiraLeitão
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Repensar o ofício de historiador
- Laura de Mello e Souza
- Leonor Salguinho Ferreira
Email: maria.leonor143@gmail.com
Leonor Salguinho Ferreira é doutoranda em História Moderna na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tendo como tema de tese Entre a serra e o mar: as mulheres da ruralidade portuguesa do século XVIII. É licenciada em História (com menor em Estudos Europeus) e mestre em História Moderna pela mesma instituição. É colaboradora do Centro de História da Sociedade e da Cultura. Atualmente, é Bolseira de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (ref. 2024.04504.BD). Dedica-se sobretudo a temas de História das Mulheres, sendo autora de várias comunicações e publicações.
Áreas de interesse e investigação: História das Mulheres; História Rural; História Moderna de Portugal; História Social.
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/0B16-2FA2-3544
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8857-1072
Repositório: https://independent.academia.edu/LeonorFerreira14
Grupo(s) de investigação: Heranças e Identidades Locais e Regionais
- Leonor Zozaya-Montes
Email: leonor.zozaya@ulpgc.es
Leonor Zozaya-Montes é licenciada (1993/98) e doutora em História pela Universidade Complutense de Madrid (UCM, 2008), onde foi professora de Ciências e Técnicas Historiográficas (2006/11). Atualmente é professora na Universidade de Las Palmas de Gran Canária (Espanha). Foi bolseira na UCM (1997/98) e no Instituto de História do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC, 1999-2006). Fez um período de investigação na École des Hautes Études em Sciences Sociales, em Paris, durante um ano completo (2002/03). Foi bolseira FormArte no Arquivo da Biblioteca Nacional de Espanha (Madrid, 2012/13). Entre 2014 e 2019 foi bolseira de pós-doutoramento da FCT no CHSC da Universidade de Coimbra. É autora de cerca de cinquenta publicações científicas. É investigadora principal do Projecto sobre “Arquivos, documentos e memória da Época Medieval à Contemporânea” (Nº ref. ULPGCP2018-29).
Principais áreas de interesse e investigação: História dos Arquivos e os escrivães (Idades Média e Moderna); Paleografia e Pedagogia; Inquisição Espanhola.
CV: orcid.org/0000-0002-6256-1888
Repositório: https://leonorzozaya.wordpress.com/trabajos/
Grupo(s) de investigação: Estudo e edição de fontes
- Leontina Domingos Ventura
Email: ldvdf@fl.uc.pt
Leontina Domingos Ventura é doutorada em História e professora associada na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Colaborou em vários projetos nacionais e em dois internacionais. É membro da Academia Portuguesa da História e do Instituto Português de Genealogia e Heráldica.
Principais áreas de interesse e investigação: História Medieval de Portugal (sécs. XI-XIV sobretudo) e, dentro desta, História Social (da nobreza e das aristocracias urbanas) e Institucional (das instituições judiciais e fiscais, em particular); História da Cidade de Coimbra; Biografias; Produção Documental (chancelarias régias, episcopais e monacais).
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3051-5526
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/A21C-33E4-EAA7
Repositório: https://coimbra.academia.edu/leontinaventura
Grupo(s) de investigação: Estudo e edição de fontes; Heranças e identidades locais e regionais
- Luciano Moreira
Email: lucrdp@gmail.com
Luciano Augusto dos Santos Moreira é licenciado em Teologia pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica de Lisboa e licenciado e mestre em História na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Na atualidade é doutorando em História Moderna na mesma instituição e bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BD/143791/2019). O seu projeto de doutoramento tem por tópico O padroado paroquial na diocese de Lamego: instituições, mecanismos, direitos e deveres (1520 – 1833).
Principais áreas de interesse e investigação: História Medieval e Moderna; História da Igreja; História da Igreja em Portugal; História da diocese de Lamego; rede paroquial; padroado paroquial; clero paroquial; benefícios eclesiásticos; dízimos.
CV: https://orcid.org/0000-0002-1298-4065
Repositório: https://coimbra.academia.edu/LucianoMoreira
Grupo(s) de investigação: Estudo e edição de fontes; Heranças e identidades locais e regionais
- Luís Miguel Rêpas
Email: lrepas@gmail.com
Luís Miguel Rêpas concluiu o Mestrado (2000) e o Doutoramento (2021) em História Medieval na Universidade de Coimbra e é investigador integrado do Centro de História da Sociedade e da Cultura e colaborador do Instituto de Estudos Medievais (NOVA FCSH). Integrou a equipa do Projeto Horizontes Cistercienses, que estudou o scriptorium de Alcobaça e a sua produção, é investigador do Projeto Livros, rituais e espaço num mosteiro cisterciense feminino. Viver, ler e rezar em Lorvão nos séculos XIII a XVI, ambos financiados pela FCT, é um dos Coordenadores Científicos do projeto de edição da documentação medieval do Mosteiro de Arouca (que resulta de uma parceria entre o CHSC e o Município de Arouca) e é, desde 2022, Professor Auxiliar Convidado na Universidade de Coimbra.
Principais áreas de interesse e investigação: História Monástica; História Social; História das Mulheres; Cultura escrita; Paleografia e Diplomática; Edição de Manuscritos.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5437-9437
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/1414-BC78-D72A
Repositório: https://unl-pt.academia.edu/Lu%C3%ADsR%C3%AApas
Grupo(s) de investigação: Estudo e edição de fontes
- Luísa Trindade
Email: luisa.trindade@fl.uc.pt
Luísa Trindade é doutorada em História da Arte e professora associada com agregação na Universidade de Coimbra, onde leciona desde 1996. Foi diretora da licenciatura em História da Arte, do mestrado em Arte e Património, diretora do Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes e presidente da Assembleia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Atualmente, desempenha a função de Coordenadora Científica do Gabinete de Apoio à Gestão do Património da Universidade de Coimbra.
Membro do Centro de História da Sociedade e da Cultura, é também colaboradora do Instituto de Estudos Medievais da FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Com dezenas de artigos e comunicações, já participou e coordenou diversos projetos nacionais e internacionais no âmbito do ensino, da investigação e da transmissão do saber da História, da História da Arte e do Património.
Principais áreas de interesse e investigação: História do Urbanismo; cidade Medieval; História da Arte; Arte Medieval; Arquitetura Tardo-medieval; Património e Mediação.
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2475-7529
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/AD1E-2B80-645F
Repositório: https://coimbra.academia.edu/LuisaTrindade
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Heranças e identidades locais e regionais
- Marco Cosme
Email: marcocosme@sapo.pt
Marco Cosme é licenciado e mestre em História Moderna pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. A sua tese de mestrado, intitulada Elites e Poder Local em Macau (1750-1848): Os Provedores da Santa Casa da Misericórdia, aborda a configuração social e política das elites e do poder local em Macau, durante os séculos XVIII e XIX, tendo como objeto de estudo os provedores da Santa Casa da Misericórdia. Em 2021, recebeu o Prémio de Investigação Internacional “Pina Manique – Do Iluminismo à Revolução Liberal” atribuído pela Academia Portuguesa da História, para melhor dissertação de mestrado. Atualmente, encontra-se a frequentar o mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, pela mesma instituição.
Principais áreas de interesse e investigação: História social e política do Portugal Moderno; História do império ultramarino português; História da presença portuguesa na Ásia; Elites Locais; Poder Local; História das Instituições.CV: https://orcid.org/0000-0003-2450-0635
Repositório: https://coimbra.academia.edu/MarcoCosme
Grupos de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Heranças e identidades locais e regionais
- Margarida Relvão Calmeiro
Email: mrelvao@gmail.com
Margarida Relvão Calmeiro, licenciada em Arquitetura (2005) e doutorada em Teoria e História da Arquitetura pela Universidade de Coimbra (2015) é arquiteta e investigadora no Itecons-Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade. É ainda professora auxiliar convidada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigadora auxiliar convidada do Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da mesma universidade, no projeto Landscape Together, financiado pelo programa Europa Criativa (2023-2026) (https://landscapetogether.eu/). Tem colaborado com outros cursos da Universidade de Coimbra e, no âmbito da ação para a cooperação, com a Universidade de Lúrio (Moçambique). É autora do livro Urbanismo antes do Planos: Coimbra 1834-1934 (Coimbra: Câmara Municipal de Coimbra, 2021).
Principais áreas de interesse e investigação: História do Urbanismo e do Planeamento Urbano no Território Português; Património, Reabilitação Urbana e Desenvolvimento Sustentável; Arquitetura Regenerativa e Circularidade
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0328-1998
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/A71C-E2DF-A4A6
Repositório: https://coimbra.academia.edu/MargaridaRelv%C3%A3oCalmeiro
Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais
- Margarida Sobral Neto
Email: mneto@fl.uc.pt
Margarida Sobral Neto é doutorada em História Moderna e Contemporânea e professora catedrática na Universidade de Coimbra. É membro da Academia Portuguesa da História, sócia fundadora da Associação de História Económica e Social e membro de redes de investigação: Rural RePort, Report(h)a e Proprietas.
Principais áreas de interesse e investigação: História Rural; História das instituições; Historiografia; História ambiental; História da Época Moderna.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6541-5237
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/en/7312-AB81-2317
Repositório: https://coimbra.academia.edu/MargaridaSobralNeto
Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais
- Maria Alegria Marques
Email: mfm@fl.uc.pt
Maria Alegria Marques é doutorada em História e professora catedrática na Universidade de Coimbra. Foi Presidente do Ramo de Formação Educacional, vice-presidente e presidente do Conselho Diretivo da Faculdade de Letras da mesma Universidade. É Académica de Número da Academia Portuguesa da História. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e participou em diversos projetos nacionais e internacionais. Foi professora convidada na Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Universidade de S. Paulo (Brasil) e na Universidade Federal de Goiás e organizadora/participante em vários congressos e eventos em Portugal e no estrangeiro.
Principais áreas de interesse e investigação: História religiosa (Idade Média); Instituições eclesiásticas (Idade Média); História local; História política e institucional (Idade Média).
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1016-2057
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//en/961D-048B-EF57
Grupo(s) de investigação: Estudo e edição de fontes
- Maria Amélia Álvaro de Campos
Email: melicampos@gmail.com
Maria Amélia Álvaro de Campos é doutorada em História da Idade Média e trabalha como investigadora e professora convidada na FLUC. Investiga sobre comunidades paroquiais urbanas, através do estudo dos grupos eclesiásticos e laicos que animavam a cidade medieval – sobretudo Coimbra e a sua região. Paralelamente a trabalhos de história eclesiástica, urbana e social, publicou estudos de âmbito paleográfico e diplomático de fontes medievais portuguesas. Realizou doutoramento e pós-doutoramento com financiamento competitivo atribuído pela FCT e participou em diversos projetos internacionais. Colaborou com outras Unidades de I&D, como o CIDEHUS (U. Évora), o CRIHAM (U. Limoges), o LAMOP (U. Paris 1) e o LEM-CERCOR (U. Jean Monnet). Coordenou o projeto exploratório COMMEMORtis (http://doi.org/10.54499/EXPL/HAR-HIS/0532/2021) e dirige atualmente a participação do CHSC no consórcio RESTORY (https://doi.org/10.3030/101132781), coordenado pela Universidade de Babes Bolyai de Cluj Napoca.
Principais áreas de interesse e investigação: História Urbana; História do Clero Secular e Paroquial; Prosopografia; Humanidades Digitais.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3131-7356
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/E317-F872-2CA6
Repositório: https://estudogeral.sib.uc.pt/cris/rp/rp08148
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Heranças e identidades locais e regionais
- Maria Antónia Lopes
Email: lopes.mariantonia@gmail.com
Maria Antónia Lopes é doutorada em História e professora associada com Agregação na Universidade de Coimbra, onde dirige o Doutoramento em História. É colaboradora do CEIS20. Integra/ou projetos nacionais e internacionais. Publicou dezenas de trabalhos em revistas e obras coletivas em Portugal e no estrangeiro. É autora de oito livros e coordenadora de seis, estando um traduzido em Itália.
Principais áreas de interesse e investigação: História da Pobreza e políticas sociais; História das Misericórdias; História doutrinal da Caridade e Beneficência; História das Mulheres; História Biográfica; História da Vida Privada; História Moderna de Portugal; História Contemporânea de Portugal.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8485-4649
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/D717-C7B1-2F7A
Repositório: https://coimbra.academia.edu/MariaAnt%C3%B3niaLopes
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Heranças e identidades locais e regionais
- Maria do Rosário Castiço de Campos
Email: rcampos@esec.pt
Maria do Rosário Castiço de Campos é doutorada em História e professora coordenadora do Politécnico de Coimbra, tem publicados livros e capítulos de livros, bem como artigos em revistas nacionais e internacionais. Tem participado em projetos de investigação, coordenando, desde 2018, o projeto Histórias à Mesa organizado ao abrigo de um protocolo entre a Escola Superior de Educação de Coimbra e a Agência para o Desenvolvimento dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego.
Principais áreas de interesse e investigação: História da Época Moderna; História Local; Património Cultural; Turismo Cultural; Museologia; Educação.
CV: https://orcid.org/0000-0003-0496-079X
Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais
- Maria do Rosário Morujão
Email: mrbmorujao@uc.pt
Maria do Rosário Morujão é doutorada em História da Idade Média e professora auxiliar na Universidade de Coimbra. É colaboradora do Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR–UCP), e pertence a diversos organismos nacionais e internacionais, de entre os quais se destacam a Comissão Internacional de Diplomática, a Société Française d’Héraldique et de Sigillographie e a Sociedad Española de Ciencias y Técnicas Historiográficas. Participou e participa em diversos projetos de investigação, portugueses e estrangeiros, sendo coordenadora do projeto SIGILLVM PORTVGALIAE – corpus dos selos portugueses.
Principais áreas de interesse e investigação: História medieval de Portugal; História social medieval; História religiosa; Clero secular; Cister feminino; Paleografia; Diplomática; Sigilografia; Edição de textos; Codicologia; História do livro.
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1311-4720
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/en/2216-698B-F8AC
Repositório: https://coimbra.academia.edu/MariadoRos%C3%A1rioMoruj%C3%A3o
Grupo(s) de investigação: Estudo e edição de fontes; Heranças e identidades locais e regionais
- Maria Helena da Cruz Coelho
Email: coelhomh@gmail.com
Maria Helena da Cruz Coelho é doutorada em História e professora catedrática aposentada da Universidade de Coimbra. É presidente da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais e vice-presidente da Academia Portuguesa da História. Pertence a outras Academias e Comissões nacionais e estrangeiras. É membro do Conselho Editorial da Imprensa Nacional – Casa da Moeda. Integrou painéis de avaliação de História e Arqueologia da A3ES e da FCT. Participou e participa em diversos projetos de investigação nacionais e estrangeiros. Lecionou na École Nationale des Chartes e em diversas universidades brasileiras e europeias.
Principais áreas de interesse e investigação: História Medieval de Portugal; Diplomática; História Política (biografias); História Religiosa; História Económico-social (Rural e Urbano); História dos Poderes; História da Alimentação.
ORCID: http://orcid.org/0000-0002-8030-4578
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/8112-FE8A-FA4A
Repositório: https://coimbra.academia.edu/MariaHelenaCruzCoelho
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Heranças e identidades locais e regionais
- Maria José Azevedo Santos
Email: mazevedo_santos@yahoo.com
Maria José Azevedo Santos é doutorada em História e Professora Catedrática Jubilada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Foi, entre 2003 e 2011, Diretora do Arquivo da Universidade de Coimbra. Fundou, na FLUC, em 2008, o Curso de Mestrado em Alimentação: Fontes, Cultura e Sociedade. É Académica de Número da Academia Portuguesa da História; Académica de Número do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro; Membro Honorário do Comité International de Paléographie Latine; Membro da Rede de Excelência do Institut Européen d’Histoire et des Cultures de l’Alimentation; Representante Nacional do Comité Internacional de Peritos do Caminho de Santiago (Xunta de Galicia); Codiretora da Cátedra Institucional del Camino de Santiago y de las Peregrinaciones da Universidade de Santiago de Compostela. Autora de largas dezenas de livros e de artigos publicados em Portugal e no estrangeiro.
Principais áreas de interesse e investigação: Paleografia, Diplomática e Codicologia, Monaquismo Masculino e feminino, História da Alimentação.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9147-0213
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/DC1C-19BC-8F68
Repositório: https://estudogeral.uc.pt/cris/rp/rp17722
Grupo(s) de investigação: Estudo e edição de fontes
- Mariana Barreira
Email: maricb1298@gmail.com
Mariana Barreira é natural de Coimbra e, em junho de 2020, licenciou-se em História da Arte com menor em História, pela Faculdade de Letras dessa cidade. No mesmo ano, ingressou no mestrado em História na vertente de Idade Média. Atualmente integra o Projeto Exploratório COMMEMORrtis – O que sobrevive depois da morte? Comunidades paroquiais e estratégias de comemoração dos mortos na cidade medieval, com uma bolsa de investigação, financiada pela FCT.
Principais áreas de interesse e investigação: História Medieval, História Urbana, História da Arte, Humanidades Digitais
CV: https://orcid.org/0000-0003-3470-8800
Repositório: https://independent.academia.edu/MariB21
Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais; Estudo e Edição de fontes
- Mariana Gaspar
Email: marianamartins1102@gmail.com
Mariana Gaspar é doutoranda em História da Arte na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e bolseira de doutoramento da FCT (BD/00505/2024) com o projeto “Vestir a Fé: A coleção de têxteis litúrgicos da capela de São Miguel da Universidade de Coimbra”. Dedica a sua atividade científica à investigação em torno da cultura visual e material da arte portuguesa dos séculos XVII e XVIII, estimulada pelas reformas católicas da Idade Moderna. Participa, ainda, em diferentes projetos relacionados com o património cultural e artístico da Universidade de Coimbra, desenvolvendo atividade no campo da inventariação, investigação, gestão e conservação, em particular nas áreas da escultura e dos têxteis.
Principais áreas de interesse e investigação: Arte e Património Português da Época Moderna; Universidade de Coimbra; Cultura Material; Artes Decorativas; Escultura; Paramentaria e Têxteis.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4562-8235
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//EA17-CCE3-4B6B
Repositório: https://coimbra.academia.edu/MarianaGaspar
Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais
- Matilde Mendonça dos Santos
Email: matildem.santos@hotmail.com
Licenciada em História (2003), mestre em História Moderna: Poderes, Ideias e Instituições (2011) e doutora em Altos Estudos em História – Época Moderna (2017) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Atualmente é professora de História na Escola Secundária Pedro Gomes (Cabo Verde), membro da equipa de investigação do projeto ReligionAJE [Religião, administração e justiça eclesiástica no Império Português (1514-1750)], e colaboradora do CHAM − Centro de Humanidades (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e Universidade dos Açores). Tem apresentado comunicações em congressos nacionais e internacionais (Cabo Verde, Portugal, Espanha e Brasil). Publicou alguns trabalhos em revistas científicas e capítulo de livro de organização coletiva.
Principais áreas de interesse e investigação: História Moderna e História da Expansão Portuguesa, com especial atenção para temas da História da Igreja e do poder local em Cabo verde e noutros espaços do império português.
CV: https://sig.fct.pt/fctsig/cv/presentation.PT/overview.aspx
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas
- Miguel Bandeira Jerónimo
Email: mbjeronimo@gmail.com
Miguel Bandeira Jerónimo é doutorado em História pelo King’s College da Universidade de Londres e é Professor Associado em História na Universidade de Coimbra, na Faculdade de Letras, no Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes. É ainda investigador do Centro de História da Sociedade e da Cultura (Universidade de Coimbra) e cocoordenador científico no programa de doutoramento em Patrimónios de Influência Portuguesa (III/CES-UC). Entre outros tópicos, os seus interesses de pesquisa centram-se na História global, conectada e comparada do imperialismo e do colonialismo e na História Internacional e Transnacional (Sécs. XIX-XX). Tem publicado com regularidade, em Portugal e no estrangeiro, em editoras e revistas de referência. Coordena o projecto de investigação The worlds of (under)development: processes and legacies of the portuguese colonial empire in a comparative perspective (1945-1975) e é investigador co-responsável pelo projecto de investigação Humanity Internationalised: cases, dynamics and comparisons (1945-1980), ambos financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Portugal).
Principais áreas de interesse e investigação: História Imperial e Colonial; História Internacional e Transnacional; História Moderna e Contemporânea; Colonialismo Europeu em África; Internacionalismo; Organizações Internacionais.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8829-4909
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/3E12-56B6-9C33
Repositório: https://uc-pt.academia.edu/MiguelBandeiraJer%C3%B3nimo
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Repensar o ofício de historiador
- Mohammed Nadir
Email: mohammednadir2010@gmail.com
Mohammed Nadir, mestre e doutor em História pela Universidade de Coimbra e é professor visitante na Universidade Federal do ABC (Brasil). É pós-doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria. Foi coordenador cultural no Centro Cultural Português em Rabat – Marrocos e professor colaborador de língua e cultura árabe na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; professor de História de África na Universidade Federal de Santa Maria. Foi bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e do Instituto Camões. É prémio Calouste Gulbenkian da Academia Portuguesa de História (2008).
Principais áreas de interesse e investigação: História do Oriente Médio e de Norte de África; Relações África e América Latina; História de relações luso-marroquinas.
CV: http://www.cienciavitae.pt//471B-887B-43F8
Repositório: https://www.researchgate.net/profile/Mohammed-Nadir-3
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas
- Nadia Ochoa Rodrigues
Email: rodrigues.ocho@gmail.com
Mestre em História da Arte, Património e Turismo Cultural (2017) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, é doutoranda em Patrimónios de Influência Portuguesa (História da Arte) na mesma Universidade. Foi bolseira da Fundação Tokyo (2013) e do Santander Universidades (2016). Actualmente, o seu projeto de investigação sobre os retábulos de influência portuguesa nos territórios de Goa, Kerala e Sri Lanka (sécs. XVII e XVIII) é financiado pela Fundação para Ciência e Tecnologia (2021-2025).
Principais áreas de interesse e investigação: Dinâmicas de poder nos territórios de influência portuguesa durante a Época Moderna; as circulações artísticas no Índico e Pacífico (sécs. XVI-XVIII); as formas e a sua relação com a identidade local; e o “indo-português” enquanto conceito problemático.
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3500-4282
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/881E-3DAE-B284
Repositório: https://coimbra.academia.edu/NádiaRodrigues
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Heranças e identidades locais e regionais
- Olinda Martinho Rio
Email: olinda.martinho@ccdr-lvt.pt
Olinda Maria Martinho Gonçalves Rio exerce funções no Ministério da Educação e Ciência e é perita externa da Comissão Europeia – EECEA (European Education and Culture Executive Agency).
Concluiu as unidades curriculares do Doutoramento em Estudos Europeus da Universidade de Coimbra e do Mestrado em Estudos Literários e Culturais pela mesma instituição. Possui um curso de especialização em Ciências Documentais – Vertente Bibliotecas e Arquivos e uma licenciatura com mestrado integrado em Química (UC).
Em 2014 ganhou o Prémio das Jornadas do Mar, na área de Doutoramento, com o trabalho O Porto da Figueira da foz: onde o passado conta e o Futuro desafia, publicado pela Marinha Portuguesa.
É membro da Agência Federal Alemã para a Educação para a Cidadania e dirigente sindical – membro do Secretariado nacional do SINTAP/UGT.
Principais áreas de interesse e investigação: Educação para a Cidadania; Dinâmicas Culturais e Identitárias na Europa; Programas e projetos europeus; Ética e Exercício de Cidadania em Portugal, na União Europeia e nos Países de Língua Portuguesa.
Repositório: https://cegot.academia.edu/OlindaMartinhoRio
Grupo(s) de investigação: Encontros e Desencontros de Culturas; Estudos e Edição de fontes
- Ondřej Pazdírek
Email: ondrejpazdirek@gmail.com
Ondřej Pazdírek estudou Linguística Geral e Língua e Literatura Italiana na Universidade Masaryk em Brno, República Checa. É professor no Departamento de Estudos Mongóis, Coreanos e Vietnamitas da Universidade de Masaryk e os seus estudos de doutoramento no Departamento de Estudos da Religião da mesma universidade centram-se na receção do cristianismo na Ásia Oriental, especialmente no Vietname e na Coreia, a partir de perspetivas linguísticas. O seu principal foco de investigação são as missões católicas modernas na Ásia Oriental (China, Coreia, Vietname, Tibete) e os seus contextos culturais e históricos.
Projeto de investigação: Receção do cristianismo no Vietname e na Coreia à luz da análise linguística da terminologia cristã
A tese de doutoramento de Ondřej Pazdírek centra-se na forma como a terminologia religiosa cristã em coreano e vietnamita é moldada pelos contextos históricos, religiosos e culturais específicos das missões cristãs na região. Aborda, por conseguinte, o caso específico do diálogo intercultural e inter-religioso numa perspetiva interdisciplinar entre história, estudo das religiões e filologia. A estadia de investigação no CHSC tem como objetivo principal o estudo do contexto histórico das missões cristãs nas regiões referidas, institucionalmente ligadas ao padroado real português.
Período de investigação: 1 a 31 de março de 2024
- Patrick Schilling
E-mail: schilling.patrick7@gmail.com
Patrick Schilling é doutorando em História do Médio Oriente na Universidade de Georgetown. Tem um mestrado em História e em Russo pela Universidade de Glasgow e um mestrado em História Otomana pela Universidade de Sabanci em Istambul. Atualmente, está a trabalhar na sua tese de doutoramento.
CV: https://gufaculty360.georgetown.edu/s/contact/00336000014S9yfAAC/patrick-schilling?asPublic=true
Projeto de investigação: Estado-Nação, Império, Federação? O Papel de Outros Modelos de Estado na Política Constitucional Otomana, 1908-1918.
Esta dissertação analisa a influência de três modelos de Estado diferentes – a República Francesa, o Império Britânico e a Federação Austro-Húngara – na política otomana após a revolução constitucional de 1908. Através de uma análise de documentos estatais otomanos e de uma variedade de publicações impressas em turco otomano, destaca as formas sobrepostas, e por vezes contraditórias, com que estes três modelos moldaram o debate público e a legislação relativamente a três elementos-chave da ordem constitucional otomana emergente: eleições, recrutamento e administração provincial.
Período de investigação: Patrick Schilling será investigador visitante no CHSC até junho de 2025. - Paulo Barradas
Email: paulobar@sapo.pt
Paulo Barradas é doutorado em História Medieval, pela Universidade de Coimbra e professor do ensino secundário no Agrupamento de Escolas da Sé – Lamego. Atualmente é coordenador dos Equipamento Culturais do Castelo de Lamego e do Centro Interpretativo da Máscara Ibérica (CIMI) – Lazarim. Já participou em projetos nacionais e estrangeiros e colabora frequentemente com ESTGL – Instituto Politécnico de Viseu.
Principais áreas de interesse e investigação: martirológios e obituários; Inquirições; administração local medieval; livros de linhagens; História da cidade de Lamego; Museologia.
CV: https://orcid.org/0000-0002-5880-1332
Grupo(s) de investigação: Estudo e edição de fontes
- Paulo Bruno Martins Reis
Email: pauloreis74@gmail.com
Paulo Bruno Martins dos Reis é mestre em História da Idade Média (2017) com a tese Da Pedra ao Pergaminho – Percursos biográficos de Martim Silvestre e de seu filho Gomes Martins Silvestre,pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Tem desenvolvido diversos trabalhos na área da Paleografia e Diplomática com a recriação fidedigna dos instrumentos e suportes da escrita medieval. Detém uma pós-graduação em Mediação Familiar reconhecida pela DGPJ.
Principais áreas de interesse e investigação: Paleografia; Iconografia; Genealogia; Pranto fúnebre; História Medieval; História Militar; Ordens Militares.
CV: https://orcid.org/0000-0002-6992-707X
Repositório: https://coimbra.academia.edu/PauloBrunoReis?from_navbar=true
Grupo(s) de investigação: Estudo e edição de fontes
- Pedro José Barbosa da Silva
Email: pedroporto2512@gmail.com
Pedro José Barbosa da Silva é licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e mestre pela mesma instituição em História Moderna. Atualmente é doutorando em História, ramo História Moderna, com o projeto Pobreza e poder em finais de Antigo Regime: As Misericórdias de Mangualde e de Estremoz pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Principais áreas de interesse e investigação: Época Moderna; instituições do Portugal Moderno; santas casas da misericórdia; poder(es); elites; pobreza; assistência social.
CV: https://orcid.org/0000-0001-8772-245X
Repositório: https://coimbra.academia.edu/PedroJBarbosadaSilva
Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais
- Pedro Sebastião
Email: psebastiao03@gmail.com
Pedro Sebastião é licenciado em História e mestre em História Medieval e em Ensino de História no 3ºciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Atualmente é doutorando em História Medieval na mesma instituição. É colaborador do Centro de História da Sociedade e da Cultura e membro da Associação Ibérica de História Militar. Tem centrado a sua investigação na História Militar, na transição entre o período medieval e o período moderno, com ênfase para a pirobalística, área que também norteia o seu projeto de doutoramento. Foi agraciado com o Prémio Feijó (2014, 2015 e 2016) atribuídos pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, bem como com o Prémio Defesa Nacional (2019) pela Comissão Portuguesa de História Militar.
Principais áreas de interesse e investigação: História Militar, História Medieval Europeia, História Moderna, Armas de fogo
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1592-8832
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//pt/AF1D-E539-6F65
Repositório: https://coimbra.academia.edu/PedroSebastião
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas
- Priscilla Pinheiro Quirino
Email: priscillapquirino@hotmail.com
Priscilla Pinheiro Quirino é doutorada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, mestra e bacharel em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é investigadora integrada no Centro de História da Universidade de Lisboa e investigadora em dois projetos de pesquisa, coordenados pela Professora Doutora Maria Leonor García da Cruz, vinculados ao CHULisboa, a saber: Programa de Estudos Fazenda e Projeto Imagética. Foi professora da especialização em História de Pernambuco da Faculdade Escritor Osman Lins e professora da licenciatura em História da Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul, onde, para além de lecionar, também coordenou um projeto de pesquisa na área da História da Religião. Lecionou, ainda, no Instituto de Formação Teológica Sedes Sapientiae disciplinas de História da Igreja. Foi coordenadora cultural da Biblioteca Pública Municipal de Olinda.
Principais áreas de interesse e investigação: História social e política de Pernambuco; História do Brasil – Colónia e Império; História social; História da religião – movimentos milenaristas; Antropologia.
CV: https://orcid.org/0000-0002-6318-5386
Repositório: http://hdl.handle.net/10316/90623
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Repensar o ofício de historiador
- Rafaela Zanotto Casagrande
Email: rafaelazcasagrande@gmail.com
Rafaela Zanotto Casagrande é licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e mestre em Estudos Históricos Latino-Americanos na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Brasil. A dissertação “O clero paroquial de Rio Grande, Rio Pardo e Santo Amaro no século XVIII : composição, reprodução e trajetórias” recebeu bolsa de fomento científico atribuída pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Principais áreas de interesse: História Religiosa; Clero Paroquial; América Portuguesa; Rio Grande de São Pedro; Século XVIII; Variação de Escalas; Prosopografia; Paleografia.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0669-3333
Repositório: https://coimbra.academia.edu/RafaelaCasagrande
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Estudo e edição de fontes
- Ricardo Vicente
Email: ricard.vicent@gmail.com
Ricardo Pinheiro Vicente é licenciado em Ciência da Informação Arquivística e Biblioteconómica e mestre em História, na área de especialização em Territórios, Poderes e Instituições, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É técnico superior no Município de Coimbra.
Principais áreas de interesse e investigação: Arquivística; Classificação e Avaliação da Informação Pública; Gestão da Informação; História Económica e Financeira; História Local; História das Instituições.
Repositório: https://coimbra.academia.edu/RicardoVicente
Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais; Estudo e edição de fontes
- Rita Paiva Costa
Email: ritadcpcosta@gmail.com
Rita Paiva Costa é doutoranda em História Contemporânea da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, estando a desenvolver a tese “Viver Desgraçado”. A violência conjugal no círculo judicial de Coimbra (da segunda metade do século XIX ao final da 1ª República), que visa problematizar historicamente, a partir da análise dos processos judiciais e com o confronto com outras fontes, a violência praticada sobre a mulher no contexto conjugal. É bolseira de doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia desde 2019.
Principais áreas de interesse e investigação: História da Vida Privada; História das Mulheres; História da Família; século XIX português; sociabilidades e costumes.
CV: https://orcid.org/0000-0002-8075-5547
Repositório: https://coimbra.academia.edu/rcosta
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Heranças e identidades locais e regionais
- Rodrigo Simões Ferreira Gomes
Email: rsferreirag@gmail.com
Rodrigo Simões Ferreira Gomes é licenciado em História e mestre em História Militar pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É doutorando em História Medieval na mesma instituição com uma tese subordinada ao tema: A receção e transmissão dos tratados militares clássicos na Idade Média. É investigador do Centro de História da Sociedade e da Cultura. Coautor de uma História de Bizâncio e de estudos sobre tratadística militar greco-romana e bizantina. Participou em eventos científicos nacionais e internacionais sobre estes temas. É membro da Associação Ibérica de História Militar (sécs. IV-XVI) e da Sociedad Española de Bizantinística.
Principais áreas de interesse e investigação: História militar; História da cultura; Bizantinística; Tratadística militar clássica e medieval.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4234-5846
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/961E-47F6-AA71
Repositório: https://coimbra.academia.edu/RodrigoGomes
Grupo(s) de investigação: Estudo e edição de fontes, Encontros e Desencontros de culturas
- Rodrigo Vaz
Email: rodrigovaz365@gmail.com
Rodrigo André Vitorino Vaz é licenciado em História com Menor em História da Arte pela Universidade de Coimbra e concluiu o mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
Tem obras publicadas sobre Guerra Colonial e Memórias de Guerra, analisando a participação de habitantes da zona do Minho na Guerra do Ultramar (1961-1974). Destacam-se, entre elas, Memórias de Guerra: Como fazer História a partir de Quem a viveu? e Só o não saber se Regressava! Memórias da Guerra Colonial. Investiga também sobre património local, encontrando-se a preparar a publicação de um estudo sobre o Mosteiro de São Romão de Neiva, temática que pretende prosseguir em Doutoramento.
Principais áreas de interesse e investigação: História Eclesiástica e Religiosa; História colonial; Guerra Colonial.
CV: https://orcid.org/0000-0002-5542-7330
Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais; Estudo e edição de fontes
- Roger Lee de Jesus
Email: rogerlee.pj@gmail.com
Roger Lee de Jesus é licenciado, mestre e doutorado em História pela Universidade de Coimbra. É investigador do Centro de História da Sociedade e da Cultura (UC) e do CHAM – Centro de Humanidades (FCSH-NOVA/UAç).
Principais áreas de interesse e investigação: História da expansão portuguesa; História do império português na Ásia; História militar; História económica e financeira.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8560-4190
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/7A1E-6ECE-AD54
Repositório: https://coimbra.academia.edu/RogerLeeJesus
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Estudo e edição de fontes
- Rosa Marreiros
A disponibilizar oportunamente.
- Rui Nobre
Email: rnobre1@gmail.com
Rui Nobre é licenciado em História (variante de Arqueologia) pela Universidade de Coimbra (1985). Mestre em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro (2009) e doutorado em Altos Estudos em História, Ramo de História Medieval pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2022) com a tese A Ordem do Templo em Portugal: homens, património e poderes.
Principais áreas de interesse e investigação: Ordens religioso-militares, nomeadamente, as do Templo e de Cristo.
ORCID: https://orcid.org/my-orcid?orcid=0000-0003-2084-5716
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/3A1B-A74C-37B7
Repositório: https://coimbra.academia.edu/RNobre
Grupo(s) de investigação: Estudo e edição de fontes
- Rui Pedro Neves
Email: rprn51@gmail.com
Rui Pedro Rodrigues Neves é doutorando em História Medieval pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigador no Centro de História da Sociedade e da Cultura. Possui licenciatura e mestrado em História pela mesma instituição. A dissertação de mestrado centrou-se na formação e exploração dos domínios do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra. Atualmente, encontra-se envolvido em projetos de transcrição e publicação de fontes medievais, incluindo a documentação do mosteiro cisterciense de Arouca, a publicação dos forais medievais de Alter do Chão e a transcrição do cartulário do Livro Preto do Mosteiro de Grijó. Os seus interesses de investigação englobam a paleografia medieval, a história das instituições religiosas, as práticas de morte nas sociedades cristãs entre os séculos XII e XV, bem como as prisões medievais.
Principais áreas de interesse e investigação: História Religiosa; Instituições Monásticas Medievais; Paleografia; Diplomática; Sigilografia; História da Morte; História das Prisões.
ORCID: https://www.cienciavitae.pt//7018-D576-5909
Repositório: https://coimbra.academia.edu/RuiNeves
Grupo(s) de investigação: Estudo e edição de fontes
- Ruy Ventura
Email: biscainho.ventura@gmail.com
Doutorando em História da Arte (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), é mestre em Estudos Portugueses (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa). Foi professor no Ensino Superior Politécnico e técnico superior no Museu Nacional de Arte Antiga, com responsabilidades na gestão da coleção de escultura e no apoio à investigação. Presentemente, exerce a docência na cidade de Setúbal. Prepara tese doutoral com o tema A Escultura da Paixão de Cristo: uma longa modernidade entre os séculos XV e XVIII (orientada por Maria de Lurdes Craveiro e Sandra Costa Saldanha).
Tem bibliografia literária, de estudos literários e de investigação em História da Arte em múltiplas publicações, sendo ainda autor de monografias. Foi responsável por exposições, tendo coordenado a edição de catálogos. Cocoordena a Devir – Revista Ibero-Americana de Cultura. Apresentou comunicações em vários encontros científicos, nacionais e internacionais.
Foi investigador no CEAACP – Universidade de Coimbra e é colaborador da Cátedra Poesia e Transcendência, da Universidade Católica do Porto.
Principais áreas e interesses de investigação: História da Arte (escultura); Arquitectura Religiosa; Histórica Local; História das Mentalidades
ORCID: https://orcid.org/0009-0009-7809-9841
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/CB1C-DDFF-6CB1
Repositório: https://independent.academia.edu/VenturaRuy
Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais
- Sandra Costa Saldanha
Email: sandrasaldanha@fl.uc.pt
Sandra Costa Saldanha é doutorada em História da Arte, professora auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigadora do Centro de História da Sociedade e da Cultura. Dedica atividade científica à investigação da arte portuguesa na Idade Moderna, particularmente ao estudo das relações luso-italianas, intercâmbios estéticos e impactes sobre a produção escultórica dos séculos XVII e XVIII, em contexto nacional, luso-brasileiro e ibero-americano. Docente nas áreas disciplinares da História da Arte, do Design e das Artes Decorativas, exerceu anteriormente funções no IADE – Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing e na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa. Foi colaboradora da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais na elaboração do Inventário do Património Arquitetónico do distrito de Lisboa; coordenadora do Serviço de Património, Investigação e Promoção Cultural do Patriarcado de Lisboa, com funções nas áreas do inventário, investigação, dinamização e serviço educativo do mosteiro de São Vicente de Fora; e diretora do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, com responsabilidade na implementação de diversos projetos e iniciativas nos domínios do inventário, conservação, restauro, museus, arquivos e bibliotecas.
Principais áreas de interesse e investigação: Escultura dos séculos XVII-XVIII; Arte portuguesa e italiana na Época Moderna; Iconografia Cristã; Bens Culturais da Igreja.
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5594-3581
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/en/FE10-9E96-64D3
Repositório: https://coimbra.academia.edu/SandraCostaSaldanha
Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais
- Sandra Fernandes Morais
Email: sfernandesmorais@gmail.com
Sandra Fernandes Morais é doutoranda em Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, licenciada em Economia pela Universidade Portucalense (1999) e mestre em Gestão de Empresas – Finanças Empresariais (2009) pela Universidade do Minho. Desenvolve presentemente investigação sobre as relações entre as práticas culinárias e as transições energéticas e tecnológicas no século XX em Portugal.
É autora do livro Cadernos da Casa do Outeiro. Um receituário senhorial de Paredes de Coura, publicado em 2022 e resultado da investigação feita em colaboração com o Arquivo Municipal e o Município.
Principais áreas de interesse e investigação: Estudos da Alimentação; História Contemporânea; História Energia e da Tecnologia.
Repositório: http://orcid.org/0000-0003-2860-612X
Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais; Encontros e desencontros de culturas
- Sarah Luna de Oliveira
Email: saroquinha@yahoo.com.br
Sarah Luna de Oliveira é licenciada e mestre em História, pela Universidade Federal da Paraíba (Brasil) e doutora em Altos Estudos em História com especialidade na Idade Contemporânea pela Universidade de Coimbra. É investigadora de pós-doutoramento em História Contemporânea, na Universidade Complutense de Madrid, onde investiga o influxo das revoluções ibéricas (1820) sobre a cultura política brasileira do século XIX. Tem realizado pesquisas no âmbito da Teoria da História e História Contemporânea com ênfase no mundo ibero-brasileiro. Foi bolseira de Doutoramento da FCT. Trabalhou como professora auxiliar de História na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e na Universidade Federal da Paraíba. Integra a Associação de Estudos Brasileiros e da Associação de Brasilianistas na Europa.
CV: https://orcid.org/0000-0003-4523-9341
Grupo(s) de investigação: Repensar o ofício do historiador
- Saul António Gomes
Email: sagcs@fl.uc.pt
Saul António Gomes é doutor em História, pela Universidade de Coimbra, e professor associado do Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da mesma Universidade. Desempenhou cargos de vice-presidente do Conselho Científico e do Conselho Diretivo da mesma instituição. É colaborador do CEHR da Universidade Católica Portuguesa e membro da Academia Portuguesa da História. Foi coordenador do projeto Fragmed – Corpus Portugaliae Fragmentorum e integrou as equipas de outros projetos nacionais e internacionais. Ministrou, como professor convidado, cursos de Paleografia e Diplomática na Universidade Federal de Goiás e na Universidade de Brasília.
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7188-610X
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/6F18-7088-963A
Repositório: https://coimbra.academia.edu/SaulAnt%C3%B3nioGomes
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Estudo e edição de fontes
- Sofia Cardetas Beato
Email: scbeato@fl.uc.pt
Sofia Cardetas Beato é docente convidada na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, desde 2021-2022, e doutoranda em História e Cultura das Religiões na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É mestre pela mesma instituição, com uma dissertação intitulada O sacrifício na religião de Israel do século VIII a.C.: o olhar profético. Tem publicados vários artigos científicos, capítulos de livros e lecionou alguns cursos livres. Os seus interesses de investigação têm-se situado na Antiguidade e Idade Média e centrado em áreas como a História das religiões, História religiosa, História cultural e das mentalidades e Estudos Bíblicos. Colabora com outros centros de investigação, o CH-UL e o CITER-UCP, e integra a equipa do projeto FID: Film and Interreligious Dialogue (coord. Sérgio Branco).
Principais áreas de interesse e investigação: História da Antiguidade (nomeadamente Pré-Clássica e Antiguidade Tardia), História da Alta Idade Média, Mundo Bíblico, História cultural, História religiosa, História da Península Ibérica e do al-Ândalus, Historiografia.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8502-919X
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/E910-7AD4-BCAA
Repositório: https://flul.academia.edu/SofiaCardetasBeato
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas
- Sónia Nobre
Email: soniamfnobre@gmail.com
Sónia Nobre é doutoranda em Estudos Contemporâneos, tem licenciatura em História na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Curso de Formação em Gestão de Ciência pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (2019-2020). Foi bolseira de Investigação do Projeto Centro de História da Sociedade e da Cultura, sob orientação das Professoras Doutoras Irene Vaquinhas e Maria José Azevedo Santos em 2019-2020 e integrou o Projeto Grandes Debates Parlamentares, FCSH-UNL.
Áreas de interesse e investigação: História Contemporânea; História das Mulheres; História da Vida Privada.
CV: https://orcid.org/0000-0002-6312-2641
Repositório: https://impactum.uc.pt/profile.php?id=111211
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Heranças e identidades locais e regionais
- Susana Barata Gomes
Email: baratagomes.susana@gmail.com
Susana Barata Gomes, licenciada em Sociologia pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, mestre em Estudos Americanos pela Universidade Aberta, atualmente doutoranda em Património, Cultura e Identidades Alimentares na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Colaboradora do Centro de História da Sociedade e Cultura da Universidade de Coimbra do DIAITA, Património Alimentar da Lusofonia. Foi investigadora da Comissão das Comunidades Europeias (DG XII), docente da Universidade Atlântica e Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Publicou os livros Transportes e Comunicação de Riscos, (coeditor), Ed. Peter Lang, 1997, Encontros com a Identidade: O Corpo, P.A., 2018 e Food and Cooking on early TV in Europe, (coautora) Routledge, 2021.
Principais áreas de interesse e investigação: História Contemporânea; História da Alimentação; História Social e Política; Estado Novo português.
CV: https://www.cienciavitae.pt//pt/DD16-A0EF-C703
Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais; Encontros e desencontros de culturas
- Tânia de Santana
E-mail: tmpsantana@gmail.com
Tânia Maria Pinto de Santana é licenciada, mestre e doutora em História pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Brasil) e realiza pós-doutoramento na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra com bolsa cedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Brasil). Em 2022, publicou o livro, fruto de sua tese de doutoramento, Charitas et misericordia: morte, caridade e salvação nos testamentos de Cachoeira-Bahia (século XVIII), pela Editora da Universidade Federal da Bahia.
CV: http://lattes.cnpq.br/5485098009575720
Repositório: https://ufrb.academia.edu/TaniaSantana
–
Projeto de investigação: O clero secular e as experiências confraternais entre os leigos: disciplinamento social nas irmandades do Atlântico português (Salvador – Luanda / séc. XVII – XVIII)
Este projeto tem como objetivo estudar, a partir de uma perspetiva que valorize as conexões entre distintos espaços do Atlântico, a atuação do clero secular e dos fiéis na promoção e manutenção das irmandades de leigos, procurando identificar as estratégias adotadas pelo clero secular, visando o disciplinamento social, e a forma como os diferentes grupos de leigos recepcionaram, adataram ou reagiram a este processo. A abordagem partirá do exame de um recorte particular centrado nas irmandades formadas por africanos e seus descendentes que funcionaram em diferentes centros políticos e religiosos do Império português entre os séculos XVII e XVIII.
Período de investigação: dezembro 2022 – dezembro 2023
- Taynah Meira de Moraes
Email: taynahmeira@gmail.com
Taynah Meira de Moraes é jornalista, mestre em Alimentação: Fontes, Cultura e Sociedade, pela Universidade de Coimbra, e atualmente é estudante no doutoramento em Patrimónios Alimentares: Cultura e Identidade, na mesma universidade. Desenvolve pesquisas no âmbito da alimentação e comunicação, no estudo da mídia e do jornalismo na patrimonialização das cozinhas regionais e no uso de fontes jornalísticas e publicitários para o estudo da história da alimentação. É membro do ALERE – Grupo de Pesquisa em História do Abastecimento e Alimentação na Amazônia, vinculado ao CNPQ e à Universidade Federal do Pará. Na sua dissertação intitulada Comer também é comunicar: o Papel da Mídia na construção da Identidade Alimentar de Belém do Pará (1982 a 1985), investiga como as comidas típicas da região estavam presentes na mídia e jornais da época.
Principais áreas de interesse e investigação: História da alimentação, patrimônios alimentares, comunicação e alimentação, cozinhas regionais, identidades alimentares
Repositório: https://estudogeral.uc.pt/handle/10316/102639
CV: https://www.cienciavitae.pt//pt/651B-B051-F7EA
Grupos de investigação: Heranças e identidades locais e regionais; Encontros e desencontros de culturas
- Teresa Ferreira
Email: theresaferreira@icloud.com
Teresa Ferreira é licenciada em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e encontra-se a frequentar o Mestrado em Arte e Património da mesma instituição. A sua atividade cientifica é dedicada, sobretudo, ao estudo da arte na Idade Moderna, com especial enfoque nas artes decorativas. Neste contexto, encontra-se a desenvolver várias iniciativas em torno do mobiliário destes períodos, particularmente o acervo mobiliário do Paço das Escolas da Universidade de Coimbra, temática que abordará na sua dissertação de mestrado. Integra, atualmente, o projeto “Imaginária: valorização e proteção participativa do património escultórico do Paço das Escolas da Universidade de Coimbra”, e a equipa do projeto de inventário do património da Universidade de Coimbra.
Principais áreas de interesse e investigação: Época Moderna em Portugal: Arte e Património; Artes decorativas (mobiliário); Iconografia e Iconologia; Redes de influências e confluências artísticas
CV: https://orcid.org/my-orcid?orcid=0009-0007-6833-4575
Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais; Encontros e desencontros de culturas
- Terezinha Oliveira
Email: teleoliv@gmail.com
É professora titular do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Estadual de Maringá, Brasil. Licenciou-se em História, na Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho – UNESP, em 1986, concluiu o mestrado em Ciências Sociais, na Universidade Federal de São Carlos, em 1991, e obteve o doutoramento em História pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, em 1997.
Investiga temas sobre História e Filosofia da Educação Medieval com ênfase nos seguintes conceitos: ética, transformações sociais, Instituições, escolástica, intelectuais e formações de professores.
CV: http://lattes.cnpq.br/7525108577501517
Grupo(s) de investigação: Encontros e desencontros de culturas; Repensar o ofício do historiador
- Walter Rossa
Email: wrossa@uc.pt
Walter Rossa é arquiteto, mestre em História da Arte, doutor em Arquitetura e professor catedrático do Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra. É titular da Cátedra UNESCO em Diálogo Intercultural em Patrimónios de Influência Portuguesa e cotitular da Cátedra Cunha Rivara da Goa University. Tem sido convidado para lecionar e investigar em diversas instituições estrangeiras, participado e coordenado projetos nacionais e internacionais, e orientado provas académicas, das quais foram concluídos dezoito doutoramentos. A sua investigação desenvolve-se segundo duas linhas de grande reciprocidade: arquitetura e urbanística de influência portuguesa e planeamento urbano em contextos com relevância patrimonial. Atualmente orienta a sua investigação na procura de interações entre a atividade académica e ações de cooperação para o desenvolvimento.
Principais áreas de interesse: Arquitetura e urbanística de influência portuguesa; Planeamento em contextos com relevância patrimonial.
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/A21E-57AB-16E4
Repositório: https://coimbra.academia.edu/WalterRossa
Grupo(s) de investigação: Heranças e identidades locais e regionais