Estudo e edição de fontes

Arquivo da Universidade de Coimbra – IV- 1.ª D - 1 – 1 – 2

Este grupo de investigação dá sequência a uma longeva tradição na análise e na publicação de fontes iniciada pelo Instituto de Paleografia e Diplomática da Faculdade de Letras de Coimbra e pretende disponibilizar informação relativa a acervos históricos e, em simultâneo, ser um suporte da pesquisa desenvolvida no âmbito dos vários grupos de investigação do CHSC. Propõe-se estudar fontes escritas, em latim e português, a partir de abordagens pluridisciplinares (paleográfica, diplomática, codicológica, cultural); analisar os usos da palavra escrita como produtos socioculturais, políticos e ideológicos; publicar fontes (e guias de fontes) em livro e/ou plataformas digitais; fornecer metodologias de trabalho que alicercem o estudo das fontes, como índices e diferentes reflexões históricas; investigar a atividade e a produção documental (régia, eclesiástica, concelhia e particular), produzida durante os períodos medieval e moderno na Península Ibérica; proceder à realização de estudos sobre a história do livro, manuscrito e impresso, bem como de arquivos e bibliotecas.

Coordenação: Maria José Azevedo Santos | mazevedo_santos@yahoo.com