José Pedro de Matos Paiva

FotografiaEMAIL

lejpaiva@fl.uc.pt

História, 1993

Provas de “aptidão pedagógica e capacidade científica”, “Medo e necessidade. Práticas e crenças mágicas na diocese de Coimbra (1650-1740)” em Novembro de 1990

História, História Moderna e Contemporânea, Universidade de Coimbra, Bruxaria e superstição num país sem caça às bruxas: Portugal 1600-1774, 1996

Professor associado

• História Moderna de Portugal
  • História da Igreja
  • História da Inquisição
  • História religiosa de Portugal e do império ultramarino

Orientações

Os bispos de Portugal e do império 1495-1777. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2006, (663 pgs.)

Baluartes da fé e da disciplina. O enlace entre a Inquisição e os bispos em Portugal (1536-1750). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2011, (480 páginas)

(em colaboração com Giuseppe Marcocci) História da Inquisição Portuguesa (1536-1821). Lisboa: A Esfera dos Livros, 2013, (608 páginas)

Un episcopato vigile. Portogallo secoli XVI-XVIII. Lecce: Edizioni Grifo, 2013 (350 páginas)

em colaboração com António Camões Gouveia e David Sampaio Barbosa – O Concílio de Trento em Portugal e nas suas conquistas. Olhares novos. Lisboa; Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa, 2014 (215 pgs)

História da diocese de Viseu

Pós doutoramento

António Vitor Sanches Ferreira Ribeiro no âmbito de um projecto de pós doutoramento intitulado “Santos e xamãs: Uma história de morte e ressurreição”. Este projecto é desenvolvido com o apoio do programa de bolsas de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (contrato de bolsa de investigação com a referência SFRH/BPD/62998/2009)

Paola Nestola, no âmbito de um projecto de pós doutoramento intitulado “Portuguese clergy in the Kingdom of Naples in the mid- seventeenth century: between socio-political dynamics of integration and exclusion”. Este projecto é desenvolvido com o apoio do programa de bolsas de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (contrato de bolsa de investigação com a referência SFRH/BPD/62887/2009)

Hugo Silva, no âmbito de um projecto de pós doutoramento intitulado “O clero catedralício e a construção do império português no contexto da Reforma Católica (1564-1750)”. Este projecto é desenvolvido com o apoio do programa de bolsas de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (contrato de bolsa de investigação com a referência SFRH/BPD/71652/2010)

Jaime Ricardo Gouveia, no âmbito de um projecto de pós doutoramento intitulado “Os auditórios eclesiástico sno espaço luso americano (1676-1822“. Este projecto é desenvolvido com o apoio do programa de bolsas de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (contrato de bolsa de investigação com a referência SFRH/BPD/84345/2012).

Doutoramento

Daniel Norte Giebels (bolseiro da FCT), na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, sob o título: O Tribunal da Inquisição de Lisboa (1536-1579).

Matilde Mendonça dos Santos (bolseira da Fund. Calouste Gulbenkian), na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, sob o título: As conexões entre o Episcopado e a Inquisição em Cabo Verde e Guiné (1672-1821).

Armando Eduardo Marcelo Pinto Mota, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, sob o título:O Colégio Jesuíta de Gouveia. Uma abordagem cultural.

Josival Nascimento dos Santos, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, sob o título: O episcopado de D. João de Melo (1624-1704) nas dioceses de Elvas, Viseu e Coimbra. A trajectória de um bispo político

Ediana Ferreira Mendes (bolseira Francisco de Lemos da UC), na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, sob o título: O governo dos bispos da Baía, Olinda e Rio de Janeiro graduados na Universidade de Coimbra (séculos XVII e XVIII)

Mestrado

Ana Santiago Faria, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, sob o título: O Regimento do Santo Ofício de 1640.

Kevin Carreira Soares, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, sob o título: Os bispos de Macau (1576-1782)

Em 11 de Julho de 2007, foi distinguido com o prémio de História Moderna e Contemporânea de Portugal, da Fundação Calouste Gulbenkian, atribuído pela Academia Portuguesa da História.

Em 7 de Dezembro de 2011, foi distinguido com o prémio Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão, da Academia Portuguesa da História e instituído pela Fundação Engº António de Almeida.

Em 3 de Dezembro de 2014, este livro foi distinguido com o prémio Lusitania História, atribuído pela Academia Portuguesa da História.