CONTACTOS

INVESTIGADORES

Membros Integrados

José Manuel Azevedo e Silva

EMAIL

jazevedosilva@gmail.com

 

FORMAÇÃO ACADÉMICA

LICENCIATURA

Licenciatura, em 1979

 

MESTRADO

Provas de aptidão cientifica e capacidade pedagógica, em 1987

 

DOUTORAMENTO

Doutoramento em História Moderna e Contemporânea, com a Tese A Madeira e a Construção do Mundo Atlântico (Séculos XV-XVII), em 1993

 

CATEGORIA PROFISSIONAL

Professor Jubilado

 

PRINCIPAIS DOMÍNIOS DE INVESTIGAÇÃO

  • História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa;

  • História do Brasil;

  • História Local;

  • Etnografia

 

 

Publicações
Projectos e Redes de Investigação
Orientações
Prémios e Distinções

Mazagão – Uma cidade luso-marroquina deportada para a Amazónia. Estudo e publicação de fontes, Viseu/Coimbra, Palimage Editores e Centro de História da Sociedade e da Cultura, 2007. 403 pp.

 

Crónica de Santa Cruz do Cabo de Gue d’Agoa de Narba. Estudo e Crónica, edição bilingue em português e em árabe, Viseu/Coimbra, Palimage Editores e Centro de História da Sociedade e da Cultura, de colaboração com João Marinho dos Santos e Mohammed Nadir, 2007. 317 pp.

 

  Notícias e Memórias Paroquiais Setecentistas de Mangualde, Coimbra, Palimage e Centro de História da Sociedade e da Cultura, 2009. 270 pp. il.

 

Notícias e Memórias Paroquiais da Lousã, Coimbra, Palimage e Centro de História da Sociedade e da Cultura, de colaboração com António Mateus Nunes Filipe,  2010, 150 pp.

 

  Etnografia do Planalto Beirão, Coimbra, Palimage e Centro de História da Sociedade e da Cultura, 2015. 385 pp. il.

Projetos de publicação de: Banda Filarmónica de Tibaldinho – Fundada em 24 de Dezembro de 1901; Notícias e Memórias Paroquiais de Nelas.

Orientou 2 teses de doutoramento e 11 de mestrado.

Prémio Calouste Gulbenkian – “História da Presença de Portugal no Mundo” conferido à obra Santa Cruz do Cabo de Gue d’Agoa de Narba. Estudo e Crónica, Edição Bilingue (português e árabe), atribuído pela Academia Portuguesa de História, em cerimónia realizada na sede da Academia, em 2 de Julho de 2008.

 

Diploma «in recognition of the high quality of research», outorgado pela International Economic History Association à sua tese de doutoramento, no Twelfth International Economic History Congress, realizado em Madrid, de 24 a 28 de Agosto de 1998.