Les Marchands et le Temple

Les Marchands et le Temple

Todeschini, G., Piketty, T., Giordano, I., & Arnoux, M. (2017). Les Marchands et le Temple: La société chrétienne et le cercle vertueux de la richesse du Moyen Âge à l’Époque moderne. Albin Michel. 466 pp.

Resumo

A Idade Média cristã, hostil ao dinheiro, é frequentemente considerada como desprovida de pensamento econômico, uma vez que tais ideias só poderiam emergir no mundo secularizado possibilitado pela Reforma. Mas e se essa convicção amplamente difundida for falsa? E se os processos econômicos estivessem no cerne do pensamento medieval? Ouvindo monges, bispos, frades mendicantes e acadêmicos, Giacomo Todeschini percorre os caminhos do pensamento europeu entre a Antiguidade e a era moderna, revelando um mundo intelectual profundamente engajado com as questões espirituais, morais e políticas suscitadas pela circulação da riqueza, sua criação, distribuição, uso e controle. A economia cristã que ele apresenta, com suas controvérsias e consensos, permeia toda a vida da comunidade dos fiéis e contribui para as dinâmicas de exclusão (dos judeus, hereges e pobres) que moldaram a sociedade europeia, conferindo-lhe tanto solidariedade quanto brutalidade.
Esta obra revela os laços profundos que uniram, nas sociedades medievais, religião e economia, riqueza material e espiritualidade. Ao fazê-lo, dirige-se a todos que desejam compreender por que e como nasceu uma “ciência” econômica.

Fonte

Cota na Biblioteca do CHSC: 25-6-32