Arquivo da Universidade de Coimbra – IV- 1.ª D - 1 – 1 – 2
Arquivo da Universidade de Coimbra – IV- 1.ª D - 1 – 1 – 2

Presentation

O Centro de História da Sociedade e da Cultura (CHSC) é uma unidade de Investigação & Desenvolvimento, creditada junto da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) – UIDB/00311/2020, com sede física e administrativa na Universidade de Coimbra e vinculada à Faculdade de Letras da mesma Instituição.      

Herdeiro do Centro de Estudos Históricos, criado na década de 1970, foi fundado em 1976. Vinculado, inicialmente, ao Instituto Nacional de Investigação Científica (INIC), foi posteriormente afeto à Junta Nacional de Investigação Científica (JNIC) e, em 1997, à FCT.

Ao longo das suas quase cinco décadas de existência tem evidenciado um modelo de organização estável e contribuído de forma relevante para o avanço do conhecimento histórico. O impacto da sua atividade tem-se traduzido sobretudo na integração em redes internacionais de pesquisa, no acolhimento e/ou desenvolvimento de projetos inovadores no âmbito da transferência do conhecimento, e na publicação de diversos estudos, com destaque para a Revista de História da Sociedade e da Cultura, publicada desde 2001 ininterruptamente até à actualidade.