CONTACTS

RESEARCHER

Full Members

Maria do Rosário Castiço Barbosa de Campos Coelho e Silva

EMAIL

rcampos@esec.pt

 

EDUCATION

LICENTIATE’S DEGREE

In 1980, she finished her Licentiate’s course in History, at the Faculty of Arts and Humanities of the University of Coimbra, with the final average of 15/20.

 

MASTER’S DEGREE

In 1989, she finished her MA in Modern History at the same Faculty and University, and was awarded the final grade of Very Good, after defending a thesis titled: “Foz de Arouce in the 18th century. Agricultural economics and Agricultural Land Conversion” (published).

 

DOCTORAL DEGREE

In 2003, she finished her PhD in Modern History, awarded by the Faculty of Arts and Humanities of the University of Coimbra, with the final grade of “Approved with distinction and praise by unanimous vote”, after defending a thesis titled: “Sociability and Power Networks: Lousã in the 18th century” (published)

 

PROFESSIONAL STATUS

Coordinating Professor from the School of Education of the Polytechnic Institute of Coimbra

 

MAJOR RESEARCH AREAS

  • History

  • Tourism

  • Heritage-related cultural activities

  • Museology

Publicações
Projectos e Redes de Investigação
Orientações
Prémios e Distinções

Campos, Maria do Rosário Castiço de (2014). “Туризм, историческая реконструкция и гастрономия: опыт проведения”. in Gordin, V. Trabskaya, J. (coord.). Гастрономические бренды дестинаций: подходы и применение. Издательство, Левша-Санкт-Петербург, 143-150. (Capítulo de livro que apenas está publicado em Russo)

 

CAMPOS, Maria do Rosário Castiço de (2013). “Escola-Comunidade: estratégias de interacção mediante a dinamização de projectos de animação cultural do património”. Exedra, Revista Científica da Escola Superior de Educação de Coimbra, nº7,63-69,disponível, http://www.exedrajournal.com/wpcontent/uploads/2013/07/06EF-v2.pdf

 

CAMPOS, Maria do Rosário Castiço de (2011). “Recriações históricas em Portugal e em Espanha. Relevância destes eventos para o turismo”. Dedica. Revista de Educação e Humanidades, nº1, Março, 511-519, disponível em http://www.issuu.com/dedica

 

CAMPOS, Maria do Rosário Castiço de (2010). “Recriações históricas no contexto do turismo cultural”. Dinâmicas de Rede no Turismo Cultural e Religioso. II Jornadas Internacionais de Turismo, Vol.II. Edições ISMAI: Maia,  145-154.

CAMPOS, Maria do Rosário Castiço de (2010). A Lousã no século XVIII. Redes de Sociabilidade e de Poder. Coimbra: Palimage.

1. Participa como investigadora no projeto científico História da Região Centro de Portugal, desenvolvido no âmbito da unidade de investigação Centro de História da Sociedade e da Cultura da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

 

2. Coordena, desde o ano letivo de 2012-2013,  na Escola Superior de Educação de Coimbra, o projeto “Maletas Pedagógicas”, organizado  no âmbito de um Protocolo de Colaboração entre a Escola Superior de Educação de Coimbra e a Rede para o Desenvolvimento  dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego, dirigindo os trabalhos de investigação histórica, enquadramento e organização de materiais subjacentes  à  criação dos suportes necessários à organização das referidas maletas. O projeto teve como objetivo conceber uma Maleta para  cada um dos oito concelhos que integram a Rede dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego, tendo subjacente produtos tradicionais indissociáveis  do território da Rede.

 

Este projeto foi organizado no âmbito da unidade curricular de “Atelier de Animação Cultural do Património” que a docente leciona a alunos do 1º ano do Curso de Animação Socioeducativa da Escola Superior de Educação de Coimbra.

 

No presente ano letivo foi efetuada a aferição dos materiais produzidos desde o arranque do projeto, tendo sido feita  a dinamização de cada uma das maletas com crianças do 1º ciclo, a frequentarem Escolas dos municípios que integram a Rede.

 

Este projeto integra-se num outro de caráter mais alargado dinamizado pela Rede para o Desenvolvimento dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego designado “Caixa de Memórias”.

Orientadora dos trabalhos de investigação conducentes à organização do relatório de Estágio intitulado “Proposta de Dinamização Turística do Território de Abiúl”,  trabalho de investigação integrado no Mestrado  em “Turismo de Interior – Educação para a Sustentabilidade”, apresentado ao Departamento de Comunicação e Ciências Empresariais da  Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra e defendido  pelo licenciado  Rui Pedro Fonseca da Rua no dia 12 de Fevereiro de 2015.

 

Em curso:

Orientadora da tese de mestrado em “Turismo de Interior – Educação para a sustentabilidade”, do licenciado Vasco André Gonçalves Coelho, intitulada “MARCA Água, Pão, Vinho, Leitão – 4 Maravilhas da Mealhada”, entregue para provas ao Departamento de Comunicação e Ciências Empresariais da  Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, provas marcadas para o dia 8 de Julho de 2015.

Recebeu o prémio Vicente FerrerCarreira que que lhe foi atribuído pela Câmara Municipal da Lousã, no dia 4 de junho de 2014.