CONTACTS

RESEARCHER

Full Members

José Manuel Azevedo e Silva

EMAIL

jazevedosilva@gmail.com

 

EDUCATION

LICENTIATE’S DEGREE

Licentiate’s Degree, in 1979

 

MASTER’S DEGREE

Tests of scientific expertise and teaching aptitude, in 1987

 

DOCTORAL DEGREE

PhD in Modern and Contemporary History, with the thesis Madeira and the Construction of the Atlantic World (15th to the 17th centuries), in 1993

 

PROFESSIONAL STATUS

Professor Emeritus

 

MAJOR RESEARCH AREAS

  • History of the Discoveries and of the Portuguese Expansion

  • History of Brazil.

  • Local History

  • Ethnography

Publicações
Projectos e Redes de Investigação
Orientações
Prémios e Distinções

Mazagão – Uma cidade luso-marroquina deportada para a Amazónia. Estudo e publicação de fontes, Viseu/Coimbra, Palimage Editores e Centro de História da Sociedade e da Cultura, 2007. 403 pp.

 

Crónica de Santa Cruz do Cabo de Gue d’Agoa de Narba. Estudo e Crónica, edição bilingue em português e em árabe, Viseu/Coimbra, Palimage Editores e Centro de História da Sociedade e da Cultura, de colaboração com João Marinho dos Santos e Mohammed Nadir, 2007. 317 pp.

 

  Notícias e Memórias Paroquiais Setecentistas de Mangualde, Coimbra, Palimage e Centro de História da Sociedade e da Cultura, 2009. 270 pp. il.

 

Notícias e Memórias Paroquiais da Lousã, Coimbra, Palimage e Centro de História da Sociedade e da Cultura, de colaboração com António Mateus Nunes Filipe,  2010, 150 pp.

 

  Etnografia do Planalto Beirão, Coimbra, Palimage e Centro de História da Sociedade e da Cultura, 2015. 385 pp. il.

Projetos de publicação de: Banda Filarmónica de Tibaldinho – Fundada em 24 de Dezembro de 1901; Notícias e Memórias Paroquiais de Nelas.

Orientou 2 teses de doutoramento e 11 de mestrado.

Prémio Calouste Gulbenkian – “História da Presença de Portugal no Mundo” conferido à obra Santa Cruz do Cabo de Gue d’Agoa de Narba. Estudo e Crónica, Edição Bilingue (português e árabe), atribuído pela Academia Portuguesa de História, em cerimónia realizada na sede da Academia, em 2 de Julho de 2008.

 

Diploma «in recognition of the high quality of research», outorgado pela International Economic History Association à sua tese de doutoramento, no Twelfth International Economic History Congress, realizado em Madrid, de 24 a 28 de Agosto de 1998.