Fernando Catroga

Email: fcatroga@hotmail.com

Fernando Catroga é professor catedrático jubilado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É doutorado em História Moderna e Contemporânea pela Universidade de Coimbra e doutor Honoris Causa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Brasil). Foi condecorado pelo Presidente da República portuguesa com a Ordem Militar de Santiago da Espada de Portugal, por méritos científicos e recebeu a Medalha de Honra da Universidade de São Paulo. É Académico de Mérito da Academia Portuguesa da História. Cooordena o grupo de investigação Repensar o Ofício do Historiador, no CHSC. Foi diretor da Revista de História das Ideias. Tem extensa obra publicada no domínio da história política, cultural e das ideias.

Principais áreas de interesse e investigação: Republicanismo; Secularização e Laicidade; Memória Histórica; Teoria da História; Historiografia; História das Ideias; História Cultural.

Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt//en/B31B-EAE5-DB8A

Grupo(s) de investigação: Repensar o ofício do historiador