Maria do Rosário Castiço Barbosa de Campos Coelho e Silva

Maria do Rosário Castiço de CamposEMAIL

rcampos@esec.pt

Em 1980, concluiu o curso de licenciatura em História, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com a nota final de quinze valores.

Em 1989, concluiu o curso de mestrado em História Moderna na mesma Faculdade e Universidade, com a avaliação final de Muito Bom, tendo a tese o título: Foz de Arouce no século XVIII. Economia Agrária e Reconversão Agrícola (publicada ).

Em 2003, concluiu o doutoramento em História, especialidade História Moderna, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tendo sido aprovada por unanimidade, com Distinção e Louvor, tendo a tese o título: Redes de Sociabilidade e de Poder: Lousã no século XVIII (publicada)

Professora Coordenadora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra

• História

• Turismo

• Animação Cultural do Património

• Museologia.

Orientações

Campos, Maria do Rosário Castiço de (2014). “Туризм, историческая реконструкция и гастрономия: опыт проведения”. in Gordin, V. Trabskaya, J. (coord.). Гастрономические бренды дестинаций: подходы и применение. Издательство, Левша-Санкт-Петербург, 143-150. (Capítulo de livro que apenas está publicado em Russo)

CAMPOS, Maria do Rosário Castiço de (2013). “Escola-Comunidade: estratégias de interacção mediante a dinamização de projectos de animação cultural do património”. Exedra, Revista Científica da Escola Superior de Educação de Coimbra, nº7,63-69,disponível, http://www.exedrajournal.com/wpcontent/uploads/2013/07/06EF-v2.pdf

CAMPOS, Maria do Rosário Castiço de (2011). “Recriações históricas em Portugal e em Espanha. Relevância destes eventos para o turismo”. Dedica. Revista de Educação e Humanidades, nº1, Março, 511-519, disponível em http://www.issuu.com/dedica

CAMPOS, Maria do Rosário Castiço de (2010). “Recriações históricas no contexto do turismo cultural”. Dinâmicas de Rede no Turismo Cultural e Religioso. II Jornadas Internacionais de Turismo, Vol.II. Edições ISMAI: Maia,  145-154.

CAMPOS, Maria do Rosário Castiço de (2010). A Lousã no século XVIII. Redes de Sociabilidade e de Poder. Coimbra: Palimage.

1. Participa como investigadora no projeto científico História da Região Centro de Portugal, desenvolvido no âmbito da unidade de investigação Centro de História da Sociedade e da Cultura da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

2. Coordena, desde o ano letivo de 2012-2013, na Escola Superior de Educação de Coimbra, o projeto Maletas Pedagógicas organizado no âmbito de um Protocolo entre a Escola Superior de Educação e a Rede para o Desenvolvimento dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego, dirigindo os trabalhos de investigação histórica, enquadramento e organização de materiais subjacentes à criação dos suportes necessários à organização das referidas maletas. O projeto teve como objetivo conceber Maletas associadas a produtos tradicionais indissociáveis do território da Rede, como é o caso do Azeite de Sicó, do Arroz do Baixo Mondego, do Bracejo da Ilha, do Mel da Serra da Lousã, da Olaria do Carapinhal, do Queijo do Rabaçal, do Sal da Figueira da Foz e da Tecelagem de Almalaguês.

2016

Orientou a Dissertação de Mestrado da Licenciada Paula Isabel Fernandes Lopes intitulada Património, Comunidade e Identidade: análise de dinâmicas ocorridas no Espinhal a nível do Património Cultural, realizada no âmbito do Mestrado em Educação de Adultos e Desenvolvimento Local, da Escola Superior de Educação de Coimbra, e defendida a 15 de Janeiro de 2016.

2015

Orientou o Relatório de Estágio do Licenciado Rui Pedro Fonseca da Rua intitulado Proposta de Dinamização Turística do Património de Abiúl, realizado no âmbito do Mestrado em Turismo de Interior – Educação para a Sustentabilidade, da Escola Superior de Educação de Coimbra, e defendido a 12 de Fevereiro de 2015.

Orientou a Dissertação de Mestrado do Licenciado Vasco André Gonçalves Coelho intitulada Marca «Água | Pão | Vinho | Leitão: 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada», realizada no âmbito do Mestrado em Turismo de Interior – Educação para a Sustentabilidade da Escola Superior de Educação de Coimbra, e defendida a 8 de Julho de 2015.

Orientou a Dissertação de Mestrado do Licenciado Luís Manuel Frias Rato Martins intitulada O Ensino da História, através da Banda Desenhada, a um Aluno do 8º Ano de Escolaridade com Perturbações de Hiperatividade e Défice de Atenção: Estudo de Caso, realizada no âmbito do Mestrado em Educação Especial da Escola Superior de Educação de Coimbra, e defendida a 23 de Julho de 2015.

Recebeu o prémio Vicente FerrerCarreira que que lhe foi atribuído pela Câmara Municipal da Lousã, no dia 4 de junho de 2014.