Maria do Rosário Barbosa Morujão

Maria do Rosário Barbosa MorujãoEMAIL

rmorujao@gmail.com

Licenciatura em História, Universidade de Coimbra, 1987.

Mestrado em História Medieval, Universidade do Porto, Um mosteiro cisterciense feminino: Santa Maria de Celas (séculos XIII a XV), 1992.

Orientação científica: Maria Helena da Cruz Coelho (Universidade de Coimbra) e Bernardo de Sá-Nogueira (Universidade de Lisboa). Ano da conclusão: 2006. Ano da defesa: 2007.

Doutoramento em História, Ramo de História da Idade Média, Universidade de Coimbra, A Sé de Coimbra: a instituição e a chancelaria (1080-1325), 2005.

Professora Auxiliar

• História Medieval

• História Religiosa

• História Social

• Sigilografia

• Diplomática

• Paleografia

Orientações

A Sé de Coimbra: a instituição e a chancelaria (1080-1325). Lisboa: FCT / FCG, 2010.

A organização da diocese de Lamego: da reconquista à restauração da dignidade episcopal. In Espaço, poder e memória: a catedral de Lamego: sécs. XII-XX. Coord. Anísio Miguel de Sousa SARAIVA. Lisboa: CEHR-UCP, 2013, p. 15-45.

O clero secular medieval e as suas catedrais: novas perspectivas e abordagens. Coord. Anísio Miguel de Sousa SARAIVA e Maria do Rosário Barbosa MORUJÃO. Lisboa: CEHR-UCP, 2014.

L’héraldique, la sigillographie et l’emblématique au regard de l’histoire de l’art: nouvelles perspectives de recherches. Débat mené par Marc GIL. Points de vue  de Laurent HABLOT, Robert A. MAXWELL, Maria do Rosário MORUJÃO, Markus SPÄTH, Ambre VILAIN. Perspective. Revue de l’INHA (2014:2) 293-312.

L’héraldique dans les sceaux du clergé séculier portugais (XIIIe-XVe siècles). In Héraldique et Numismatique, Moyen Âge – Temps Modernes II. Dir. Yvan LOSKOUTOFF. Le Havre: Presses Universitaires de Rouen et du Havre, 2014, p. 153-178 (em colaboração com Anísio Miguel SARAIVA e Miguel Metelo de SEIXAS).

2014-2019

– Membro da comissão científica do programa SIGILLA: base numérique des sceaux français, Centre d’Études Supérieures de Civilisation Médiévale (CESCM), Universidade de Poitiers (França) / Member of the scientific commission of the programme SIGILLA: base numérique des sceaux français, Centre d’Études Supérieures de Civilisation Médiévale (CESCM), Univ.Poitiers (France).

2014-2015

– Coordenadora do projecto SIGILLVM – Corpus dos selos portugueses. 1. Inventariação, catalogação e digitalização da sigilografia eclesiástica secular portuguesa, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e sediado no CEHR-UCP (http://portugal-sigillvm.net/). / Coordinator of SIGILLVM – Corpus of Portuguese Seals. 1. Inventorying, cataloguing and digitalising Portuguese medieval secular ecclesiastical sigillography, funded by the Calouste Gulbenkian Foundation and hosterd by CEHR-UCP (http://portugal-sigillvm.net/).

2014-2015

– Projecto DIAITA – Património Alimentar da Lusofonia (http://www.uc.pt/iii/research_centers/CECH/projetos/diaita/) / Project DIAITA – Food Heritage of Portuguese Speaking Countries (http://www.uc.pt/iii/research_centers/CECH/projetos/diaita/).

2002-2006

– Projecto “Fasti Ecclesiae Portugaliae: prosopografia do clero catedralício português (1071-1325)”, financiado pela FCT e sediado no CEHR-UCP / Project “Fasti Ecclesiae Portugaliae: prosopography of Portuguese cathedrals’ clergy (1071-1325)”, funded by FCT and hosted by CEHR-UCP.

2008/2009

– relatórios finais do Curso de 2º Ciclo em Política Cultural Autárquica de Ana Margarida Reis Bento e Sónia Penedo.

2009/2010

–relatórios finais do Curso de 2º Ciclo em Política Cultural Autárquica de Ana Filipa Carvalho, André Lopes, Maria dos Prazeres Duarte e Rita Pereira.

2011/2012

–relatórios finais do Curso de 2º Ciclo em Política Cultural Autárquica de Alexandro Cardoso, Cláudia Reis, Fábio Damil e Miriam Sofia Rocha.

2011/2013

– co-orientação da dissertação de mestrado em Política Cultural Autárquica de Ricardo Moreira (com Maria Helena da Cruz Coelho, da FLUC).

2012/2014

– co-orientação do doutoramento em Música: Teoria, Criação e Prática de Handel Cecílio, da Universidade de Campinas (Brasil), sobre A arte organística nos mosteiros beneditinos do Brasil colonial e imperial: seus órgãos, organistas e organeiros (com Helena Jank, da UNICAMP).

2007

– Menção honrosa do Prémio Almeida Fernandes de História Medieval, pela tese de doutoramento A Sé de Coimbra: a instituição e a chancelaria (1080-1325) (Lisboa: FCT/FCG, 2010).