Covadonga Valdaliso Casanova

Covadonga Valdaliso CasanovaEMAIL

covaldaliso@hotmail.com

Licenciatura em História, Universidad de Cantabria (Espanha), 2000.

“La lectura política de Fernão Lopes de la ‘Crónica de don Pedro’, de Pedro López de Ayala”, Universidad de Valladolid (Espanha), 2002.

Doutoramento em História Medieval – Universidad de Valladolid (Espanha). Tese “La historiografía como instrumento de legitimación. Un estudio de la ‘Crónica de don Pedro’ de Pedro López de Ayala”, 2007.

Bolseira de Investigação da FCT / FCT Fellow

• Historiografia medieval

• Legitimação política

• Comunicação política

• Território medieval

Projectos

VALDALISO, COVADONGA. 2015. “Discursos de legitimación de la dinastía Trastámara (1366-1388)”, Ruptura i legitimació dinàstica a l’Edat Mitjana, “Ruptura i legitimació dinàstica a l’Edat Mitjana”, Flocel Sabaté, ed., Pagès editors, Lleida, 2015, p. 127-142.

VALDALISO, COVADONGA. 2014. El exilio político de los petristas en Portugal (1369-1373), Erasmo. Revista de Historia Bajomedieval y Moderna 1, p. 152-168.

VALDALISO, COVADONGA. 2013. O território português nos inícios do século XIV. Espaço e narrativa nos relatos do reinado de D. Dinis, Revista de História da Sociedade e da Cultura 13, p. 89-102.

VALDALISO, COVADONGA; FURTADO, RODRIGO. 2013. El escrito autobiográfico de Fernando Álvarez de Albornoz y la guerra civil castellana, Estudios de Historia de España 15, p. 75-104.

VALDALISO, COVADONGA. 2013. “La proyección espacial de la monarquía castellana en la segunda mitad del s. XIV: Una aproximación a través de la obra cronística de Pedro López de Ayala”, in Mundos Medievales. Espacios, Sociedades y Poder. Homenaje al profesor José Ángel García de Cortázar y Ruiz de Aguirre. Santander, Universidad de Cantabria, p. 1977-1987.

«Testemunho, Memória e Identidade: os Annales Portugalenses Veteres e a construção da mais antiga tradição historiográfica do território portucalense» (IEM – Universidade Nova de Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian) Principal Investigator Maria João Branco (01/01/2015-31/12/2015)

«Fundamentos ideológicos del poder en el ámbito de la literatura tardoantigua y medieval», (Consejería de Educación de la Junta de Castilla y León – Spain – VA080B11-1) Principal Investigator Patricia Varona Codeso (01/01/2010-31/12/2012)

Redes de Investigação:

• Investigador Integrado no Centro de História da Sociedade e da Cultura (Universidade de Coimbra)
  • Investigador Integrado no Centro de História da Universidade de Lisboa
  • Investigador Associado no Grupo de Estudos Medievais Portugueses (Cátedra Jaime Cortesão – Universidade de São Paulo).
  • Investigador Associado no GIE (Grupo de Investigación de Excelencia de Castilla y León) “Agua, Espacio y Sociedad en la Edad Media” (Universidad de Valladolid).

Projeto de investigação:

1. Título

Lugares de poder e configuração política do reino português (1279-1383)

Places of Power and Political Configuration of Portuguese Kingdom 1279-1383

2. Resumo

O objetivo deste projeto é identificar, nos quarto últimos reinados da primeira dinastia portuguesa, os lugares nos quais os processos de comunicação simbólica entre o rei e o reino estão documentados, para assim criar um mapa virtual da configuração política de Portugal no período. Para desenvolve-lo, as manifestações físicas da monarquia (a presença do rei num lugar, a construção de monumentos, as terras do rei), as divisões administrativas do território, e os muitos médios através dos quais os reis comunicavam com o reino (cartas, agentes, imagens) estão a ser analisados.

Abstract

The aim of this project is to identify, in the last four reigns of the first dynasty, the Portuguese locations in which symbolic communication processes between the monarchy and the kingdom are documented, in order to create a virtual map of Portugal’s political configuration in that period. For this purpose, the physical manifestations of the monarchy (the king’s presence in a place, the construction of a monument, the king’s lands), the administrative-territorial divisions of the kingdom, and the many ways of communicating politically used by the kings (letters, agents, images) are been analyzed.

3. Palavras-Chave

Comunicação Política, Comunicação Simbólica, Portugal, Século XIV, Território

Political Communication, Symbolic Communication, Portugal, 14th century, Territory

4. Identificação