Ana Rita Saraiva da Rocha

Ana Rita RochaEMAIL

anarita.srocha@gmail.com

2006-2009: Licenciatura em História, com a classificação final de Bom com distinção, 17 valores. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

2009-2011: Mestrado em História da Idade Média – Espaços, Poderes, Quotidianos, com a classificação final de 18 valores (Excelente). Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Dissertação: A Institucionalização dos Leprosos. O Hospital de S. Lázaro de Coimbra nos séculos XIII a XV.

Desde 2011: Doutoranda em Altos Estudos em História – Idade Média.

Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Tese (título provisório): A Assistência em Coimbra na Idade Média: Dimensão Urbana, Religiosa e Socioeconómica (Séculos XII a XVI).

Bolseira de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

LECCIONAÇÃO POR CONVITE
Comunicações em colóquios e seminários
Actividade científica

2014

O Hospital de S. Lázaro de Coimbra na Idade Média: o tema, as fontes e as metodologias. Aula apresentada na disciplina “Metodologia Histórica I”, a cargo da Prof.ª Doutora Maria Helena da Cruz Coelho, do Mestrado em História, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. 01 de Dezembro.

2013

Ser Pobre na Idade Média: Pobreza, Marginalidade e Caridade entre os Sécs. XI e XV. Aula apresentada na disciplina “Instituições e Redes de Poder I”, a cargo da Prof.ª Doutora Maria Helena da Cruz Coelho, do Doutoramento em Altos Estudos em História, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. 20 de Dezembro.

A rede assistencial de Coimbra entre os séculos XII e XVI. Aula apresentada na disciplina “Seminário I”, a cargo da Prof.ª Doutora Maria Helena da Cruz Coelho, da Licenciatura em História, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. 20 de Novembro.

ROCHA, Ana Rita – “A Assistência aos Leprosos na Idade Média: A Gafaria de Coimbra (sécs. XIII-XV)”, in Incipit 2. Workshop de Estudos Medievais da Universidade do Porto, 2011–12, coord. de Joana Sequeira, Flávio Miranda e Diogo Faria. Porto: Universidade do Porto, Faculdade de Letras, Biblioteca Digital, 2014, pp. 117-125.

– – “A Corte de D. Sancho II (1223-1248)”. Revista Portuguesa de História, tomo XLIV (2013), pp. 95-120.

“Acolher os pobres que de seu nom teem”: Os Hospitais Medievais de Coimbra (séculos XII-XV). Els Abrils de l’Hospital 2014. Barcelona, 25 de Abril de 2014.

A rede assistencial de Coimbra entre os séculos XII e XVI. OIC – “A História em Torno da Saúde e da Assistência: Enfermidades, Instituições, Saberes e Personagens”. FLUP, 8 de Novembro de 2013.

The Diet of the Lepers in a Medieval Leper House. Food and Hospitals: An Historical Perspective. Bruxelas, 26 de Abril de 2013.

Pobreza e Marginalidade na Coimbra Medieval (séculos XII-XVI). I Encontro de Doutorandos em Altos Estudos em História. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 9 de Março de 2013.

Perspectivas do Estudo da Assistência em Coimbra entre os séculos XII e XVI. Colóquio “Dar a Quem Precisa: Olhares sobre a Caridade ao longo da História”. Velas, S. Jorge, 3 de Julho de 2012.

O património no centro das relações socioeconómicas: o caso do Hospital de S. Lázaro de Coimbra nos séculos XIV-XV. II Encontro Rural RePort: Rede de História Rural em Português.

Centro de Estudos de História Regional e Local Salvador Dias Arnaut. Penela, 29 de Junho de 2012.

The Action of D. Manuel I in the Hospital of St. Lazarus, Coimbra: Continuities and Ruptures. Kings and Queens: Power, Politics, Patronage and Personalities in Medieval and Early Modern Monarchy. Corsham, Reino Unido, 20 de Abril de 2012.

O Hospital de São Lázaro de Coimbra na Idade Média: a Instituição, o Património e os Rendimentos. XXXI Encontro da Associação Portuguesa de História Económica e Social. FEUC, 19 de Novembro de 2011.

A Assistência aos Leprosos na Idade Média: A Gafaria de Coimbra (Sécs. XIII-XV). Workshop de Estudos Medievais. FLUP, 14 de Abril de 2011.

Desde 2013

Membro do colectivo internacional Historia Leprosorum.

Desde 2012:

Colaboradora no projecto internacional DIAITA – Património Alimentar da Lusofonia (FCT 2417 e CAPES 10396/13-0).

Desde 2012

Bolseira de Doutoramento, com financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Desde 2010

Membro colaborador do Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra.

2009-2010

Bolseira de Integração na Investigação, com financiamento da FCT, no Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra, com o relatório subordinado ao tema “Cartas Régias Medievais do Arquivo da Universidade de Coimbra”.

2011:

1.º lugar no Prémio “A Arte de Ler”, promovido pelo Arquivo da Universidade de Coimbra.

2010-2011:

Prémio de Latim Medieval, atribuído pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, por ter obtido a melhor classificação à disciplina de “Latim Medieval” (19 valores).

2009-2010: Prémio relativo aos 3% dos melhores alunos da Licenciatura em História, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

2009: 2.º lugar no Prémio “A Arte de Ler”, promovido pelo Arquivo da Universidade de Coimbra.

2009: Prémio Curricular Feijó 2008, atribuído aos melhores alunos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

2007: 3.º lugar ex-aequo no Prémio “A Arte de Ler”, promovido pelo Arquivo da Universidade de Coimbra.

2006-2007: Prémio relativo aos 3% dos melhores alunos da Licenciatura em História, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.