Ana Margarida Dias da Silva

Ana Margarida Dias da SilvaEMAIL

margaridadiasdasilva@gmail.com

Licenciatura em História, variante de História da Arte – FLUC (2003)

Mestrado em Ciências da Informação e Documentação – FCSH-UNL: “O uso da Internet e da Web 2.0 na difusão e acesso à informação arquivística: o caso dos arquivos municipais portugueses” (Janeiro 2014)

Mestrado em História, ramo História Contemporânea – FLUC: “O Hospital e Asilo da Venerável Ordem Terceira de S. Francisco de Coimbra (1851-1926)” (Outubro 2014)

Bolseira de Gestão e Tecnologia do Arquivo da Universidade de Coimbra.

• Arquivística
  • Arquivos digitais
  • Ciência da informação
  • História social
  • História da pobreza

2014

PINHO, João Carlos Santos – O Foral Manuelino de Serpins, 1514 – estudo, transcrição e fac-simile. Co-autora nas áreas de Arquivística e Paleografia. Junta de Freguesia de Serpins. Serpins: Julho, 2014.

2013

“Inventário do Arquivo da Venerável Ordem Terceira da Penitência de S. Francisco da Cidade de Coimbra (1659-2008)”. Instrumentos de Descrição Documental 2. Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa, 2013. Disponível no repositório da institucional da Universidade Católica:  http://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/10334/4/IDDs2InventarioOrdemTerceira.pdf

2012

“Sair da Clausura: único remédio para a salvação”. In Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra, XXV (2012), p.195-213. ( HYPERLINK “http://iduc.uc.pt/index.php/boletimauc/article/view/486/369” http://iduc.uc.pt/index.php/boletimauc/article/view/486/369)

(2011) Os Diários das Expedições de José Joaquim Botelho de Lucena. Introdução, transcrição e notas. Coimbra, 2011.

Projecto “O Arquivo Pessoal e Familiar do Visconde de Vila Maios – preservar memória, divulgar o passado”, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do Concurso de Recuperação, Tratamento e Organização de Acervos Documentais (Sociedade Broteriana – Associação, Outubro 2015 a Setembro 2016).

Projecto “Domus. Ecclesiae. Aveirense.” – Arquivo histórico da Diocese de Aveiro: projecto de tratamento, organização e difusão financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do Concurso de Recuperação, Tratamento e Organização de Acervos Documentais (Diocese de Aveiro, Setembro 2014 a Setembro 2015)

Projecto Ciência Viva/Compete/16895 – “As missões botânicas em África – nos trilhos de um naturalista” (Centro de Ecologia Funcional – UC, 2013).

Projecto “Preservar e divulgar 350 anos de história: o arquivo da Venerável Ordem Terceira da Penitência de S. Francisco da Cidade de Coimbra” financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian através do Concurso de Recuperação, Tratamento e Organização de Acervos Documentais (Venerável Ordem Terceira da Penitência de S. Francisco, Agosto 2012 a Fevereiro 2014).

Projecto “Recuperar o passado para o futuro: o acervo documental do antigo Mosteiro de Santa Clara-a-Nova” financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian através da bolsa Projectos de Recuperação, Tratamento e Organização de Acervos Documentais (Confraria da Rainha Santa Isabel, Janeiro 2011 a Junho 2011).

Projecto “Prices,Wages and Rents in Portugal (1500-1900)” (Instituto de Ciências Sociais – Universidade de Lisboa, Setembro de 2008 a Novembro 2010).

Projecto POS Conhecimento – Digitalizar para divulgar e preservar o conhecimento no Arquivo da Universidade de Coimbra (Arquivo da Universidade de Coimbra, Fevereiro 2007 a Julho 2008).

1º lugar ex-aequo no concurso “A Arte de Ler” 2010-2011 organizado pelo Arquivo da Universidade de Coimbra

3º lugar  ex-aequo no Concurso “A Arte de Ler” 2008-2009 organizado pelo Arquivo da Universidade de Coimbra